Reprodução

Por que Evo Morales quer gerar confusão na Bolívia

11.08.20 09:06

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales (foto) ordenou a seus seguidores a realização de bloqueios de estradas em todo o país. As barreiras estão impedindo a circulação de caminhões com oxigênio líquido, o qual é usado pelos hospitais para tratar pessoas com Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, trinta pacientes que estavam sendo tratados em hospitais morreram como consequência dos bloqueios. Para garantir o suprimento dos hospitais, o Exército passou a escoltar os caminhões com tanques de oxigênio (foto).

Morales acusa a presidente interina, Jeanine Añez, de ocupar o posto ilegalmente e quer que a data para as eleições não seja adiada mais uma vez em razão da pandemia. O prazo atual, dado pelo Tribunal Supremo Eleitoral, é de 18 de outubro.

Para o cientista político boliviano Carlos Cordero, a atitude de Morales tem motivos eleitorais. “Evo quer se colocar como o defensor da democracia, das eleições e da vontade popular. Ao mesmo tempo, quer pintar Jeanine Añez como uma golpista que quer se prorrogar no poder e evitar eleições”, diz Cordero.

Morales também pode estar pensando em uma maneira de favorecer os candidatos do seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), nas eleições legislativas, que ocorrerão no mesmo dia. Como o candidato favorito para ganhar o pleito presidencial é Carlos Mesa, seu rival, uma bancada numerosa do MAS na próxima legislatura poderia protegê-lo. “Se Morales tiver muitos deputados, ele poderia evitar alguns processos e voltar ao país para as eleições de 2025”, diz Cordero. “O país está paralisado e pacientes com Covid não têm oxigênio, mas para Morales isso é um dano colateral.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cocalero, plantador e contrabandista é o mais novo candidato a genocida. Bolivianos escorraçaram este bandido da Bolívia, parece que está homisiado na Argentina sob os cuidados da mamá Cristina Kirschner e o papá António Fernandez. Pau nas costas dele.

  2. Esse ai é amigão do FHC, Lula, Dilma, Aécio, Boulos, Marina Silva, Manoela Davila, Randolfe Rodrigues, Ciro Gomes, Haddad, Marcelo Freixo e tantos outros do Foro de São Paulo tão preocupados com vidas.

    1. Concordo com você. Seria um lixo a menos para o Planeta.

  3. Qualquer semelhança com Bolsonaro não é mera coincidência, agem assim os megalomaníacos que só enxergam seus propósitos...

  4. Esse Índio Cocal-Comunista , corrupto e safado, já deveria estar em El Paredón há bastante tempo, debaixo de 100 palmos de terra como comida para os vermes, para nunca mais voltar. Nunca mais!

    1. Esses caras corruptos ( todos) sofrem de abstinência de poder e de roubar o Povo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO