Reprodução

Preocupação com segurança e medo da Covid marcam visita do papa ao Iraque

05.03.21 19:20

O papa Francisco (foto) chegou na manhã desta sexta, 5, a Bagdá, no Iraque, para uma visita de quatro dias. O principal objetivo do religioso é apoiar a comunidade cristã, que entrou em franco declínio após os ataques do grupo terrorista Estado Islâmico. A viagem é cercada por preocupações com segurança e pelo medo da Covid.

Cerca de 10 mil agentes de segurança foram mobilizados para proteger o pontífice durante as suas atividades. Para evitar ataques terroristas e não promover aglomerações, a maior parte das locomoções será feita pelo ar. Em trajetos curtos, o papa usará um carro blindado. Sua exposição para o público será mínima.

Nas últimas semanas, bases militares que hospedam soldados americanos, o aeroporto da cidade de Erbil e a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, foram alvo de foguetes lançados por milícias iraquianas financiadas pelo Irã.

O Iraque também está enfrentando um aumento exponencial da pandemia de coronavírus. Em um mês, o número de casos quintuplicou para mais de 5 mil. O papa, de 84 anos, já tomou duas doses da vacina da Pfizer, assim como os seus assessores. O principal problema será evitar o contágio entre os iraquianos.

Logo após aterrissar em Bagdá, o papa foi recebido pelo presidente do Iraque, Barham Sali, que é da etnia curda, como manda a Constituição. Ao caminharem pelo Palácio Presidencial para a reunião, os dois foram ladeados por fileiras de pessoas vestidas com roupas típicas e religiosas, cantando e dançando sem máscaras.

No domingo, 7, está marcada uma missa em um estádio de futebol na cidade de Erbil, ao norte do país, em que milhares de pessoas são esperadas. A quantidade de convidados, contudo, será limitada e todos serão obrigados a deixar seus dados de contato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem diria...o "Representante de Cristo na Terra", o camarada q está sentado na cadeira de Pedro, o homem que, quando julga questões espirituais, faz afirmações "ex-cathedra", sempre inquestionáveis, o caboclo que "liga e desliga pessoas do Corpo de Cristo", tá usando máscara. Kd a Fé? O tal "grao de mostarda"? O Poder de expulsar demônios e curar doentes? Comunista não crê em Deus. É um cético. Deveria chegar no lugar e expulsar o vírus. Talvez devesse frequentar a Renovação Carismática...

  2. Duda, há registros fotográficos, muitos, do Papa SEM máscara em meio à aglomeração de fiéis. Como vai funcionar, nesse caso, a sua regra moral, o seu " conhecimento científico " para detonar Francisco?

    1. Muito certamente estas "aglomerações" captadas por fotógrafos do Vaticano foram obtidas com pessoas que foram subemetidas a exaustivos exames antes de se aproximarem, "espontaneamente" do Pontífice. Coisa similar às seculares cerimônias do "Lava-pés": crianças escolhidas entre filhos da nobreza, e não aleatoriamente como manda Cânon. Beijar criancinhas...tão político! quantos bajuladores ficam em torno dos políticos? Todos preparados, é claro. Quem quiser continuar no engano, paciência.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO