Por que o Irã mente sobre as estatísticas de Covid
O Irã (foto) é o país mais afetado pelo coronavírus no Oriente Médio, com 17 mil mortes. Mas o total pode ser quase o triplo do anunciado pela ditadura. Segundo dados obtidos pela rede inglesa BBC, 42 mil pessoas já morreram de Covid no país. O regime dos aiatolás xiitas esconde os dados porque sabe que...
O Irã (foto) é o país mais afetado pelo coronavírus no Oriente Médio, com 17 mil mortes. Mas o total pode ser quase o triplo do anunciado pela ditadura. Segundo dados obtidos pela rede inglesa BBC, 42 mil pessoas já morreram de Covid no país.
O regime dos aiatolás xiitas esconde os dados porque sabe que pode ser responsabilizado pelas mortes. Em duas ocasiões neste ano, a ditadura patrocinou aglomerações. A primeira foi em janeiro, durante os funerais do general Qassem Soleimani, morto por um drone no Iraque. A segunda foi em fevereiro, com as eleições legislativas.
Além de ter incentivado aglomerações, o regime manteve voos para a China mesmo quando já era evidente que havia uma pandemia em curso. "Como a economia iraniana depende muito da China, o regime tomou a decisão de manter os voos para esse país. A ideia foi se aproximar dos chineses, para não isolá-los", diz o cientista político Ali Fathollah Nejad, do Instituto Brookings e professor da Universidade Tubingen, na Alemanha. "A presença chinesa e as aglomerações estimuladas pelo regime iraniano são centrais na explicação sobre o elevado número de mortos."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Antonio
2020-08-04 16:20:03Já que o autor se interessou pela Pandemia em outros países, gostaria de sugerir uma reportagem sobre a manipulação dos dados de diferentes países como a Espanha que excluiu números de mortos alegando duplicidade, o Reino Unido que parou de reportar vários dias para reavaliar, Nigéria, Paquistão, onde os números reportados ao Johns Hopkins Institute são baixíssimos, e muitos outros casos. Parece que falta "consórcio de veículos de imprensa" em muitos países.
William
2020-08-04 09:19:02Gente... é só rezar que a Covid vai embora ....este povo não reza....
Márcio
2020-08-04 07:48:09Em Janeiro nem se cogitava isolamento social. O mundo não desconfiava da existência de pandemia. Em fevereiro, o Carnaval rolou solto no Brasil e só o Irá deveria estabelecer isolamento social se nem a OMS reconhecia perigo do Corona para mundo. Não concordo com nenhuma ditadura, mas estão querendo pegar pesado com o Iran. Se aqui no Brasil ainda temos uma democracia, e disconfiamos dos números, por que os dados deles tem que ser cirúrgicos. Essa informação deve ter sido divulgada pelo TRUMP!
Mércia
2020-08-03 19:24:11me surpreende pois as mulheres nem se expõem