Plano de imunização contra Covid-19 prevê 109,5 milhões de pessoas vacinadas em quatro fases
O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira, 1º, o plano preliminar de imunização dos brasileiros contra o novo coronavírus. De acordo com a pasta, a vacinação ocorrerá em quatro fases e o contingente de pessoas protegidas, com a aplicação de duas doses, deve ser de 109,5 milhões. O Plano Nacional de Imunização, PNI, prevê que,...

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira, 1º, o plano preliminar de imunização dos brasileiros contra o novo coronavírus. De acordo com a pasta, a vacinação ocorrerá em quatro fases e o contingente de pessoas protegidas, com a aplicação de duas doses, deve ser de 109,5 milhões.
O Plano Nacional de Imunização, PNI, prevê que, na primeira etapa, sejam vacinados trabalhadores da saúde, pessoas com idade acima de 75 anos, idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e a população indígena.
Depois, será a vez de pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, a imunização vai alcançar pessoas com comorbidades. A quarta e última etapa deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população carcerária.
O projeto foi desenvolvido com base em imunizantes já garantidos pelo ministério por meio do acerto com a Fiocruz e a AstraZeneca e da aliança Covax Facility. A pasta ressalta, entretanto, que o planejamento pode sofrer alterações, a depender de novos acordos de aquisição de vacinas, após regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.
O Brasil já garantiu 142,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio dos dois acordos firmados. No mês passado, o ministério sediou encontros com representantes dos laboratórios Pfizer BioNTech, Moderna, Bharat Biotech (Covaxin) e Instituto Gamaleya (sputinik V), que também possuem imunizantes em estágio avançado de pesquisa clínica, para aproximação técnica e logística.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
ROGERIO
2020-12-02 14:03:50Crusoé me decepcionou, mas gosto de ler os comentários, é tanta burrice que vale o humor idiota
Carlos
2020-12-02 10:58:00o genocida do planalto não está nem ai com o povo , anvisa e minist. da saúde é um puxadinho do planalto , paus mandados , ninguém acredita mais em ninguém , um general que não é medico e um puxa saco do genocida na presidência
MARIA
2020-12-02 06:37:31Chegamos no Século XXI com um SUS não informatizado, uma população que não consegue ser atendida e, por isso, se automedica. Temos um ensino péssimo, que opta por criar rótulos e envia para medicalizacão, os alunos que não aprendem. Tivemos carnaval 3 meses após a notificação do vírus no mundo. Cadeirinhas e cintos salvam vidas em carro particular. Nos coletivos, somos transportados que nem bichos. Institucionalizamos bebês e crianças, sem nenhum constrangimento.Refletir sobre vacina? Para quê?
Ary
2020-12-02 00:04:05É muita gente louca, desinformada e pateta. O Presidente vai deixar o povo sem vacina por causa de birra com o Babaquinha de São Paulo? Me poupe. Tá ficando difícil ler comentários! Para o baile!
MARCOS
2020-12-01 22:12:53Cobaias! Um passo a frente.
NESTOR
2020-12-01 20:30:06não tenho a menor dúvida...tomarei a vacina do Butantã, caso saia primeiro. O Butantã é um instituto da maior credibilidade e quem despreza a capacidade dos chineses é ignorante...
Luciana
2020-12-01 19:56:57O bom é que a bandidagem vai ser vacinada e os trabalhadores, que estão expostos ao virus, não. Onde está, neste calendário, a vacinação do redtante da população? Os jovens que deverão voltar às aulas, por exemplo?
Fernando
2020-12-01 19:55:25O que podemos esperar de um governo negacionista ? Só trabalhadas !! A vacina Oxford que eles contrataram está sob suspeita após anúncio de erro na dosagem com alguns voluntários ! Só nos resta torcer para a Coronavac e ir para SP nos vacinar !!!!
Ana
2020-12-01 19:34:44Faltou a Coronavac que também está em estágio avançado de pesquisa. Espero que deixem a "terra plana" fora desse assunto.