Por que Zelensky enviou trigo para a Síria
Com o gesto humanitário de enviar trigo para a Síria, Zelensky quer manter as amizades para poder seguir lutando contra a Rússia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (foto) anunciou nesta sexta, 27, o envio de trigo para a Síria.
A mensagem foi escritar em inglês, em ucraniano e em árabe.
"Conforme prometido, estamos apoiando o povo sírio em seu momento de necessidade. Quinhentas toneladas de farinha de trigo ucraniano já estão a caminho da Síria como parte do nosso programa humanitário 'Grãos da Ucrânia' em cooperação com o PMA (Programa Mundial de Alimentos da ONU). A farinha de trigo está planejada para ser distribuída para 33.250 famílias ou 167 mil pessoas, nas próximas semanas. Cada pacote pesa 15 quilos e pode alimentar uma família de cinco pessoas por um mês. Desejamos à Síria e ao seu povo segurança, estabilidade e recuperação. Sabemos o verdadeiro valor dessas coisas", afirmou Zelensky.
Diplomacia ucraniana
Como país invadido e em guerra, é estranho que a Ucrânia ajude outro país dentro de um programa humanitário.
Acontece que a Ucrânia já tem trigo e farinha de sobra.
É um dos maiores produtores do mundo e tem tido dificuldade para vender sua produção em outras nações, principalmente na Europa.
A ajuda para a Síria, na verdade, tem outro objetivo: o de aumentar a simpatia para com a Ucrânia.
Se Zelensky conseguir seu objetivo, poderá conseguir mais armas e munições dos americanos e europeus.
Incertezas
Há muita dúvida sobre como ficará a ajuda militar para a Ucrânia nos próximos meses, pois Donald Trump assumirá a Casa Branca no dia 20.
Além disso, Alemanha e França, os dois países mais poderosos da Europa, estão tendo problemas políticos por dificuldades de conter os gastos.
O governo do primeiro-ministro Olaf Scholz, na Alemanha, acaba de cair.
Provavelmente, o próximo governo será comandado pelos democratas cristãos, de centro-direita. Ainda que eles sejam pró-Ucrânia, a situação financeira do país não muda.
Na França, o presidente Emmanuel Macron, que tem apoiado os ucranianos, escolheu outro primeiro-ministro, mas ninguém acredita que ele ficará muito tempo no poder.
Disputas com o partido Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen, podem reduzir a ajuda para a Ucrânia no futuro.
Com o gesto humanitário de enviar trigo para a Síria, Zelensky quer manter as amizades para poder seguir lutando contra a Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
2024-12-27 10:53:06Que reportagem mais descontextualizada. Mostra uma grande torcida contra a Ucrânia nessa guerra, no momento quem que Putin está desesperado por arrumar algum cessar-fogo, pois a economia russa está em frangalhos, os recursos estão se esgotando. A Ucrânia foi agente ativo nessa derrubada de Assad, essa doação está coerente com o que vem fazendo contra os Russos nesse e em outros conflitos na África.