Câmara dos Deputados

Por autoria da PEC da Impunidade, lideranças do PSDB querem expulsão de Celso Sabino

25.02.21 14:15

Lideranças ligadas à chamada “velha guarda” do PSDB não engoliram o protagonismo do deputado Celso Sabino (foto) no desenho da PEC da Impunidade. O paraense, aliado de primeira hora de Arthur Lira no ninho tucano, responde a um processo perante o Conselho de Ética do partido, mas o procedimento dormita nas gavetas da legenda enquanto o parlamentar é protegido internamente por nomes como Aécio Neves. Adversários de Sabino têm usado a repercussão negativa da PEC para pressionar o diretório nacional da sigla pela expulsão do deputado.

Na noite de quarta-feira, 24, quando a Câmara aprovou a admissibilidade da matéria, o líder do PSDB – o mineiro Rodrigo de Castro, aliado de Aécio – orientou a bancada a votar favoravelmente. No entanto, expoentes tucanos contrariaram a sinalização, a exemplo do paulista Carlos Sampaio, que comandou a bancada até o final do ano passado. Ao todo, 13 parlamentares tucanos – dos 33 que registraram voto – rejeitaram a proposta encampada por Arthur Lira.

Nos bastidores, o mal estar chegou a Bruno Araújo, presidente nacional da sigla, que tenta administrar as rusgas entre diferentes facções tucanas. Há duas semanas, ele peitou o governador João Doria, que tentou lançar seu nome para assumir o comando da sigla. O pernambucano recebeu apoio dos dirigentes da legenda e acabou reeleito.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Kkkkk os coxinhas finge que vão punir e nos fingimos que acreditamos...rs... politicamente podemos culpar 4 entidades pelo puteiro que se transformou a democracia brasileira: Centrão, PSDB, PT e Familia Bozo.

  2. Maioria dos partidos não valem nada e se realmente tivesse um sistema de justiça de verdade, vários partidos ja teriam perdido o privilegio de serem partidos e seriamos com certeza um pais melhor, como o PT ainda não teve esse privilegio cancelado? tudo bagunçado no Brasil. Povo brasileiro acorda!!!

  3. Tempos estranhos. Os constituintes levaram dois anos para aprovar a Constituição e os deputados de hoje a emendam em dois dias, a toque-de-caixa.., tudo em nome da imunidade/impunidade parlamentar

  4. Sempre Aécio e seus asseclas estas gosmas morais tem que ser expulsa do PSDB e Aécio já devia estar fora a muito tempo Dória tem razão

  5. Uma das grandes chagas nacionais é a inércia . A maioria dos políticos só se move quando pressionados . Aí aos solavancos tentam remediar o irremediável .Falta de protagonismo , de compromisso contra quem é useiro e vezeiro de compuscar contra atos atentatórios à coisa pública , à improbidade administrativa e moralidade pública . Vergonha nacional .

  6. No fundo no fundo todos gostam da medida que só é boa pra eles. Eles criam a medida pra proteger os bandidos da casa e eles nesmo votam a favor. Beleza! Voto nulo em 2022.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO