Reprodução

Presidenciável tucano será escolhido por apenas 3,3% dos filiados do PSDB

17.11.21 09:55

Apesar da projeção nacional provocada pelos embates entre os dois principais concorrentes das prévias presidenciais tucanas, apenas 3,3% dos filiados do PSDB se cadastraram para escolher no próximo domingo, 21, quem será o candidato do partido na disputa pelo Palácio do Planalto no ano que vem.

A sigla concluiu na noite de segunda-feira, 15, um conturbado processo de cadastro que envolveu troca de acusações de fraudes entre as campanhas do governador paulista, João Doria, e do governador gaúcho, Eduardo Leite. Além deles, também disputa a indicação interna o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Aliados de Doria veem nos números de cadastrados um favoritismo para o governador paulista, já que 58,4% dos filiados aptos a votar são do estado de São Paulo. O Rio Grande do Sul de Eduardo Leite vem na sequência, com 8,7%, seguido de Minas Gerais, com 5,5%, onde o deputado Aécio Neves fez forte campanha para o governador gaúcho.

No início da campanha, o grupo de Doria era crítico ao uso aplicativo que foi desenvolvido às pressas por uma faculdade do Rio Grande do Sul para permitir o voto remoto, por causa da falta de segurança da plataforma em relação a fraudes ou invasão de hackers, o que já foi detectado.

Na segunda-feira, aliados de Leite sugeriram adiar as prévias para que o aplicativo pudesse ser aprimorado, o que foi rechaçado pelas campanhas de Doria e Virgílio. Nesta terça, o PSDB decidiu manter a votação para o próximo domingo e fazer um grande teste no aplicativo na próxima quinta-feira, 18, após uma série de ajustes para melhorar a segurança da plataforma.

Um vídeo que circulou nos grupos tucanos nos últimos dias mostra um vereador do interior de São Paulo explicando como seria possível fraudar o cadastro no aplicativo, o que permitiria que uma única pessoa pudesse votar utilizando o titular de eleitor de vários outros filiados.

Dirigentes tucanos já preveem questionamentos sobre a confiabilidade do aplicativo e alguns não descartam a possibilidade de anulação dos votos pela plataforma, o que restringiria ainda mais a escolha do candidato tucano ao Planalto para apenas quem for votar presencialmente nas urnas eletrônicas em Brasília, no domingo.

A votação no modelo tradicional é válida para os tucanos que têm mandato, cujo peso na eleição corresponde a 75% do colégio eleitoral. Pelas regras, os eleitores das prévias foram definidos em quatro grupos: filiados; prefeitos e vices; vereadores e deputados estaduais; e governadores, vices, senadores, deputados federais e ex-presidentes da sigla. Cada grupo tem peso de 25% no total dos votos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Independente de quantos tucanos votarem,nenhum dos dois tem chances de se eleger presidente,melhor eles desistirem e apoiar o Moro,o único com condições de enfrentar Bolsonaro e Lula.A única terceira via é Moro.

  2. já em Portugal esta imprensa vagabunda rabo arriado entre pernas não viu um ministro da suprema corte informar ao mundo o que sofremos a nós enfiar no rabo . a ditadura que submete e tutela os poderes . Crusoé VTNC covardes cínicos frouxos.

    1. Eu ouvi no Papo Antagonista. O canal campeão de alguma coisa, viciei. Ouça la que voce vai gostar.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO