Adriano Machado/Crusoé

Prestação de mansão de Flávio custará metade da renda declarada pela família

02.03.21 18:47

O senador Flávio Bolsonaro e a mulher dele, a dentista Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, vão pagar uma prestação mensal de 18,7 mil reais pela mansão recém-comprada no Lago Sul, área nobre de Brasília. O valor é metade da renda de pouco mais de 36,9 mil reais declarada pela família.

A negociação e os detalhes da escritura de compra do imóvel de 5,97 milhões de reais foram revelados pelo Antagonista. Flávio e a mulher pagaram 2,87 milhões de reais à vista e financiaram um total de 3,1 milhões de reais.

No site de simulações de financiamentos do Banco de Brasília, onde Flávio Bolsonaro efetuou o empréstimo, a renda mínima exigida para a transação é de 46,8 mil reais. O BRB costuma aprovar financiamentos com prestações mensais equivalentes a até 34% do valor da renda. No caso da família do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro, esse percentual ficou em 50%.

O salário líquido do senador, de acordo com o Portal de Transparência do Senado, é de 24.906,62 reais. Flávio e Fernanda informaram ao banco terem uma renda mensal somada de 36,9 mil reais.

Nesta terça-feira, o senador divulgou uma nota para justificar o negócio e afirmou que, para pagar a bolada de quase 3 milhões de reais à vista, vendeu um apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e sua loja de chocolates, que funcionava em um shopping da capital fluminense.

Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou Flávio Bolsonaro, seu ex-assessor Fabrício Queiroz e mais 15 pessoas por envolvimento em uma organização criminosa formada para recolher parte do salário de servidores da Assembleia Legislativa do Rio.

Ex-assessores de Flávio sacaram mais de 7 milhões de reais de suas contas em um período de pouco mais de 10 anos. Flávio tenta anular toda a investigação no Superior Tribunal de Justiça e já conseguiu até agora invalidar as quebras de sigilo realizadas pelo MP do Rio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qualquer chefe de familia consegue ver que essa conta não fecha. Pagando as prestações da casa, mais os milhões de entrada na mansão, ainda tem que pagar por seguro, empregadas, cozinheira, escolas (ou Queiroz continua pagando?), seguro medico (ainda o Queirós?), motorista, todas contas de casa de 1.000 metros quadrados e etc. Essa conta não fecha, nenhuma familia vai colocar toda a renda mensal so numa mansão? ou seja 01 tem mais renda e não sabemos e não declara. Tem que investigar isso ai.🤡

    1. Isso prova como esse senador nao e bom com os números, imagina ele lidando com o nosso dinheiro, não e a toa que o pais esta quebrado, esses politicos não entendem nada de gestão publica, so de gestão de rachadinhas, benefícios próprios e luxo. E o povo brasileiro bancando tudo e essa casta politica social levando vida de milionários. 2022 vamos votar gente, esse ai so sai em 2026. Vamos trazer a Lava Jata do Volta potencia maxima, acabar com foro privilegiado, aprovar prisão em segunda estancia

  2. Moro em Bsb. Essa casa pela.metragem e alto padrão vale pelo menos 11 a 12 milhões. A treta é bem maior do que se imagina.

  3. o senador não vai passar nenhum perengue durante o pagamento das prestações ,pois tem expertise em rachadinhas e tretas, aprendeu com o pai que durante 28 anos praticou a coisa. e agora que tem a chave do cofre ficou mais lucrativa

  4. qual a necessidade de saber da vida alheia, se a renda dá ou não, qual a importância da vida particular do cara? jornal sem notícias, especulação.

    1. Carlos você e o próprio da família BOZOBOSTA? Só sendo, para concordar com as maracutaia do safado.

    2. Carlos,seu JUMENTO,o VERME 01 infelizmente,é " Senador",então quem paga somos NOIX. O POVO na maior M e o vagabundo compra mansão. E vcs jumentos batendo palminha. FAMILICIA MALDITA. Vão queimar nas profundas do INFERNO.

    3. vida particular digna de príncipe do Qatar, só que com dinheiro roubado dos impostos que pagamos.

  5. kkkkk kkkk...!!! +/- eu já tinha feito essa conta..!! Vou mais além..!! A despesa mesal para cuidar dessa " casa", vai gastar quase outro tanto..!! E para a família viver sei lá quanto...!!! De onde virá mais receita...!!!??? Tem outra fonte lícita de receita...!!?? Quem souber..!!?? Fica a indagação..!!

    1. Laércio somos nós que iremos pagar essas e outras despesas de FDP. Ele vai continuar desviando e roubando muito dinheiro público. Acho que te respondi.

    2. Se cada um denunciasse um corrupto, teríamos um país melhor. Para os bozistas, a chave é manter tudo em segredo. Bozistas são seres pervertidos,

    3. se cada um cuidasse de sua vida, teríamos um país melhor.a inveja é foda.

  6. ....a renda consumida da família vai ficar 606,66 por dia, pelo padrão da mansão, vão passar dificuldade, o "pai vai ter que ajudar"...... (36.900-18.700=18.200 / 30 dias = 606,66 por dia) kkkkkk

  7. Na contramão do grande General Estrategista, Político e Pensador Júlio César, a respeito da mulher de César, esse trombadão aí não só é um corrupto como também faz toda questão de parecer corrupto.

  8. Financiamento bancário mais parecido como negócio de pai para filho. Renda insuficiente para levar essa grana e cadastro muito frágil, com processos em curso, profissão política transitória... comitê de crédito de banco privado não aprovaria! Como ponderou outro leitor em comentário anterior, o dinheiro parece ter vindo da CAIXA...

  9. Não sabia q político enriquecia tão rápido assim!!! O q vou levar 40 anos para conseguir ele fez em 15. Essa conta d financiamento não fecha. A prestação tá mt cara e o prazo está descasado do mandato.

  10. Acho que, antes de se mudar para a tal casa, o Senador terá de contratar um pedreiro para cuidar de rachadinhas que possam haver nas paredes...

    1. só no Brasil essas coisas acontecem !.Essa operação é bem conhecida dos investigadores;o cara pega um dinheirão de fontes não conhecida, aí faz várias transações por vários anos, exatamente para dificultar o rastreamento do dinheiro. É uma operação típica de lavagem de dinheiro de maneira profissional !

  11. qual o problema? se não pagar as parcelas o banco retoma o imóvel que vale o dobro do financiado ..no mais se estiver tudo certo com a receita ninguém tem nada com isso.

    1. Negócio bem abaixo do valor de mercado. Tem mais angu nesse caroço.

  12. Por onde você analisa esta compra, é só descalabro para o Brasil. Este Flávio Bolsonaro se acha, e deve ser, por tamanha arrogância, um ser extraordinário, acima da lei. Como ele deu a entrada? Nossa, que baita valorização teve os seus bens.Tem renda insuficiente em relação a parcela. Financiou em 30 anos, e tem uma boquinha garantida por 6 anos. E com esse percentual de renda comprometido, como vai manter o imóvel? Escreveu na testa de todos os brasileiros que estão declarando o IR, OTÁRIOS.

  13. Entrada e custos com cartório pagos com rachadinhas e corrupção. Os jardineiros, copeiros, faxineiros, mordomos, etc. serão assessores parlamentares do Senador O1 ou 701. Parabéns 4 ministros do STJ está é a prova do ótimo trabalho pró-corrupcão que estão fazendo.

    1. No Google vc tem o telefone, já liguei uma vez e eles em atenderam super bem!

    2. eu também, estão informando que minha assinatura está atrasada mas não consigo regularizar

  14. Desculpe pelo equívoco no comentário anterior, o financiamento irregular foi feito pelo BANCO DE BRASÍLIA S.A., estatal do Governo do Distrito Federal. Esse banco seque a mesma linha da SUDAM, SUDENE, BASA e outros órgãos financeiro e fomento nacionais. O problema que atividade bancária não é atividade de Governo, pelo menos nos Sistemas Capitalistas. Bancos Centrais são entidades gestoras da politica financeira de governos democráticos, mas o comércio bancário é atividade privada.

  15. As normas de financiamento de imóveis em qualquer instituição bancária, em tempo de normalidade não aprovaria esse financiamento, pois a renda dos tomadores do empréstimo está bem abaixo dos percentuais da prestação exigido pelos bancos. Certamente esse financiamento foi concedido pela CAIXA, uma repartição do Governo Federal, pelo menos atualmente.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO