Divulgação/STJ

TSE vê falta de provas e abre 3 a 0 contra cassação da chapa de Bolsonaro

26.10.21 22:44

Os ministros Mauro Campbell (foto) e Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral, acompanharam o corregedor Luis Felipe Salomão e votaram contra a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação na campanha de 2018.

Campbell também teceu críticas ao uso das redes sociais para atacar adversários políticos e instituições com fake news feito por Bolsonaro e seus apoiadores, mas enfatizou que “não foram coletados elementos mínimos de provas que autorizem a cassação dos diplomas” de Bolsonaro e Mourão.

Para o ministro, não foi possível comprovar o teor das mensagens disparadas em massa por WhatsApp durante as eleições de 2018, nem o pagamento desses serviços por empresários bolsonaristas e que o então candidato Jair Bolsonaro sabia do suposto esquema ilegal usado em benefício de sua campanha.

O julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e será retomado na próxima quinta-feira, 28. Além de Barroso, ainda faltam votar os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Carlos Horbach.

As ações julgadas pelo TSE foram movidas pela coligação do petista Fernando Haddad, derrotado no segundo turno por Bolsonaro, e acusam a campanha do presidente de se beneficiar de disparos de mensagens de WhatsApp em massa contra adversários. Mais cedo, as defesas de Bolsonaro, Mourão e do empresário Luciano Hang negaram as acusações. O Ministério Público também se manifestou contra o pedido de cassação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Impressionante! Os ministros identificam que crimes foram cometidos, mas como não conseguiram aferir a efetividade das ações criminosas então não houve crime. O Brasil está ferrado! E, ainda por cima, vemos um general do Exército Brasileiro metido nessa trambicagem.

  2. Esse TSE precisa ser extinto, só serve pra cabide de emprego, depois de 3 anos, só agora estão julgando uma eleição? Palhaçada

  3. simples .. a alternativa é o Art 142 da CF do qual acho não escaparemos quando a escória ladravaz da pátria sentir que o povo vai puni-la nas urnas mesmo fraudáveis como afirmam por aí.

  4. Estou gostando do inferno astral do Bozo , acho que a PEC dos precatórios subiu no telhado, vocês compraram a câmara esqueceram do senado, Pachecao, começou a mostrar os dentes, decisão judicial se cumpre !!! Em relação a TSE , ninguém tinha esperança em cumprir a lei!!!O Bozo não ia ser a bola da vez !!!

  5. A análise que faço é que como previsto, o TSE não tem peito para cassar a chapa Bolsonaro/Mourão. Ainda mais sendo um processo movido pelo PT, que também usou a artimanha das fake news. Não faltam motivos para afastar o genocida da presidência, falta vergonha na cara para às nossas instituições, que estão podres? Só vamos melhorar isso, quando elegermos o ex-juiz da Lava Jato Sergio Mor🇧🇷. Até lá meus caro colegas, é sobreviver.

    1. Penso exatamente assim. Precisamos eleger Sérgio Moro Presidente do Brasil- 2022.

  6. Patetas de capa preta. Duvido se esse caso fosse em uma cidadezinha qualquer do interior do país se eles não cassariam a chapa. Tem provas até demais. A chapa Dilmanta e Temer não foi caçada também, porque na época o voto decisivo foi do Beiçola que fez de tudo para não cassar a chapa. São todos farinha do mesmo saco!

  7. Simplesmente, ir a um acampamento acompanhado por capachos , dizer que o PT e uma merda, que nós vamos ficar igual a uma Venezuela, isto é muito pouco para um país como o Brasil seu gados idiotas;Moro não ficou calado este tempo todo , por ser burro , já esteve no ninho do inimigo, foi juiz e foi o único que meteu na cadeia o Molusco Bandido,tirou o discurso da Zambellada traira!!!

  8. 4- O livro do SCARIOTES, está batendo recordes de vendas , aconselho, leiam!!!E Gadolandia vocês vão morrer pelo mesmo veneno que quiseram matar o verdadeiro povo brasileiro, pelo “SCARIOTES”, pois este não tem o rabo preso, só para vocês se assustarem um pouco mais , ontem ele estava com alguns “Generais “ preparando lançamento do livro na caserna !!! Vocês acham que o mundo vai deixar o Brasil ser administrado por um ladrao, louco e burro como este genocida!!!Gados Amestrados Otarios!!

  9. 3-Aí Gados , mais tempos “Estranhos”, esta semana, foi feito acordo de leniência com a CGU, de “28 Milhões de Dólares” com Roills-Royce , graças a equipe da LAVA JATO , o mesmo SCARIOTES , deve ser por que esta empresa inglesa está pagando , fez rachadinha em rio das pedras!! O Brasil só tem desde o Molusco , crescimento “FAMILIAR” até agora em 2021, esperamos 2022, mudar o regime Feudal !!!

  10. 2-Só que este Ministro virou “SCARIOTES”,a equipe da LAVAJATO virou uma meta de vinganca para os políticos vagabundos unidos por quem???Eleitos pelo Bozogenocida e Lulaladrao (Bia, Zambelli,Gleise,,Bibo,Major,,Familicia),durante a pandemia , Juiz Bretas liberou através de apreensões da Lava jato milhões para Pandemia , STF liberou Milhões da Petrobras para RJ apreendidos pela Lava Jato!!!

  11. Este caso já nasceu morto, o Brasil atravessa tempos estranhos!!!A lavajato é massacrada por grampo”ILEGAL “,, o Bozobosta é eleito com discuto de “MENTIRA”,O Lulaladrao é “CONDENADO”,preso cumpre pena, aí vem gravações “ILEGAIS”, ele é solto e , pasmem,absolvido , com apoio do e voto derradeiro de ministro(Kassio), indicado, pelo presidente que tirava foto com livro da Lava Jato na campanha,Indicando Moro para ministro, fora toma la da cá, sem centrão , Guedes dizendo que Moro eras Mudança!!!

    1. Não foi por falta de provas de disparo de Fake News , foi por falta de provas de o Bozo , estar envolvido nos disparos , taokey, vocês acham que o Bozo ia sujar as mãos, vide as rachadinha , até guampa toma , para se proteger!!!

    2. Quem não aceita derrota é o PT , pois perdeu a “TETA”, quem sofreu a “TRAIÇÃO”, foi o povo da Maioria de Honestos brasileiros !!!Quem ganhou Uma “TETA” Nova foi a Familicia taokey!!!Acorda Gado idiota!!!

    3. o que nao falta são provas da ineficiência dessa justica, que consome o dinheiro do povo e só faz procrastinar. País sem controle....

  12. E por acaso alguém esperava o contrário? Só desperdício de tempo e dinheiro do contribuinte para fazer Teatro! Na República bananeira continua tudo como dantes no quartel de Abrantes

  13. EU ROBÔ 😁😆😄😃🐁🐁🐁🐁🐁. HADDAD FOI CONDENSADO POR DISPARO DE FAKE NEWS NA ÉPOCA, A SECRETARIA JOICE E A PTZADA TODA.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO