Primo de Aras vira desembargador no TJ da Bahia
O primo do procurador-geral da República, Augusto Aras, José Soares Ferreira Aras Neto, tomou posse como desembargador no Tribunal de Justiça da Bahia, o mesmo que vem sendo alvo de uma devassa da PGR na Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças no Judiciário baiano e já levou ao afastamento de quatro...
O primo do procurador-geral da República, Augusto Aras, José Soares Ferreira Aras Neto, tomou posse como desembargador no Tribunal de Justiça da Bahia, o mesmo que vem sendo alvo de uma devassa da PGR na Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças no Judiciário baiano e já levou ao afastamento de quatro desembargadores da corte.
Ao tomar posse, ele afirmou que pretende manter os índices de produtividade "altíssimos" do tribunal. Na ocasião, ele afirmou que assume o posto "com a certeza de uma dedicação ao máximo e trazendo para o tribunal toda essa energia, naturalmente buscando que os índices de produtividade, que são altíssimos, sejam mantidos", afirmou o novo desembargador em entrevista divulgada no site do tribunal30.
Como mostrou Crusoé, José Aras atuava como advogado no escritório em que o atual PGR já foi sócio e chegou até a ser procurado por um dos desembargadores investigados quando a Polícia Federal bateu na sua porta, ainda na primeira fase da Operação Faroeste. De acordo com a PF, o desembargador telefonou para ele buscando, sem sucesso, ajuda de Augusto Aras.
As investigações da Operação Faroeste são conduzidas pelo grupo da PGR designado por Aras para atuar perante o Superior Tribunal de Justiça, de forma que o procurador-geral não atua diretamente nas investigações.
José Aras foi escolhido pelo governador do estado Rui Costa, do PT, para ocupar a vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia. Ele havia ficado em segundo lugar na lista tríplice eleita pelo tribunal em abril de 2019, mas seu nome só foi indicado pelo governador baiano no dia 20 de dezembro, data que coincide com o começo do recesso do Judiciário.
Sua posse foi oficializada no dia 26 de dezembro pelo presidente em exercício do tribunal, desembargador Augusto de Lima Bispo, que assumiu a presidência da corte no lugar do colega Gesivaldo Brito um dos afastados do cargo pela Operação Faroeste.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-01-29 02:54:44Tudo vai depender do GRAU DE CONTAMINAÇÃO e da CAPACIDADE DA BANDA BOA de reagir, quanto menos CAPACIDADE DE REAÇÃO ela tiver, mais necessária se fará a PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS e da SOCIEDADE.
Uira
2020-01-29 02:52:44Dentro do COMPLEXO PIRAMIDAL DA CORRUPÇÃO, há condições para MAPEAR e ESBOÇAR a PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO referente ao JUDICIÁRIO. Só jogar pelas REGRAS e NORMAS não será o bastante para se derrubar os CORRUPTOS do JUDICIÁRIO, mesmo quando eles entrarem em PÂNICO e logo depois em DESESPERO, ainda assim não cairão tão fácil, será necessário uma UNIÃO NACIONAL e a PRESSÃO POPULAR para tirá-los de lá, talvez até mesmo uma INTERVENÇÃO POPULAR no JUDICIÁRIO exigindo a SAÍDA DOS CORRUPTOS.
Uira
2020-01-29 02:41:50Claro que há ainda uma lei que praticamente torna MAGISTRADOS em INIMPUTÁVEIS e é uma grande INCENTIVO para que a BANDA BOA do JUDICIÁRIO se cale, pois sabe que não haverá INSTRUMENTOS para PERSECUTAR e CONDENAR os CORRUPTOS, portanto não faz sentido BRIGAR por algo IMPOSSÍVEL. Mas é exatamente este FATOR que tb indica que a CORRUPÇÃO grassa nos TRIBUNAIS BRASILEIROS, pois a SENSAÇÃO DE INIMPUTABILIDADE e IMPUNIDADE faz com que os CORRUPTOS se sinta INATINGÍVEIS.
Uira
2020-01-29 02:38:52Se até agora ainda não surgiram nomes de JUDICIÁRIO em delações, o que se pode DEPREENDER é que a TAXA DE CORRUPTOS em TRIBUNAIS facilmente ultrapassa os 20% e BEM PROVAVELMENTE chegue perto dos 50% ou até acima disto (dependendo do ESTADO e da REGIÃO), pois para prevalecer o ESPÍRITO CORPORATIVO é sempre RAZOÁVEL que se conte com mais de 50%. Como é que INDIVÍDUOS em MINORIA serão capazes de se organizarem para ABAFAR o resto da CORPORAÇÃO e fazerem seus INTERESSES PREVALECEREM?
Uira
2020-01-29 02:33:29Ressaltando que a ESTIMATIVA de 20% de MAGISTRADOS CORRUPTOS nos TRIBUNAIS BRASILEIROS é CONSERVADORA, pois ela deve variar de ESTADO para ESTADO, REGIÃO para REGIÃO. Se for considerado o UNIVERSO completo de INTEGRANTES DE TRIBUNAIS, o PERCENTUAL pode ser até o DOBRO ou mais do que o DOBRO, pois haveria que se considerar ainda as REDES e TEIAS DE CORRUPÇÃO, pq mesmo um MAGISTRADO que não estivesse em uma REDE poderia ainda atuar como LOBO SOLITÁRIO.
Uira
2020-01-29 02:27:35Diante disto, mesmo que o primo de Augusto Aras não tenha sido COOPTADO até agora, o que é que os CORRUPTOS do TJ-BA estão tentando fazer, não é COOPTÁ-LO neste exato momento? Uma vez que ele ingresse na REDE, ele não passaria a se BENEFICIAR DOS ESQUEMAS, assim como passaria a ter que SABOTAR e BLOQUEAR qq ações ANTI-CORRUPÇÃO que possam colocar os MEMBROS DA REDE na cadeia? A REDE DE CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO não se estende por todo os ESTADOS e a ESFERA FEDERAL?
Uira
2020-01-29 02:23:26Com esta lista de nomes nas mãos, não é possível MAPEAR e IDENTIFICAR toda a REDE em torno deles, tanto POLÍTICA quanto JURÍDICA, para se encontrar coisas REALMENTE INTERESSANTES. Não serão encontradas INTERSEÇÕES com POLÍTICOS, ADVOGADOS e ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA? Partindo dos MAGISTRADOS CORRUPTOS que ingressaram via QUINTO CONSTITUCIONAL, não seria possível se pegar as REDES nas quais eles estão inseridos e ver se há tb MAGISTRADOS que não entraram via QUINTO CONSTITUCIONAL?
Uira
2020-01-29 02:20:27Não é assim que gente como Gilmar Mendes e Renan Calheiros podem simplesmente CONTAMINAR o JUDICIÁRIO inteiro, inserindo MAÇÃS PODRES e usando estas para MAPEAR e COOPTAR outras MAÇÃS PODRES dentro do JUDICIÁRIO? Se é assim, uma ESTIMATIVA BEM CONSERVADORA não diria que pelo menos 20% dos MEMBROS DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS não são CORRUPTOS? Isto não quer dizer que para MAPEAR e IDENTIFICAR MAGISTRADOS CORRUPTOS em TRIBUNAIS basta se pegar os MAGISTRADOS nomeados via QUINTO CONSTITUCIONAL?
Uira
2020-01-29 02:15:15É bem RAZOÁVEL SUPOR que as MAÇÃS PODRES que ingressaram via CONCURSO sejam exatamente aquelas mais PROPENSAS a se engajarem em POLITICAGEM visando exatamente ascender na carreira. Uma vez que as MAÇÃS PODRES que entraram via CONCURSO se encontram com as MAÇÃS PODRES que entraram via QUINTO CONSTITUCIONAL, o que acontecerá? Não haverá uma CONVERGÊNCIA DE INTERESSES? Por quem as MAÇÃS PODRES do QUINTO CONSTITUCIONAL trabalharão no FUNIL DO JUDICIÁRIO?
Uira
2020-01-29 02:11:48A SELEÇÃO ADVERSA no JUDICIÁRIO se daria pq mesmo no PROCESSO DE SELEÇÃO dos 80% oriundos da PRÓPRIA MAGISTRATURA, as MAÇÃS PODRES que entraram via QUINTO CONSTITUCIONAL saberiam quais daqueles que ingressaram via CONCURSO PÚBLICO tb são MAÇÃS PODRES. Além do mais, a DINÂMICA DO FUNIL já incentiva os MAGISTRADOS que ingressaram via CONCURSO PÚBLICO a se engajarem em ATIVIDADES DE NATUREZA POLÍTICA, pois para ascenderem dentro da MAGISTRATURA precisam mais do que só COMPETÊNCIA TÉCNICA.