Pouco antes do ‘Nhonho’: a animada mesa de Salles em Fernando de Noronha

29.10.20 10:07

Foram bem animadas para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, as horas que antecederam o polêmico post em que sua conta oficial no Twitter respondeu a uma declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chamando-o de “Nhonho”, em referência ao rechonchudo personagem da série de televisão mexicana Chaves.

O ministro, que cumpre agenda oficial em Fernando de Noronha, passou os momentos imediatamente anteriores à publicação do tuíte ao redor de uma mesa fartamente regada por garrafas de vinho branco em um dos bares mais caros e mais badalados da ilha, com vista para o mar e para o Porto de Santo Antônio, um dos muitos cartões-postais locais.

Salles chegou ao bar ainda no fim da tarde (imagem abaixo), e lá ficou por pelo menos três horas e meia. No local, ele ganhou a companhia de seu colega do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e de empresários locais, como o dono de uma das pousadas mais famosas de Noronha. A todo tempo chegavam garrafas de vinho à mesa.

O ministro nega ter sido o autor do tuíte, publicado já no fim da noite desta quarta-feira, 28. Na manhã desta quinta, ele postou uma mensagem na rede social dizendo que sua conta foi usada indevidamente.

“Fui avisado há pouco que alguém se utilizou indevidamente da minha conta no Twitter para publicar comentário junto à conta do Presidente da Câmara dos Deputados, com quem, apesar de diferenças de opinião sempre mantive relação cordial”, escreveu. Ele também fez contato com Rodrigo Maia para dizer que não foi o autor da ofensa.

O polêmico tuíte chamando Maia de “Nhonho” foi publicado em resposta a um post em que o deputado criticava Ricardo Salles por ter chamado o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, de “Maria Fofoca”.

“O ministro Ricardo Salles, não satisfeito em destruir o meio ambiente do Brasil, agora resolveu destruir o próprio governo”, afirmou Maia. Tempos depois a conta oficial de Salles respondeu: “Nhonho”. O apelido é comumente usado por militantes bolsonaristas para se referir ao presidente da Câmara.

Ricardo Salles chegou a Noronha nesta quarta, em um jatinho da FAB, na companhia de Marcelo Álvaro Antônio e do presidente da Embratur, Gilson Machado. Na ilha, ele assinou o termo de concessão de um antigo mirante, localizado em área federal, à iniciativa privada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Nem um nem outro; fomos nós. Eu e vc, pra começar.

  1. Dinheiro público é bem aplicado no lazer com avião presidencial e tudo! Basta que se agente uma viagem para o meio ambiente de alguém paraíso nacional, hoje a maioria pegando fogo.

  2. Comentário da Globonews agora, 5a feira, 29/10, dia útil, dá conta de que o ministro da educação junta-se ao grupo de turistas do poder, hóspedes da Pousada Morena, top em Noronha, diária de 2 mil reais... feriadão!!!

  3. Quem fala o que que, ouve o que não quer! Fábio Assunção, ops, Ricardo Assunção, ops, Ricardo Salles Tranqueira responde e ofende o “Nhonho”, ops, nobre, respeitado e amado ministro “Nhonho”, ops, Maia... Alcatéia de hienas, carniceiros, pilantras! Um comendo o outro! Raça de ladroes e fofoqueiros! Essa m de Twitter pra essa raça só serve pra ficarem se mordendo o dia inteiro! Vão trabalhar, bando de FDP!

  4. Vamos imaginar a inocência do ministro. Depois de muitas garrafas daquele vinho vagabundo, naquele lugar horrível, ele, ébrio, entregou sua senha para um companheiro de bebedeira, que acessou sua conta do twitter e publicou o "nhonho". Deve ser por aí.

  5. Aguardem ! A batata do Sales está assando . Vice Presidente , e muitos outros que decidem , são os assadores . A fumaça já está ardendo também nos olhos de muitos fora do Executivo ....

    1. Merce o perdão divino, totalmente perversa, demonstrou ser uma pessoa infeliz

    2. Que horror. Algumas pessoas não têm a menor responsabilidade ao postar comentários. A Crusoé não é responsável por isso mas deveria eliminar tais postagens e denunciar essas manifestações de ódio.

    1. Pois é. Por que não, né? Nada como curtir uma tarde maravilhosa num paraíso, as custas dos otarios que estão trabalhando pra bancar

  6. Parece piada .. Mas gostaria de saber porque meu comentário de ontem sobre a matéria que trata a comissão de estudos contra a publicação de notícias (sigilosas?)do COAF .... não foi publicada e tampouco estou impedida de entrar nas conversas de outros leitores naquele espaço . Há aviso que será publicado ... quando ?

    1. Mil perdoes !!! Vi agora que foi sim publicado o comentário !!DESCONSIDEREM POR FAVOR O REGISTRO ACIMA !

  7. Admiro a argucia jornalística da Redação, inclusive o ministro está com uma mão no queixo e pernas cruzadas, numa atitude suspeita! Vendo por raio-x, pelas costas dos presentes, pode-se observar as inúmeras garrafas de vinho branco, citada pelo furo de reportagem!

  8. Tenho uma dúvida e agradeceria se alguém me respondesse: é “Ministro do Meio Ambiente” ou “Ministro da Destruição do Meio Ambiente”? Só querendo entender...

    1. Nenhum nem outro amigo, aqui nesse país não adianta se instruir. Aqui nesse país o que vale é o alto “QI”, ou seja, “Quem Indicou”. Começa com a população indicando algum espertalhão e termina com o espertalhão indicando seus “ministros” de ocasião.

  9. Típico de um membro desse desgoverno. Responde com grosseria e depois, se tiver repercussão ruim, dá uma de doido ou fala que a com foi hackeada...

  10. Seus jornalistas, acho que vcs nao tem familia ou amizades.O que tem de estranho sentarem à mesa de bar e saborear uns quitutes, acompanhado de vinho ou cerveja. Vivem em outrp kundi, Vao se coçar naquele lugar.

  11. Gente, não tenho conhecimento suficiente para falar bem ou mau do min. mas me poupem.... qual o problema do cara estar em um restaurante e beber vinho? Isso é a coisa mais normal do mundo..

    1. Tá de sacanagem? O cara foi a trabalho, num jatinho da fab (isto é, foi a trabalho), numa mesa regada a vinho Branco, pagos por quem? Por ele? Pelo governo? Ou pelos empresários? E ainda sai una mensagem destas Agora, é interessante saber no Twitter dele? O que mais tu precisa?

    2. ...talvez seja normal para vc amigo, mas para quem paga esses servidores com o suado dinheiro dos impostos, ver alguém que deveria estar representando os interesses da população, no meio da semana, num barzinho exclusivo, num recanto paradisíaco do país, longe do povo, das dificuldades, cercado por vinhos caros e de partes interessadas, não me parece nem um pouco "normal"...

    1. Conduziu a notícia para depreciar o ministro. Mas não fala nada da renovação automática.

    2. Vá lá e mudem os deputados que fazem benesses para beneficio proprio, criam leis que permitem gastos de toda ordem. Agora querem dar de moralistas. Vão procurar outra reportagem mais importante.

    1. Meu caro, todos oa governos fazem dessa firna, porque só agora é estranho.

    1. Impressionante como os bolsonaristas aceitam as coisas erradas que os integrantes do atual governo andam fazendo. Ficam comparando com os governos anteriores. Os anteriores estavam errados e o atual tbm está. Não podemos aceitar as safadezas de agora com as do passado! Errado vai ser errado sempre, não importa quem o faça!!!

    1. Lucia, mude a constitução e todos os politicis safados .

  12. Pobre Pátria Magra e Queimada. Nenhum país sério, ter um ministro tão desqualificado. É a cara do Bozofascismo. Quer mudar? Moro Presidente!

  13. O que mais me deixa indignado nessa meleca toda é que ainda existe(m) fanático(s) que vai tentar justificar qq coisa citando a venezuela, ou cuba, ou os comunistas, ou,,,,,coisa chata esse povo

  14. Ficar horas em um bar caro tomando bebidas alcoólicas é a programação oficial de 2 ministros de estado de um governo conservador de direita? Bolsonaro deve uma explicação! Eles deveriam estar tomando tubaina com pastores em uma cerimônia religiosa

  15. Chamar o Antagonista de MARIA FOFOCA é pouco, a pessoa que rabiscou este artigo é um verdadeiro CHUMP. Para completar este time de CHUMPS, só falta o Caio Blinder e Guga Chacra.

    1. Exatamente qual motivo de privatizar um mirante da Marinha em uma ilha preservada?

  16. Buinho sem moral para criticar nada do governo BOLSONARO, ministro viajou com o dinheiro dele, Botafogo passou de todos os limites.

    1. Ministro do BozoDilmo não paga passagem do próprio bolso. Só acreditaria se fosse o Sérgio Moro, o Mandeta, o Gen Santos Cruz ou o Gen Rego Barros, nunca um amigo dos filhotes.

    2. no jatinho da FAB pra se banquetear.nisso botafogo tá certo.estao destruindo o próprio governo.tudo com o mandrião Bozo autorizando.autofagia é o nome

  17. onde passa um boi, passa uma boiada. O nossa Pátria mãe querida, berço do maior rebanho de gado, sempre distraída e subtraída em tenebrosas transações.

  18. Ricardo Salles fui para Fernando de Noronha planejar algo para detonar por lá. Está insatisfeito com o estrago que já fez.

  19. Concordo que alguém tenha usado a conta oficial do Ministro, mas uma única palavra anjinho lavou minha alma e me fez ter uma ótima noite. Botafogo ou anjinho não tem moral para criticar nada no governo de BOLSONARO e em 2022 não se reelegerá.

  20. Não vejo qualquer animação nesta mesa. Vejo, sim, uma revista tendenciosa, que não respeita ninguém e nem a verdade, tentando manter seu padrão: distorcer fatos que possam prejudicar o Governo Federal. O próprio Ministro já falou que teve sua conta de Twitter invadida. Crusoe LIXO.

  21. e depois deste rega bofe, retorna wuando a Brasília depois de assinar uma concessão que poderia ter acontecido em Brasília? não seria mais prudente o concessionário se deslocar à Brasília para não gastar o nosso dinheiro (impostos)

  22. porque nunca mencionam os governadores e prefeitos quando há incêndios nas florestas? Em S Paulo foram os prefeitos e o Governador q enfrentaram os incêndios no Estado esse ano. Os governos do Pará, Amazonas, MT e Rondônia nem se mencionam na mídia.

    1. Mas os governadores e prefeitos do Norte trabalham mesmo para apagar incêndios? Onde você vê essas notícias? Que eu saiba só sabem pedir socorro e ficar na moita. É o q parece. Aqui na Crusoé nunca vi ações desses governadores e prefeitos.

    2. Porque o Presidente da República jamais permite que divulguem os esforços e trabalho dos Governadores e de SP menos ainda mas a população está atenta a quem trabalha

  23. Qual problema o presidente da Câmara e Senado estão gordos mesmo. Se dois fosse competentes estaria discutindo ideias e não pessoas. Os meios de comunicação fazendo o papel de professor de jardim de infância!

    1. Na Pandemia manda "Passar a boiada", Descarado , Vagabundo.

    2. E qual o problema em ser gordo, tirando questões de saúde? Quer discutir competência? Discuta qual a necessidade de pegar um jato da FAB, montar toda equipe, estrutura e voar até Fernando de Noronha para assinar uma concessão de um mirante? Passou quatro horas num bar chique à beira-mar, dormiu na ilha e gastou quantos milhões do nosso dinheiro, qdo o interessado na concessão deveria ter tomado as providências para ir assinar onde lhe determinassem. Quer continuar a falar sobre competência?

  24. O bandido vive passeando as nossas custas. Precisava fazer esta viagem de turismo para assinar um documento? Agora vocês entendem porque não sobra dinheiro para fazer as coisas que a população precisa? Fora Salles, você é um criminoso e corrupto!

    1. E ainda tem gente que, para defender o indefensável, fica acusando governadores para encobrir a falta de atitude e descaso do governo federal com o meio ambiente. Se os governadores estão errados, pau neles! Agora o governo federal tem o dever de proteger nossas florestas. O que fazem de melhor é custear as despesas de rei com o dinheiro do povo brasileiro!

    2. Estao todos enganados sobre o Ricardo Salles Ele não é bandido e nem entreguista ele é brasileiro querendo acabar com a bagunça que virou o meio ambiente no Brasil

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO