Principal opositor de Putin, Navalny reaparece em prisão no Ártico
O principal opositor de Vladimir Putin na Rússia, o ativista político Alexei Navalny (foto), reapareceu em uma prisão no Ártico após passar semanas desaparecido. Ele fez contato com seu advogado na manhã da sexta-feira, 22 de dezembro. O fato foi divulgado apenas nesta segunda, 25 de dezembro. Segundo a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, ele...
O principal opositor de Vladimir Putin na Rússia, o ativista político Alexei Navalny (foto), reapareceu em uma prisão no Ártico após passar semanas desaparecido.
Ele fez contato com seu advogado na manhã da sexta-feira, 22 de dezembro.
O fato foi divulgado apenas nesta segunda, 25 de dezembro.
Segundo a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, ele se encontra na prisão de Yamal-Nenets, na região ártica da Rússia.
O local está a cerca de 1.900 quilômetros de distância da capital russa, Moscou.
Navalny, preso pelo regime russo há quase um ano, estava desaparecido desde 6 de dezembro.
Desde então, autoridades internacionais, em especial o governo dos Estados Unidos, demonstraram grande preocupação com o bem-estar de Navalny e responsabilizaram as autoridades russas por sua segurança.
Os aliados de Navalny soaram o alarme quando seus advogados foram proibidos de entrar na Colônia Penal Número 6, a prisão localizada a cerca de 230 quilômetros a leste de Moscou onde o opositor cumpria pena.
Navalny está sob custódia desde janeiro, oficialmente sob acusação de desrespeitar as condições de uma condenação de 2014 por fraude.
O ativista e sua equipe legal negam qualquer desrespeito.
Entidades e órgãos internacionais, dentre eles a Corte Europeia de Direitos Humanos, denunciam a condenação de 2014 como perseguição política.
Prisão de Alexei Navalny
Navalny está preso na Rússia desde janeiro de 2021, quando retornou a Moscou após se recuperar na Alemanha de um envenenamento encomendado pelo Kremlin.
Antes de ser preso, ele liderou uma campanha contra a corrupção oficial e organizou grandes protestos anti-Kremlin.
Segundo Yarmysh, a situação de Navalny no cárcere é preocupante.
Ele tem sofrido com problemas de saúde nos últimos meses e aparentemente desmaiou devido à falta de alimentos.
A advogada de Navalny também afirmou que seu cliente está sendo privado de comida, mantido em uma cela sem ventilação e tem pouco tempo para ficar ao ar livre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)