Adriano Machado/Crusoé

Presidente de comissão da PEC da 2ª instância de olho na cadeira de Maia

12.01.20 10:53

No primeiro mandato na Câmara, o deputado Marcelo Ramos (foto), do PL do Amazonas, já admite nos bastidores interesse em disputar a sucessão de Rodrigo Maia na presidência da casa, em fevereiro de 2021.

O parlamentar, que já foi filiado ao PCdoB, ganhou notoriedade nacional após presidir a comissão especial da reforma da Previdência na Câmara e, mais recente, a da PEC que regulamenta a prisão em segunda instância.

A Crusoé, Ramos disse que o movimento parte de outros deputados, o que “é uma honra para mim”. “Aguardarei a posição do meu partido que é um dos maiores da Câmara e certamente terá protagonismo na sucessão”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quais as possibilidades, custos e dividendos de cada um, incluindo a dificuldade de se entregar os resultados prometidos (como no caso de prefeito e presidente da Câmara). Às vezes as chances até são boas, mas o custo posterior será alto, sendo que isto pode acabar refletindo na perda de capital político, pois quem não se dobra à corrupção corre o risco de ser sabotado e quem se curva corre o risco de ser pego. Portanto um POLÍTICO PRAGMÁTICO faz uma ANÁLISE HOLÍSTICA do cenário.

  2. Quem se prepara sempre tem um ás na manga, se uma investida falhar, ele ainda tem outras opções a serem exploradas. É sempre bom se elencar as oportunidades, classificá-las por possibilidade, incluindo os custos a serem incorridos. Assim o homem preparado sempre vai estar a favor das probabilidades, não contra elas, além de não precisar se comprometer com situações indesejáveis. Ele poderia se candidatar a prefeito, talvez a Senador, dependendo do cenário, presidente da Câmara...

  3. É assim que os indivíduos estão sempre se metendo em situações desconfortáveis e perdendo tempo com obstáculos que eles mesmo criaram, quando tudo o que eles precisam é trabalhar, ter paciência e se posicionar para quando a oportunidade surgir. A presidência da Câmara de alguma forma não caiu no colo de Rodrigo Maia quando Cunha foi afastado? Quem tem inteligência, paciência, persistência e um pouco de sorte nunca fica na mão.

  4. No longo prazo o planejamento bem feito paga dividendos elevados sem exigir sacrifícios e riscos desnecessários. De qq forma, se é água mole, pedra dura, então cada tentativa é uma oportunidade para que se ganhe experiência e efetividade. Certamente que para quem já está na Câmara sem se meter em confusão é mais fácil continuar lá do que para quem ainda não chegou lá. O ser humano adora dar um passo para frente e dois para trás.

  5. Aliás, não é exatamente isto que Bolsonaro demonstra? Ele não ficou 28 anos no baixo clero da Câmara sempre ali com o mesmo discurso, até que de repente ele se viu diante do gol sem goleiro? Está certo que ele levou uma facada, mas isto só serve como alerta de que todo cuidado é pouco. Se ele não tinha envolvimento com aqueles que queriam a morte dele, pq quem estava envolvido não poderia estar sujeito aos mesmos riscos que Bolsonaro ou até maiores?

  6. Que indivíduo não gosta de lidar com quem inspira confiança? Isto não pode ser construído sem saber contrabalancear as promessas feitas e a capacidade de cumpri-las. Quem sabe dosar isto, aprende a oferecer mais do que os outros sem precisar se comprometer moral e/ou criminalmente. Claro que sempre há concorrência desleal, mas onde há água mole, pedra dura, uma hora a persistência paga os dividendos sem que em contrapartida haja um custo e risco altos.

  7. Um prognóstico mais preciso só poderia ser feito a partir do momento em que se tivesse certeza que o cenário para a disputa para presidência da Câmara não está sujeito à incertezas e turbulências. Quanto maiores forem estas, mais complicado se torna definir estratégias. Mas se Rodrigo Maia serve como exemplo, o sucesso dele parece estar calcado exatamente na confiabilidade que ele inspira. Se ele não pagou propina a ninguém, tb não descumpriu o que assumiu.

  8. Dizem que o homem precavido vale por dois, claro que ele se colocar como candidato a presidência da Câmara não impede que ele eventualmente participasse de uma eleição extemporânea para o Senado no Amazonas, mas uma vez que se esteja ciente das possibilidades, é sempre bom estar preparado. Aliás, não é só no Amazonas que isto pode acontecer, certamente há outros estados que tb teriam que passar por novas eleições, claro, dependendo do que acontecer.

  9. A depender do que vier a ocorrer no país, não haverá a necessidade de que sejam realizadas eleições para o Senado no estado do Amazonas? Se for assim, pode não fazer sentido se pensar na presidência da Câmara. Omar Aziz não está enrolado com a justiça? Eduardo Braga não é um potencial alvo de operações que podem acabar implicando a impossibilidade de ele continuar o mandato? Até fevereiro de 2021 há mais de um ano e muita coisa pode acontecer.

  10. Maia e Alcolumbre não podem permanecer como presidentes, são omissos , atuam em causa própria e contra os interesses nacionais

  11. Sobre a reforma da previdência, a troco de que um congresso corrupto, que não dá a mínima para o país, aprovaria uma reforma de interesse da maioria da população? Só nesse caso eles resolveram agir corretamente? Santa ingenuidade, Batman!

  12. Os políticos não são autofágicos. Essa PEC é só para enrolar o povão. Desse mato não sai cachorro. Toda a pessoa inteligente sabe disso.

  13. Eu fico estarrecido que imprensa fala de tudo! Mas não o vi um comentário a respeito das provas contra LULA e RENAN? Será que os jornalistas são bando idiotas, não são capaz de discutir sobre as provas do processo de LULA e RENAN ou são bando comprometidos com LULA E RENAN fazendo o povo bando de idiotas!

Mais notícias
Assine agora
TOPO