Procuradores dizem que não há acordo e pedem rejeição integral da PEC da Vingança
Depois de uma maratona de reuniões com parlamentares para tentar sensibilizar o Congresso a respeito dos riscos da chamada PEC da Vingança, procuradores e promotores negam haver acordo com o Legislativo para a realização de mudanças no texto e defendem a "rejeição integral" da proposta de emenda à Constituição. O presidente da Câmara dos Deputados,...
Depois de uma maratona de reuniões com parlamentares para tentar sensibilizar o Congresso a respeito dos riscos da chamada PEC da Vingança, procuradores e promotores negam haver acordo com o Legislativo para a realização de mudanças no texto e defendem a "rejeição integral" da proposta de emenda à Constituição. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, entretanto, trabalha para que a PEC seja votada ainda nesta quinta-feira, 14.
Diversas entidades que representam integrantes do Ministério Público divulgaram uma nota conjunta nesta quinta contra a proposta e enviaram ainda um ofício urgente a Arthur Lira com o pedido da realização de uma audiência com o presidente da Câmara. “Os avanços conversados ainda não constam formalizados no texto da PEC submetido à apreciação do plenário desta casa, assim como outros pontos críticos ainda não foram objeto de deliberação e consenso, para fins de aperfeiçoamento do conteúdo da proposta em tramitação”, argumentam os procuradores e promotores no ofício encaminhado a Arthur Lira.
Integrantes do MP reforçaram a campanha contra a PEC nesta quinta-feira. "Não pode ser votada de boiada, por vontade unilateral do presidente da Câmara, uma mudança constitucional por vingança, que desrespeita o interesse público, para enfraquecer o Ministério Público, retirando sua independência funcional”, diz o procurador de Justiça Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção.
O procurador da República Wellington Saraiva afirma que “não há acordo das lideranças do MP brasileiro sobre a PEC 5”. “As últimas versões propostas do texto continuam a violentar a autonomia dos MPs e a independência funcional de seus membros, além de sujeitar o CNMP a influência política indevida”, argumentou. O procurador da República Hélio Telho chamou de "fake news" a versão de que as últimas mudanças na chamada PEC da Vingança teriam a concordância da categoria.
A PEC amplia a ingerência política dentro do Conselho Nacional do Ministério Público, responsável por julgar processos disciplinares contra promotores e procuradores. A proposta de emenda à Constituição foi apresentada em março deste ano pelo deputado Paulo Teixeira, do PT de São Paulo. No início deste mês, Lira atropelou a comissão especial que ainda debatia o tema, colocou o projeto em discussão no plenário e nomeou o deputado Paulo Magalhães, do PSD da Bahia, como relator. Uma nova versão da PEC foi apresentada, ampliando ainda mais a influência política no CNMP.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2021-10-15 08:21:01Esses congressistas ladrões querem é continuar roubando. Tudo para ele e nada para o povo. O MP tem que lutar para não serem dominados por essa cambada de bandidos.
Edmilson
2021-10-14 22:29:19É A BANDIDAGEM TRAVESTIDA DE LEGISLADORES APARELHANDO AS INSTITUIÇÕES. ESSE É UM PAISINHO DE M...
Rodrigo
2021-10-14 22:09:53Nordestino lacaio!
Ricardo Machado Rocha
2021-10-14 20:50:12É uma vergonha.
Maria
2021-10-14 17:17:44Esse bandido do Lira quer mesmo é se livrar dos processos a que responde e tem todo apoio do restante da quadrilha 🤮🤮🤮
Cleunice
2021-10-14 16:04:52A população está alerta! Vamos saber quem votou a favor da corrupção! estes não voltarão mais.
FABRÍCIO SANTOS DOS SANTOS
2021-10-14 15:12:48Aqueles que lutaram por um pouco de justiça neste país, hoje são tratados como bandidos. E o povo inerte vendo futebol. Merecemos!!!
MARCOS
2021-10-14 15:06:50LIRA NÃO ABRE MÃO DE COLOCAR UMA RAPOSA PARA TOMAR CONTA DO GALINHEIRO. ISSO SE CHAMA IMPUNIDADE PARLAMENTAR, OU SEJA, IMPUNIDADE PARA OS CRIMES COMETIDOS PELOS POLÍTICOS CORRUPTOS.
MSF
2021-10-14 15:00:27INFELIZMENTE NO BRASIL O CRIME COMPENSA, PRINCIPALMENTE COM ESSE "congresso".
Regina
2021-10-14 14:55:36#Fora Pec da Vingança