Por que a China deixou de ser o maior fornecedor de bens para os EUA
México e Canadá desbancaram a China e se tornaram os maiores fornecedores de bens para os Estados Unidos entre janeiro e maio deste ano. Nesse período, as importações chinesas caíram 25%. A diminuição da participação chinesa tem explicação mais geopolítica do que comercial. Nas últimas duas décadas, a China ganhou relevância por se apresentar como...
México e Canadá desbancaram a China e se tornaram os maiores fornecedores de bens para os Estados Unidos entre janeiro e maio deste ano. Nesse período, as importações chinesas caíram 25%.
A diminuição da participação chinesa tem explicação mais geopolítica do que comercial.
Nas últimas duas décadas, a China ganhou relevância por se apresentar como um produtor mais barato de bens. Diversas companhias americanas terceirizaram a produção para fábricas na China (foto), em um fenômeno conhecido como "offshore". As cadeias de produção, com isso, ficaram mais globais.
Esse movimento está sendo revertido. "Principalmente depois da invasão russa da Ucrânia, os Estados Unidos acharam melhor, em vez de fazer offshore, produzir um pouco no próprio país, em nações vizinhas ou amigas. É por isso que México e Canadá se beneficiaram um pouco disso", diz o economista Roberto Dumas Damas, professor do Insper.
"Esta é muito mais uma questão geopolítica. Algo parecido está ocorrendo com a Europa, que está sofreu com a escassez de gás natural da Rússia e agora tem procurado parceiros mais amigáveis", diz Damas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcos Roberto Candeias Vieira
2023-07-15 21:50:02Não coloque todos os ovos no mesmo cesto.