Por trás da invasão: como os hackers do Telegram tentaram se passar por Joice Hasselmann
Os arquivos encontrados pela Polícia Federal nos computadores dos suspeitos de roubar mensagens do aplicativo Telegram de autoridades revelam tentativas de gerar crises a partir do uso indevido dos nomes das vítimas da invasão. Uma dessas tentativas maquinadas pelos hackers envolveu a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (foto), do PSL de São...
Os arquivos encontrados pela Polícia Federal nos computadores dos suspeitos de roubar mensagens do aplicativo Telegram de autoridades revelam tentativas de gerar crises a partir do uso indevido dos nomes das vítimas da invasão.
Uma dessas tentativas maquinadas pelos hackers envolveu a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (foto), do PSL de São Paulo.
Em 21 de julho, a deputada publicou nas redes sociais um vídeo em que afirmava ter sido vítima de um ataque hacker.
A data é a mesma em que dois dos presos pela Polícia Federal sob suspeita de participação no esquema combinam de usar o Telegram da parlamentar, que havia sido invadido, para enviar mensagens em nome dela.
A trama ficou registrada em mensagens trocadas entre Walter Delgatti Neto, o Vermelho, e Luiz Henrique Molição, preso na semana passada pela PF, na segunda etapa da Operação Spoofing.
Molição é quem dá a ideia. Ele propõe que Vermelho se passe por Joice Hasselman enviando ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, uma mensagem que, se publicada, teria potencial de criar rusgas entre o governo e o Ministério Público Federal.
“O governo já deixa vazar que considera o MPF como inimigo”, escreveu o hacker, tentando se passar pela deputada.
Àquela altura, já era sabido que aplicativos de Telegram de autoridades estavam sob ataque. O jornalista desconfiou da mensagem que acabara de receber em nome de Joice e pediu mais explicações.
Até então, era Vermelho quem estava no controle do aplicativo da deputada. Molição, em seguida, recebe do parceiro os dados da conta e também entra na conversa.
Para tentar confirmar se a mensagem havia sido, de fato, enviada pela deputada, o jornalista passa a ligar para Joice Hasselmann por meio do próprio Telegram. Os hackers, por óbvio, não atendem - e respondem com novas mensagens em nome dela, dizendo que não era possível falar naquele momento.
A trama não deu certo, e acabou por alertar a deputada da invasão. Por outros meios, Joice se deu conta do problema e, pouco depois, publicou um vídeo nas redes sociais anunciando que seu Telegram fora hackeado.
As trocas de mensagens em que a Vermelho e Molição tratam da invasão do celular da deputada reforçou, para os investigadores, a suspeita de que os dois atuaram conjuntamente no esquema.
Molição, que também travou diálogos com Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, foi alvo de mandado de prisão temporária na última quinta-feira, 19, na segunda fase da Operação Spoofing.
No mesmo dia, a PF prendeu Thiago Eliezer Martins, o Chiclete, um programador de Brasília cuja identidade foi revelada há algumas semanas por Crusoé. Martins é apontado como o "guru" de Vermelho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João
2019-09-25 20:04:19Foram longe demais. É insano! Conspiraram contra a República. Não se trata de um mero vazamento de dados que caíram nas mãos de um jornalista, mas de uma campanha orquestrada com claros objetivos! Isso extrapola a liberdade de imprensa e põe the intercept na ilegalidade!
Marcelo
2019-09-24 20:20:29Se foram capazes de se passar pela deputada, podem ter alterado qquer outra msg. Ou seja, nada que foi publicado pode ser considerado. É óbvio eu sei, mas sempre vale a pena repetir.
João Carlos
2019-09-24 12:24:25São criminosos e tem de ser tratados como tais, são ligados a ORCRIM petista e seus cúmplices, "cana" nesses vagabas.
Lisa
2019-09-24 07:35:56Adoro assinar Crusoé. Onde mais teria essas notícias de forma completa?? De fato, vcs fizeram uma ilha do jornalismo!
Leonardo
2019-09-24 01:28:57Está tudo de perna pro ar. O Beiçola brindou o Verde ,proibiu que fosse investigado.Anda declarando que as vítimas são suspeitas e o Lula é um coitado. E assim continua o arrasta pé na quadrilha junina dos esquerdistas.
JAT
2019-09-23 22:59:07EU confesso ficar desapontado. CADÊ , CELSO DANIEL. TONINHO DO PT. Teori. MARIELE. Eduardo Campos. ETC. Agora esse gringo , eu não xingo. MAIS gostaria muito.
Rosali
2019-09-23 21:30:49E qual é a providencia da justiça.Ou vai ficar tudo por isso mesmo.QUAL É A ATITUDE DA JOICE?.
Max
2019-09-23 19:55:56Muito bem PF, parabéns! Em frente.
CARLOS
2019-09-23 19:45:26Ainda está faltando fechar a equaçao jean aerowillys, David esposa marido e verdevaldo esposa marido. Esse plano macabro teve inicio no precoce abandono de poder do JW
Vilma Brito
2019-09-23 19:36:01Em que Qual país foi roubado o maior valor da história, pela mesma quadrilha de políticos e empresários? Algum grupo de traficantes, superou essa marca do valor roubado de uma mesma Nação, pelos delatados políticos e empresários?