Adriano Machado/Crusoé

Popular no Sul e impopular entre mulheres, mais pobres e nas capitais

27.06.19 15:40

A queda da popularidade do presidente Jair Bolsonaro (foto) apontada na pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27, pela Confederação Nacional das Indústrias, é maior entre as mulheres, entre os que têm até a 4ª série da educação fundamental, os com menor renda familiar e a população do Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

A Região Sul se consolidou como a de maior de popularidade de Bolsonaro, e a única em que mais da metade da população avalia o governo como ótimo ou bom. Entre abril e junho, esse percentual passou de 44% para 52% na região, pela queda do número dos consideram o governo regular, segundo o Ibope.

No Nordeste, o percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo passou de 40% para 47%, enquanto a parcela dos que avaliam como ótimo ou
bom caiu de 25% para 17%. O maior aumento no percentual de ruim ou péssimo foi entre os moradores nas regiões Norte e Centro-Oeste: de 20% para 33%.

A pesquisa do Ibope também mostrou que, mesmo caindo mais em municípios do interior, a popularidade de Bolsonaro continua menor nas capitais.

O percentual dos moradores do interior que desaprovam a maneira de governar do presidente aumentou 11 pontos percentuais, de 37% para 48%, enquanto a aprovação foi reduzida de 54% para 46%, entre abril e junho. Nesse mesmo grupo, 31% avaliam o governo como ruim ou péssimo, percentual que
era 25% em abril. Nas capitais, o percentual dos que classificam o governo como
ruim ou péssimo é maior: 37%.

A aprovação a Bolsonaro caiu mais entre as mulheres do que entre os homens. Em junho, 54% dos homens aprovam a maneira de governar do presidente e 42% desaprovam. Entre as mulheres, 39% aprovam e 54% desaprovam. A confiança no presidente é afirmada por 54% dos homens e
39% das mulheres, enquanto 44% dos entrevistados e 57% das entrevistadas desconfiam de Bolsonaro.

Realizada entre os dias 20 e 23 deste mês, a pesquisa do Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO