Adriano Machado/Crusoé

ABI diz que investida de Aras contra Crusoé e Antagonista ‘viola princípios democráticos’

07.08.20 15:37

A Associação Brasileira de Imprensa repudiou o pedido apresentado ao Supremo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), para investigar comentários postados por leitores nas páginas de Crusoé e O Antagonista. Na petição apresentada em março ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito do fim do mundo, Aras sugeriu ainda a responsabilização dos veículos pelos comentários críticos de leitores com relação ao Supremo. O pedido de Aras e a decisão de Moraes foram revelados em reportagem publicada na mais nova edição semanal de Crusoé.

Em nota, a ABI criticou a atitude de Aras e garantiu que a medida “viola os princípios democráticos da liberdade de imprensa e da livre manifestação de pensamento”. “Ademais, os leitores são responsáveis pelas opiniões expressadas, não podendo os órgãos de imprensa serem constrangidos ou penalizados por publicá-las”, argumenta a entidade. O texto é assinado pelo presidente da associação, Paulo Jerônimo.

“A ABI solidariza-se com as duas publicações e reitera que as autoridades públicas não podem usar suas funções para cercear as liberdades de expressão e de imprensa, asseguradas pela Constituição, nem perseguir órgãos de imprensa e seus profissionais por discordarem de suas posições editoriais”, finaliza a Associação Brasileira de Imprensa, no posicionamento divulgado nesta sexta-feira, 7.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A verdade é que a imprensa não tem por finalidade agradar políticos. O Senhor Aras age mais como procurador da família Bolsonaro do que como Procurador da República (RES PUBLICAE = coisa do povo). O cargo é totalmente independente do EXECUTIVO e dos demais Poderes da República. Seria aconselhável uma boa reflexão sobre o parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal. Ao povo pertence o poder e esse mesmo povo tem o poder de crítica sobre qualquer servidor público, não havendo desacato nisso

  2. Recomendo que o digníssimo veja o filme Post.....talvez possa entender que liberdade de expressão que garante a pluridade de ideias e comportamentos e o um dos pilares mais firmes da democracia

  3. Infelizmente vários veículos oficiais e leitores foram favoráveis à busca e apreensão dos apoiadores do Bozo. Isso está ficando sem controle e qualquer político de qualquer partido poderá perseguir cidadãos comuns por um simples fato ao divergir com figura pública. Acho que está na hora de batermos a PL 2630/20.

  4. A perseguição à revista resultou num inquérito irregular uma vez que o STF não tem poder de , investigar, oferecer e punir num processo legal, mesmo assim prosseguiu. Agora não contente, querem punir também os comentaristas desse espaço. GESTAPO à vista. Espero que o pessoal do MUDA SENADO faça algum movimento para contestar tal procedimento do " iluminado" procurador. A ABI deveria agir de fato, mas acho que nesses casos não existe vontade para tanto. Faltam holofotes.

  5. Aras chegou para acabar com a lava-jato e restabelecer o modus operandi anterior de políticos e empresas. A farra com o dinheiro público voltou ... e ninguém pode comentar

  6. Infelizmente o que se vê hoje é a cúpula do Ministério Público apequenar, a cada dia, essa fundamental instituição, pilar do estado democrático de direito. Ao desdizer o posicionamento anterior, corretamente apontado pela ex PGR, e “validar” um inquérito absolutamente inconstitucional e agora buscando desacreditar publicamente o maior empenho conjunto no combate à corrupção que já se viu na história mundial, o atual comando do MP coroa sua lamentável atuação com claro atentado às liberdades.

  7. Quando o STF prática censura essa tal de ABI se cala agora que lhes convém se manisfesta. São falsos democratas e Hipócritas ambulantes, caras de pau, contra censura tem que se manisfestar sempre não só agora, bando de corporativistas.

  8. A ABI é uma entidade parcial e política, onde estava quando Alexandre de Moraes censurou jornalistas, parlamentares e demais pessoas? A ABI só se preocupa com os companheiros. Liberdade de expressão no Brasil só vale para a esquerda, os outros devem ser cancelados. A ABI e todas as entidades representativas da imprensa são ridículas. Não é a toa que a grande imprensa no Brasil está desmoralizada.

  9. Venho solidarizar-me com a Crusoé e o Antagonista e repudiar a manobra do nefasto vassalo Aras para tentar incluir nossos comentários nos inquéritos inconstitucionais do STF a cargo do Censor Geral da República, Alexandre de Moraes.

  10. O PGR é um fedelho senil: só porque recebeu a bola de modo até então inusitado, resolveu que quer jogar sozinho,liquidando a Lava Jato e perseguindo à Imprensa. Espero que o Senado ponha um fim na carreira desse carreirista ao STF e da função de X-9 do fracassado Mito.

  11. Queria saber dos pronunciamentos da ABI frente aos avanços do STF contra Oswaldo Eustáquio, que foi preso e impedido de usar mídias ?

  12. Essa gente se faz de besta, são a favor das Fakenews e querem cercear a liberdade de expressão dos leitores. Que PAÍS é este, meu Deus!

    1. Agora? Esse inquérito começou censurando a revista. Boçalminion sempre exalando ignorância.

  13. Aras colocado para blindar os corruptos e a família .so imagino O ESCOLHIDO PARA O STF .MINISTRO TEM QUE SER CONCURSADO E NÃO INDICADO

  14. Não vi matérias de vcs qto ao absurdo inquérito do STF que visa destruir apoiadores de Bolsonaro sem ter cometido crime algum. Agora qdo é com vcs, não pode?

    1. ABILIONARO. VC NAO SABE O QUE FALA. É A CARA DO DONO.

    2. Esse mesmo inquérito começou ano passando censurando a Crusoé. Você não viu nada porque não procurou. E porque é bem burrinho.

  15. Já temos a Gestapo brasileira sendo criada e agora a censura aos comentários? Dos eleitores? Dos pagantes de impostos? Porque até onde sei ainda podíamos nos expressar livremente, desde que salvaguardados os limites do direito alheio. Era somente o que estava faltando.

  16. E quando as ações contra a liberdade de pensamento e expressão vem direto do Supremo? Vocês são contra também? Ou somente quando atingem vocês?

    1. Abilio, o ignorante, a Crusoé e O Antagonista denunciam esse inquérito desde o ano passado. Pare de passar vergonha, moleque!

    2. Pelo jeito o caldo vai entornar. Democracia é conversa fiada.

    3. É isso mesmo. Vcs não tem vergonha? STF pode censurar que eles quiserem que vcs aplaudem....

Mais notícias
Assine agora
TOPO