'Primeira-dama' dos doleiros vira ré por evasão de divisas
Primeira presa da Lava Jato, a doleira Nelma Kodama (foto) virou ré em uma ação penal na Justiça Federal de São Paulo na qual é acusada de efetuar operações ilegais de câmbio para enviar 1,7 milhão de dólares ao exterior em 2011. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Federal e recebida pela 10ª Vara...
Primeira presa da Lava Jato, a doleira Nelma Kodama (foto) virou ré em uma ação penal na Justiça Federal de São Paulo na qual é acusada de efetuar operações ilegais de câmbio para enviar 1,7 milhão de dólares ao exterior em 2011.
Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Federal e recebida pela 10ª Vara Criminal, a operação envolveu uma empresa de importação de fachada e foi omitida do acordo de colaboração celebrado pela doleira com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, em 2016.
Com o auxílio de duas pessoas também denunciadas, ela teria feito 40 operações de câmbio no mercado clandestino, entre 12 e 25 de maio de 2011, para remeter ao exterior uma quantia que hoje equivale a 7,3 milhões de reais.
Ex-mulher do doleiro Alberto Youssef, Nelma protagonizou episódios inusitados. Em depoimento à CPI da Petrobras, em 2015, cantou a música "Amada Amante", de Roberto Carlos, diante dos deputados.
Nelma foi presa pela Lava Jato em março de 2014, quando embarcava no aeroporto de Guarulhos para a Europa levando 200 mil euros na calcinha. No mesmo ano, a doleira foi condenada a 18 anos de prisão por lavagem de dinheiro, organização criminosa, evasão de divisas e corrupção ativa.
Conhecida como "primeira-dama" dos doleiros, ela voltou aos holofotes no ano passado ao postar uma foto no Instagram com sua tornozeleira eletrônica, sapato Chanel e vestido vermelho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-05 23:15:56Pq a INTENÇÃO não poderia ser CRIAR uma BRECHA para ter ACESSO a INFORMAÇÃO SIGILOSA em MÃOS do MPF-PR ou até do MPF-RJ? Pois, tendo-se em vista o HISTÓRICO do MPF-SP, a ÚLTIMA COISA que parece ser INTENÇÃO do MPF-SP é FAZER JUSTIÇA.
Uira
2020-03-05 23:12:17Uma das TÁTICAS PREFERIDAS DOS CORRUPTOS não é PROCURAR por TRIVIALIDADES para então DIZER: AHÁ, TE PEGUEI? Enquanto isto, ou eles te ACUSAM de CUMPLICIDADE com os TERRÍVEIS CRIMINOSOS ou então ALEGAM que se UM PODE, TODOS PODEM. Ou seja, se Nelma Kodama "ESCAPOU" de ACERTAR suas CONTAS com a JUSTIÇA, agora está LIBERADO para TODO MUNDO. No mínimo que se deixe o MPF-SP seguir EM FRENTE, pq serão as AÇÕES deles que REVELARÃO as REAIS INTENÇÕES DETRÁS da DENÚNCIA.
Uira
2020-03-05 23:06:07Onde há a FOME COM A VONTADE DE COMER, o que ACONTECE? A LAVAJATO até hj não AVANÇOU em SP, mas conseguiu "PEGAR" a EVASÃO DE DIVISAS no MONTANTE de 1,7 MILHÃO DE DÓLARES de Nelma Kodama? Lembrando que a Odebrecht tinha uma SEDE em SP. mas o MPF-SP NUNCA DETECTOU NADA DE ANORMAL nas MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS da empresa lá, tampouco o MP-SP. Não parecer que a DENÚNCIA no ÂMBITO do MPF-SP seria mais para MINAR a LAVAJATO do que REALMENTE BUSCAR JUSTIÇA?
Uira
2020-03-05 22:56:07Claro que ele não estaria ESTRUTURADO como o MERCADO DO RJ, mas haveria lá uma REDE DE CORRUPÇÃO PRÓPRIA e SOFISTICADA para PROTEGER e IRRIGAR os CORRUPTOS, ainda mais em se considerando que a BASE DO PCC é SP. Não seria NECESSÁRIA uma ARQUITETURA CRIMINOSA para se PERMITIR a LAVAGEM DE DINHEIRO? Neste QUESITO, não haveria um INTERSEÇÃO entre o TRÁFICO DE DROGAS e o DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS? Ambas as ATIVIDADES não DEPENDERIAM de um MESMO SERVIÇO?
Uira
2020-03-05 22:50:47Não há ATORES MAIS NOTÓRIOS e VALORES MAIS VULTOSOS que o MPF-SP JAMAIS foi CAPAZ de DETECTAR? Do PONTO DE VISTA DA CONTAMINAÇÃO, o RJ é DEFINITIVAMENTE um CASO MUITO MAIS GRAVE do que SP. No entanto, em TERMOS DE MAGNITUDE, SP não seria o MAIOR MERCADO PARA A CORRUPÇÃO, especialmente no que TANGE o MEIO JURÍDICO? Os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA CORRUPTOS poderiam estar FORA DE SP? Dado o TAMANHO DO MERCADO DE SP, ele não seria a MAIOR ou uma das MAIORES FONTES DE RECEITAS dos ESCRITÓRIOS?
Uira
2020-03-05 22:40:28Uma das coisas MAIS IMPRESSIONANTES quando se REVELAM os MEANDROS das AÇÕES CRIMINOSAS é o VULTO de TRANSAÇÕES FINANCEIRAS que passaram "INCÓLUMES" aos OLHOS das AUTORIDADES COMPETENTES. A JUSTIÇA BRASILEIRA sofre de um PROBLEMA CRÔNICO DE HIPERMETROPIA, ela até CONSEGUE ENXERGAR OBJETOS PEQUENOS À GRANDE DISTÂNCIA, mas se eles forem MUITO GRANDES e estiverem MUITO PRÓXIMOS, ela NÃO CONSEGUE VER, é um CASO SÉRIO de ENGOLIR O ELEFANTE e ENGASGAR COM O MOSQUITO.
Uira
2020-03-05 22:33:50E mesmo após a DEFLAGRAÇÃO da LAVAJATO, a OPERAÇÃO não PRODUZIU nenhum LEAD lá para ser SEGUIDO pela JUSTIÇA PAULISTA, mais NOTADAMENTE pelo MPF-SP. Será que isto é COINCIDÊNCIA, como é que o MPF-PR pode ser TÃO MAIS PRODUTIVO do que o MPF-SP com MENOS "INSUMO" DISPONÍVEL? Em TERMOS DE PROPORÇÃO, onde deveriam se CONCENTRAR os MAIORES CASOS DE CORRUPÇÃO REGISTRADOS no país? Não seria em SP? Se isto não OCORREU, qual seria o MOTIVO?
Uira
2020-03-05 22:27:42Não é SINTOMÁTICO que, mesmo diante de um ESQUEMA TIRANOSSÁURICO DE CORRUPÇÃO, a JUSTIÇA DE SP (ESTADUAL e FEDERAL) nunca tenha SEQUER TOPADO com a PONTA DO ICEBERG que DIA APÓS DIA se AVOLUMAVA CADA VEZ MAIS. Em TERMOS de VALORES, onde estariam os MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO, não seriam em SP, apesar de que no QUESITO PETROBRAS, a ILAÇÃO não ser TÃO ÓBVIA? Mas quanto à LAVAGEM DE DINHEIRO, os ALERTAS NÃO PISCARIAM MAIS FORTE em SP, considerando-se que é a MAIOR ECONOMIA do país?
JOSE CARLOS
2020-02-15 17:02:26De que adianta pegar pena de 200 anos nesse país,se em 1 ano esta solto?Mamata
Eduardo
2020-02-15 16:29:48Condenada a 18 anos de cadeia e livre, leve e solta, mas de tornozeleira. É para isso que serve delação premiada? Solta o delator e depois absolve o delatado. E fica todo mundo feliz.