Projeto que facilita decretação de estado de mobilização é chamado de ‘golpe’ no Congresso
Um projeto de lei apresentado pelo líder do PSL na Câmara, deputado Vítor Hugo, para facilitar a decretação do estado de mobilização nacional vai enfrentar forte resistência no Congresso e já é chamado de “golpe contra a democracia”. A Constituição permite que o presidente da República decrete estado de mobilização nacional, sempre que for necessário...
Um projeto de lei apresentado pelo líder do PSL na Câmara, deputado Vítor Hugo, para facilitar a decretação do estado de mobilização nacional vai enfrentar forte resistência no Congresso e já é chamado de “golpe contra a democracia”.
A Constituição permite que o presidente da República decrete estado de mobilização nacional, sempre que for necessário preparar o país para uma eventual agressão estrangeira. Ao contrário da decretação do estado de sítio ou de defesa, não é preciso consultar o Congresso, nem antes, nem após a adoção. O aliado de Bolsonaro quer liberar a decretação da medida em casos de emergência nacional de saúde, como pandemias, ou em situações de catástrofes de grandes proporções. Governistas pressionam por uma votação rápida do texto, que, na prática, pode permitir a requisição de produtos como insumos e vacinas de estados e municípios.
A aprovação do projeto de Vítor Hugo liberaria Bolsonaro para reorientar a produção e a venda de bens e serviços, para intervir nos meios de produção públicos e privados e para requisitar e ocupar propriedades, além de convocar civis e militares.
“Enquanto o estado de defesa e o estado de sítio têm, entre suas medidas, a restrição a direitos e garantias individuais e coletivos, como o direito de reunião, o sigilo das comunicações e a liberdade de ir e vir, a mobilização nacional tem por objetivo a reunião de esforços nacionais no campo da logística, da produção, da comercialização e da distribuição de bens e serviços, para resguardar a sustentação material da população e do Estado durante a situação de crise, até que seja superada”, justifica o deputado Vítor Hugo. Para o parlamentar, o alto número de mortes por Covid é equivalente “a outros eventos extremos, como guerras e conflitos armados”.
O deputado Kim Kataguiri, do DEM, classificou a proposta como um “golpe contra a democracia”. “A mobilização nacional dá poderes para que o presidente requisite qualquer produto ou serviço dos entes da Federação ou mesmo da iniciativa privada a qualquer tempo. Isso significa poder absoluto ao presidente”, argumentou Kim.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio
2021-03-31 22:13:36É Gópi é gópi............ah que saco, os mortadelas patetoidez só sabem dizer isso. Cansei dessa merda.
Ricardo
2021-03-31 08:57:39Vocês repetem a mesma ladainha! Mesmo se fosse verdade, se os filhos de algum imbecil aqui fosse traficante, você o pai tinha q ser preso! Quem não tem argumentos, busca cabelo em casaca de ovo! Bolso.22, aceita q dói menos! AI 5 imediatamente!
Aparecida
2021-03-30 22:04:03O minto vive rindo, as mortes aumentam, e ele ri, ri como se tivesse bons dentes, é aquele riso que tem tanta expressão quanto um jacaré!
Stefano
2021-03-30 19:31:26Preparando o golpe. Hehehehe. Só o penteado e o sorriso de idiota. #wakeupdeadman
Jaime
2021-03-30 17:52:45O dia 31 de Março ta chegando, esquerdalha! Viva 31 de Março!😂😂😂
Marcelo
2021-03-30 17:37:511⁰ ano ditadura envergonhada; 2⁰ ano ditadura escancarada; 3⁰ ano espero ditadura derrotada.🙏
Maria
2021-03-30 17:21:15Mostrando as garras . Quando o Brasil vai acordar ?
PAULO
2021-03-30 16:30:451.1 - Quando eu escrevo que as putas bem pagas do STF são cultos e idiotas, estou externando uma verdade que se sustenta em fatos. Eles tem capacidade de escrever um livro chulo para livrar o corrupto Lula. Mas não tem capacidade de fazer um encadeamento de pensamento dedutivo. Isso que o Brasil vive hoje, foi um cenário que se construiu pela hipocrisia do STF e do Congresso. O STF livrou o Lula, justificando que o 2+2= 4, agora é = 5, tudo que os bolsonaristas radicais queriam.
Leonardi
2021-03-30 16:20:37Apesar de todos os comentários contra o povo está indo às ruas à favor do mito. #Bolsonaro 2022
Roberto
2021-03-30 16:13:59Bolsonaro é o que menos quer resolver a crise causada pela pandemia. O problema dele é o povo nas ruas.