Policiais cubanos ameaçam confiscar carros de taxistas em greve
Nesta sexta 7, teve início uma greve inédita em Cuba. Taxistas que trabalham com carros antigos, os "almendrones", iniciaram um protesto silencioso contra um pacote de medidas para controlar os que atuam por conta própria. Os almendrones percorrem linhas fixas pelas cidades e coletam passageiros ao longo do caminho como os ônibus convencionais. Os motoristas...
Nesta sexta 7, teve início uma greve inédita em Cuba. Taxistas que trabalham com carros antigos, os "almendrones", iniciaram um protesto silencioso contra um pacote de medidas para controlar os que atuam por conta própria.
Os almendrones percorrem linhas fixas pelas cidades e coletam passageiros ao longo do caminho como os ônibus convencionais.
Os motoristas estão enraivecidos porque o governo quer que eles depositem seus dividendos em uma conta bancária. O objetivo é coletar impostos.
Alguns que organizaram a manifestação já foram presos, segundo o site 14ymedio. Vários sofrem ameaças. Pela manhã, policiais foram até a casa de taxistas para forçá-los a trabalhar. Quem saiu e está dirigindo se recusa parar para pegar passageiros. Vários carros estão andando vazios em Havana.
Em Cuba, anúncios oficiais sobre concessões para o setor privado sempre são seguidos por uma série de regras e exceções. Na quarta, 5, o governo fez um recuo, dizendo que trabalhadores privados não precisariam mais ter contas bancárias. Detalhe: a liberação não vale para motoristas, para donos de restaurantes, de cafés e de bares e para pessoas que trabalham atividades recreativas ou na construção. Não sobra quase nada.
A ditadura cubana continua não aceitando que seus cidadãos enriqueçam. Na ilha, o discurso oficial é o de que o país não pode ter mais de uma classe social.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Jose
2018-12-08 07:21:31Tem que encurralar estes déspotas de Cuba e Venezuela, retirando de lá diplomatas e condenando os seus regimes. A prática global reduzirá o período de sofrimento daqueles nossos povos irmãos Aqui este procedimento chama-se: Vamos pra rua. De fora pra dentro, todas as nações podem colaborar. A ONU já era. Se valesse um nadinha Luladraopetralha era presidente.
Marcos
2018-12-07 20:52:16Só uma classe social? E os membros do partido são o que? Deve ser o clero. O clero marxista pode, tem e dispõe de tudo e de todos, inclusive de escravos. Socialismo... Igualdade... Só mesmo sendo canalha ou muito idiota para acreditar.
ODILON
2018-12-07 20:37:35Uma pequena grande correção: existem na verdade duas classes, a elite estatal, que tudo fazem e tudo podem, conhecidos na ex Alemanha Oriental como "die Bonzen". E os despossuídos de tudo, ou seja, direito à propriedade, liberdade e tudo mais que é inerente ao cidadão num Estado Democrático de Direito.
Nilson
2018-12-07 19:39:45Ué lá não é uma democracia como dizem os petralhas, que país maravilhoso, é proibido o cidadão ganhar seu dinheiro com o próprio suor e trabalho, mas se for pra dar pro governo ditatorial ai vale. Petralhas, aproveitem, vão pra Cuba a maior democracia do mundo....kkkkkkk
Paulo
2018-12-07 17:44:22A Esquerdalha brasileira vai aderir ao movimento de paralização, ou ao movimento de confisco do calhambeque ???
Vitor
2018-12-07 17:06:59Cuba é um paraíso!! Não sei porque PeTralhas e afins insistem em ficar no Brasil e tirar férias nos EUA e Europa. Deve ser por que está sobrando mufunfa.
Nelson
2018-12-07 16:31:01Em Cuba nao ha desigualdade social. Todos sao pobres! Remem!!!
Clóvis
2018-12-07 16:30:46Esse é o "sonho de igualdade e prosperidade" que o PT / PSOL / PCdoB e coligados tinham para o Brasil???
Ronaldo
2018-12-07 16:03:24Mas tem pelo menos duas, os escravos e os sanguessugas aproveitadores.