Eduardo Santillán / Presidencia de la República via FlickrDaniel Noboa. Foto: Eduardo Santillán / Presidencia de la República via Flickr

Presidente do Equador equipara narcotráfico a grupos terroristas

09.01.24 17:52

O presidente do Equador, Daniel Noboa (foto), assinou nesta terça-feira, 9, um decreto onde equipara 22 organizações criminosas do tráfico no país como “organizações terroristas e atores não estatais beligerantes”.

Com isso, o presidente, no cargo há cerca de um mês e meio, reconheceu a existência de um “conflito armado interno” e ordenou às forças armadas do país que “executem operações militares para neutralizar estes grupos”. 

Agora os grupos Águilas, ÁguilasKiller, Ak47, Caballeros Oscuros, ChoneKiller, Choneros, Covicheros, Cuartel de las Feas, Cubanos, Fatales, Gánster, Kater Piler, Lagartos, Latin Kings, Lobos, Los p.27, Los Tiburones, Mafia 18, Mafia Trébol, Patrones, R7 e Tiguerones estão na mira de Quito.

O decreto, assim como o anúncio do início das operações militares, vem durante a primeira prova de fogo do presidente contra o crime organizado. Só nas últimas 24 horas a fuga do principal chefe de facção criminosa da prisão, nos arredores de Guayaquil, motivou um decreto com estado de exceção em todo o país. Com a fuga de José Adolfo Macías, o “Fito”, um estado de caos tomou conta das principais cidades do país — mas principalmente naquela cidade, a segunda maior do país.

Um programa de TV foi interrompido quando criminosos invadiram o estúdio — as imagens, transmitidas ao vivo, mostravam o grumo ameaçando com metralhadoras e facões os jornalistas. Na universidade local, alunos correram após uma tentativa de arrastão dentro do campus.

Há também boa-vontade do Legislativo do país para o combate à criminalidade. Reunidos em Quito, a Assembleia Nacional do Equador decidiu que irá conceder indultos aos policiais e soldados que se envolverem em confrontos contra o crime organizado que acabem em mortes. Matérias em tramitação na área de segurança serão prioritárias a partir de agora.

Leia mais na Crusoé: O clipe que o líder da maior facção do Equador gravou (ainda preso)

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO