Reprodução

Por que o Irã apreendeu um navio petroleiro da Coreia do Sul

04.01.21 19:57

A Guarda Revolucionária do Irã capturou um navio petroleiro com bandeira da Coreia do Sul nesta segunda, 4, no Estreito de Ormuz. Embora o porta-voz de relações exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh (foto), tenha alegado que a apreensão ocorreu devido a questões ambientais, a escolha de uma embarcação sul-coreana provavelmente está relacionada a uma disputa por liberação de dinheiro.

A Coreia do Sul é um dos principais importadores de petróleo do Irã e deve 7 bilhões de dólares aos persas. Como as sanções americanas tornaram ilegais as transferências bancárias para o Irã, os fundos reservados para o pagamento do petróleo foram congelados. “Como a Coreia do Sul é aliada dos Estados Unidos, o país reduziu e até zerou suas importações do Irã”, diz o cientista político Ali Fathollah-Nejad, autor do livro O Irã na nova ordem mundial (em tradução livre).

Afetado pelas medidas americanas, os aiatolás querem que, pelo menos, o pagamento do que já foi exportado seja liberado. “Os iranianos estão pressionando a Coreia do Sul para enviar esse dinheiro. Contudo, capturar um navio parece ser uma estratégia mais do que questionável para alcançar esse objetivo”, diz Fathollah-Nejad.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O jornalista que assina esta , tem notícia da tripulação? A República democrática do Irã, aliada do PT e afins, sequestrou só o navio ou a tripulação também? Quantos tripulantes? Nacionalidades?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO