Divulgação/TCDF

Alvo da PF, Tribunal de Contas de Brasília tem privilégios questionados no Supremo

30.05.21 14:38

O Tribunal de Contas do Distrito Federal, alvo de uma operação da Polícia Federal na última semana, coleciona denúncias e polêmicas, como privilégios inexplicáveis a seus conselheiros. Na quarta-feira, 26, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete de Anilcéia Machado, ex-presidente da corte.

Foi durante a gestão da conselheira que o tribunal começou a pagar uma gratificação considerada “escandalosa” e “ilegal” por entidades de defesa da transparência com gastos públicos. O bônus de quase 9 mil reais mensais beneficia ex-presidentes do Tribunal de Contas do DF e é pago a qualquer conselheiro que tiver assumido, mesmo que por apenas uma semana, o comando da corte.

O pagamento do penduricalho ensejou uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal subscrita por organizações como Contas Abertas, Instituto de Fiscalização e Controle e Observatório Político e Socioambiental. Agora, essas entidades cobram do STF urgência no julgamento. “Toda vez que a gente fala de interesses corporativos, essas decisões são muito lentas”, lamenta o diretor do Contas Abertas, Gil Castelo Branco.

No pedido de preferência para o julgamento da ação, as associações argumentam que “em face da pandemia, os orçamentos estatais estão cada vez mais demandados, de modo que o recebimento de vantagem, que possa revelar-se contrária à Constituição, reveste-se ainda de maior gravidade neste momento”. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E a culpa do Brasil são os servidores concursados. Nos tribunais de contas estaduais são poucos que existem e alguns conseguem não ter nenhum servidor concursado. Mas a solução é extinguir o concurso que o serviço melhora... vai entender

  2. Não somos um país pobre e sim um país assaltado o tempo todo pelas máfias do governo, do legislativo e do judiciário . Uma vergonha

  3. Sasinhóóóra.... como é possível tanta degeneração e degradação em instituições que deveriam ser o topo, o ápice do exemplar!!!.....

    1. Poderia centralizar tudo no Trobunal de Contas da União, não é verdade?

    2. Infelizmente precisa sim! Esse é o Tribunal que controla se o dinheiro público, está sendo gasto no local certo.

  4. Gastos do presidente da república com cartões corporativos. Penduricalhos e mordomias da justiça. O Brasil está igual a velha Rússia dos Irmãos Karamazov do Dostoiévski: "no Brasil Deus está morto, então tudo é permitido". Enquanto eu e muitos, vemos pessoas passando fome nesse país, esses cretinos não estão nem aí, com o povo que paga os seus salários. QUEREM MAIS, CADA VEZ MAIS MORDOMIA E LUXO, num país que com a epidemia e incompetência, aumentou o seu exército de miseráveis.

    1. O TCU é órgão independente, vinculado ao Legislativo.

  5. Não vai dar em nada, como sempre. Enquanto esta porcaria chamada brasil não implantar um tribunal de notáveis no quisito honestidade, a canalice vai seguir operando em todas instâncias, sem excessão.

Mais notícias
Assine agora
TOPO