William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress

Promotoria pede que Doria explique relação com filial chinesa do Lide

30.05.21 16:14

O Ministério Público de São Paulo enviou questionamentos a João Doria (foto) sobre a relação da gestão tucana com o Lide China, uma filial do grupo de líderes empresariais fundado pelo governador em 2003 para promover eventos com agentes públicos e empresários.

A medida é um procedimento preliminar adotado pela Promotoria antes de definir se abre uma investigação. O pedido de explicações foi feito no fim de abril por deputados estaduais de oposição com base em reportagem publicada naquele mês por Crusoé.

A reportagem revelou a atuação da filial chinesa do Lide, então comandada pelo advogado Marcelo Braga Nascimento. Amigo do governador, Braga Nascimento já defendeu Doria em ação judicial, atuou como assessor jurídico da campanha do tucano em 2018 e aluga um imóvel seu para o diretório estadual do PSDB.

O Lide China funciona em São Paulo, em um dos imóveis do escritório de advocacia de Marcelo Braga Nascimento. Outros dois dirigentes da filial chinesa do grupo de Doria também são sócios da banca. Documentos obtidos por Crusoé mostram que, até 2019, o escritório custeava as ações do grupo empresarial e recolhia os pagamentos dos filiados. Também recebeu pagamentos de empresas que detêm concessões e contratos com o governo paulista.

Desde quando Doria assumiu o governo do estado, em 2019, os dirigentes do Lide China têm participado de reuniões do governo tucano com delegações chinesas e foram com o governador em missão oficial à China em agosto daquele ano. Doria e Braga Nascimento negam haver qualquer irregularidade na relação entre o Lide e o governo.

Após a reportagem de Crusoé, Marcelo Braga Nascimento deixou o comando do Lide China e quem assumiu foi um de seus sócios no escritório de advocacia.

A oposição quer que o MP investigue a relação entre o governador e o Lide para verificar se “há mistura entre os interesses do conglomerado empresarial de João Doria e os interesses do estado de São Paulo”. Após analisar as respostas aos questionamentos enviados ao governador, o MP vai definir se abre um inquérito ou arquiva a representação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns Crusoé, pela coragem em divulgar notícias do governo de São Paulo, felizmente, vocês não foram comprados pelo bolsa Dória.

    1. Mario, vamos comparar a minha perspicácia ao currículo da cretina e estúpida dra Mayra. Ela ñ sabe fazer um simples cálculo, pois ñ conseguiu antecipar a falta de oxigênio em Manaus. Ela ñ soube qtos profissionais da saúde morreram vítimas da covid, chutou um número e errou por 5. Esses erros e outros, como a fé cega na merd* da cloroquina são inconcebíveis para mim. Se essa médica ou o general sapo Pazuello (tem ou ñ tem pescoço?), tivessem 1% da minha capacidade analítica, vidas seriam salvas

  2. Vamos comparar Doria a Bolsonaro. Doria através da sua boa relação com os chineses, conseguiu p/ os brasileiros uma vacina, q ainda leva o PNI nas costas. Bolsonaro por ser um capacho do Trump, conseguiu a cloroquina, q através de uma rede azeitada de fake news - e médicos cretinos e estúpidos - como Mayra, Terra e Nise - disseminou a droga no Brasil, ajudando a causar em última análise, a morte de milhares de pessoas. Por enquanto ñ teve conflito entre o interesse do Doria, e o nosso interesse.

  3. Só se vacina no Brasil por causa do Doria, porque trouxe a Coronavac por iniciativa própria e forçou o governo federal a se mexer. Mas ninguém quer admitir para não ofuscar o maluco de direita e o larápio de esquerda.

  4. Apertem o calcinha-apertada, ele tem muito a revelar, inclusive dessa negociação da coronavac, vacina que não protege de nada, mais parece uma injeção de água destilada, diferente da Astrazeneca/Oxford que provoca uma grande reação no indivíduo, provocando febre, cefaléia e mialgia, um verdadeiro estímulo para que nossos anti-corpos TRABALHEM em busca de imunidade.

    1. Joãozinho múltiplas personalidades. Que mediocridade Joãozinho Mário Miguel Nyco Penico. Há algum veterinário para cuidar do nosso muar preferido? Creio que deram excesso de cloroquina pelo esfíncter do animal. Os donos dele maltrataram o bichinho! Pervertidos!

    2. Zezinho diarréia,vai colocar seu supositório de Gardenal,você está muito confuso,procura um psiquiatra descansa uns dias depois volta em condições de conversar....

    3. JAIME ONCINHA não deve ser tenista, mas é muito inteligente. Descobriu que o PI é um número infinito. Vou colocar um número infinito num comentário, pois o JAIME ONCINHA não aceita somente duas casas decimais. Quando saíram os resultados da eficácia das vacina, de todas às vacinas, não me recordo de divulgarem que sintomas estavam relacionados a maior ou menor proteção, dentro do percentual apresentado. E quem tomou a vacina de Oxford e não teve sintomas, como dois q sei, não estão protegidos?

    4. Nova dupla: Joãozinho Mário e Jaime, dois seres decrépitos que não conseguem nem elaborar um argumento. Fazer o que? Muares são assim! Zurrem bozistas, zurrem!

    5. Outra coisa, Paulo: PI é diferente de 3,14. PI é um número infinito, caso esta sua intelijumência infinitamente limitada não tenha compreendido.

    6. Paulo, de onde Nyco tirou essa ideia eu NÃO sei, mas EU sei que todos mundo que tomou a OXFORD em Salvador, sentiu a pancada. Meu irmão, por exemplo, chegou a contrair todos os sintomas da COVID-19. Agora, tá de boa. E a Coronavac? Quem sentiu alguma coisa foi só pela emoção. Quando morre alguém q tenha tomado as 2 doses desta vacina, a imprensa e os papagaios se apressam em dizer q a vacina não é 100%. Verdade. Só q ela DEVERIA evitar o óbito. Ou não? Vcs, defensores do indefensável, são @#$$%^

    7. PAU-LO não é médico e critica receitas médicas sem ter estudado. Saúda a ignorância o inteligente. Parabéns sabe tudo sem ter estudado. Chama a Maria, palhaço, jose zezinho diarreia e teus outros aliases kkkkkkkkk.

    8. 3,14 + Nyco = PINyco, de onde você tirou que efeitos colaterais tem correlação com eficácia de vacina? Quem passa essas informações para vocês, a dra Mayra, a Nise, o Osmar Terra? Vocês são pagos para disseminar bobagens nas redes. Pelo menos aqui na Crusoé, essas imbecilidades não prosperam. Mas isso me deixa revoltado. Saber que pessoas são pagas por este governo, para enganar pessoas simples, cuja enganação tem o potencial de causar mortes.

    9. E você com esses comentários desvairados mostrou quem te paga o salário mínimo;assalariado da Lide (mafia) chinesa.kkkk Vai lamber seu chefe!!!!!

    10. Joãozinho Penico zurra de novo. Fazer o que? A criatura sórdida não sabe fazer outra coisa além de zurrar. Zurra Joãozinho Penico. Tal como o Nyco, você é o receptáculo dos produtos gastrointenstinais dos donos de vocês.

    11. Nyco, já percebeu que o Zezinho diarréia "bare os pezinhos"quando falam do Dória? Seraaaa???

    12. Nyco Penico mostrando muito bem que ele é apenas um repositório do produto do intestino grosso dos seus donos. Que vida Nyco Penico, que vida. Ser penico de Bozismo é a tua sina!

    1. que desdenhou a vacina, a relação do Doria com os chineses, nos proporcionou benefícios. Ele conseguiu um acordo para a vacina do Butantan. Agora de onde você tirou que o Doria é propagandista do Partido Chinês? Deixa de ser imbecil, e se atenha aos fatos. Seu nível é muito baixo.

    2. Freitas, o texto não é conclusivo. A questão que eu coloco é a seguinte, existe conflito de interesses na relação do governador de São Paulo, através da Lide, com o governo chinês? Isso tem que ser investigado. Agora, para nós brasileiros, que temos um presidente

    3. Mas uma coisa não justifica a outra, a questão colocada é quais são ou foram os interesses e ganhos com estas relações, não estamos falando de vacinas ,por favor interprete o texto

    4. Bolsonaro é propagandista "médico" da cloroquina da EMS, do empresário Carlinhos Sanches. Na sua linha de raciocínio, Bolsonaro deve ser investigado? Doria até onde sei, utilizou o seu relacionamento com os chineses, para conseguir fechar um acordo quanto a vacina Coronavac, que ainda leva o PNI nas costas.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO