Alan Santos/PR

Pivô de debandada na força-tarefa tirou inquérito de Temer da Lava Jato de SP

05.09.20 08:08

Pivô do pedido de demissão coletiva da Lava Jato de São Paulo, na última quarta-feira, 2, a procuradora Viviane Martinez tirou do acervo da força-tarefa o inquérito que investiga os supostos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht ao ex-presidente Michel Temer (foto).

A investigação é aquela na qual Temer teria recebido ao menos 1,4 milhão de reais da empreiteira por meio do amigo João Baptista Lima Filho, o coronel Lima. Segundo a Polícia Federal, os pagamentos foram feitos em espécie na sede da Argeplan, empresa de Lima em São Paulo.

Para executar os supostos repasses ilícitos a Temer a Odebrecht utilizou o esquema de entrega de dinheiro vivo coordenado pelo doleiro Álvaro José Novis, que distribuiu propina da empreiteira para dezenas de políticos alvejados pela Lava Jato em São Paulo e no Rio de Janeiro.

São as provas obtidas pela PF nesse inquérito sobre Temer, como planilhas, áudios e mensagens, quando o caso ainda tramitava no Supremo Tribunal Federal, que embasam investigações da Lava Jato no âmbito da Justiça Federal e Eleitoral em diversos estados.

Apesar disso, Viviane Martinez entendeu que o caso do ex-presidente não tinha conexão com a operação e o redistribuiu para outro procurador do Ministério Público Federal. Essa foi uma das atitudes da procuradora que desagradaram os integrantes da força-tarefa que pediram demissão nesta semana.

Segundo eles, Viviane desconhecia o teor dos inquéritos e redistribuiu casos da Lava Jato para outros procuradores apenas para reduzir o volume de trabalho. O grupo alegou ainda em manifestação enviado ao Conselho do MPF que ela tentou adiar uma operação deflagrada contra o senador José Serra, do PSDB, e barrar novos acordos de delação premiada.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que sente o brasileiro entre, orgulho e vergonha, esperança e desesperança, gestão pública e corrupção, congresso e troca-troca, judiciário e sacanagem?

  2. Estranho. Ao invés de debandar, o grupo deveria ter apontado os equívocos dessa procuradora e ter pedido a saída dela junto aos órgãos de controles internos do MP.

  3. Na minha opinião tem mesmo é que distribuir esses inquéritos pois está tudo muito moroso. Já fazem quase dois anos que Temer saiu da presidente e nada.

  4. SABE AQUELE RECUO DO MAR PRÉ-TSUNAMI???.... É O MESMO RECUO PROVISÓRIO DOS AGENTES PÚBLICOS HONRADOS, INTELIGENTES, COMPETENTES E ESTRATEGISTAS. OS MARGINAIS QUE AGUARDEM!!!!

  5. O aparelhamento do Estado tem dois propósitos: 1) garantir que o assalto ao erário, o estupro de fundos de pensão e o uso de estatais e paraestatais como vacas leiteiras de caciques políticos ocorram sem alarde e comoção; 2) assegurar impunidade a todos que roubem em escala industrial. A engrenagem, revigorada pelo fortalecimento do SinLarIm, Sindicato de Larápios Impenitentes, expele gente honesta, cuja conduta dificulta formas variadas de peculato, como as Rachadinhas e o Voleibol Sinistro.

    1. Com o iminente sacrifício da Lava Jato nas aras do cinismo e cupidez, fica desprotegido o contribuinte, que a todos remunera, além de quitar faturas inevitáveis, geradas por agentes do (des)governo. Apesar de jogado às baratas, o contribuinte não se desespera. Como Davi Eleitor, poderá usar, novamente, seus seixos e estilingue certeiros para abater os velhos vampiros e zumbis que condenam o País ao atraso. Sempre pronto para votar, o contribuinte não vê a hora de drenar a pocilga da Zumbilândia.

  6. As mulheres do Ministério Público estão decepcionando com o apoio que estão dando ao desmonte do combate à corrupção. Vemos que a corrupção não tem gênero ela é uma questão de caráter.

  7. Faz parte do acordo q as relações tão afáveis de 🤡 com temer já delatavam. Sabia já q tinha algo... Não entendo é, qdo aconteceu o acordo com o psdb..? Acho q perdi algo.

  8. É uma coisa espantosa, intrigante, uma verdadeira estapafúrdia: o temer é um profundo conhecedor de DIREITO CONSTITUCIONAL e autor de ótima literatura a respeito. Como é que pode ser impermeável à legalidade e ter conduta tão incongruente, tão incoerente, tão ordinária, tão obscena, tão criminosa, a respeito de tão sério e consistente conteúdo?????? Vergonha vergonhosa!!!!!!

    1. A gente $abe muiiiiito bem a re$po$ta ma$, ainda a$$im é difícil entender. Em 'tese', ele teria parâmetro$ comparativo$ para entender que crime é coi$a de mente muiiiiito atra$ada e NÃO COMPEN$$A!!!!

  9. Compatriota *Roberto*; quem em tese, indiretamente, controla externamente o MP é o CNMP, o TCU e outros órgãos do Judiciário mas, como ajuntando todos não dá um bom, o MP tem praticamente autonomia plena. Então ocorre o seguinte: quando um procurador é expoente de integridade, honra, inteligência e competência, ele é como o DR. DELTAN MARTINAZZO DALAGNOL porém, quando é um verdadeiro idiota marginal com dono, é como um ""taras"" ou uma ""vividroga"" quaisquer.

  10. Foi “plantada” para liberar corruptos e dar bolas nas costas dos próprios companheiros... Que vergonha, senhora procuradora traidora dos fundamentos de sua carreira e carrasco de seus pares!!!

    1. Isso não é procuradora de fato e sim uma gilmar de saias, está cumprindo bem com a missão que o chefe deu a ela, que é acabar com a Lava Jato e proteger os maiores criminosos do Brasil!!!

    1. Essa gente não está nem aí, só pensam em seus altíssimos salários e benefícios, pagos c/ o nosso dinheiro. Funcionários públicos regiamente remunerados, muitos deles protegendo corruptos que nos roubam. No final, pagamos para ser roubados.

  11. "Acorda amor, eu tive um pesadelo agora....CHAME O LADRÃO, CHAME O LADRÃO"...A LEI E A ORDEM ESTÃO INDO PARA O PAU DE ARARA.

  12. Parabéns Bozistas. Vocês conseguiram fazer o que nem os petralhistas conseguiram: acabar com a lava-jato, libertar corruptos e deixar a boiada passar para destruir a Amazônia, cujo dia é hoje! Bozistas, vocês são a desgraça da humanidade!

  13. Pergunta que não cala: Quem controla o Ministério Público????? Sem controle uma laranja podre no cesto contamina todas as demais...

    1. No máximo, indiretamente, o TCU, o CNJ e outros órgãos do Judiciário mas, como ajuntando todos não dá um bom, o MP tem praticamente autonomia plena.

  14. Esse camarada bandido,escolhido por outro bandido foi para Beirute nos representar.São espelhos da bandidagem e agora se beneficiou de mais este abuso de poder q significa q estão literalmente cag...na nossa cabeça.Até onde e qd vai seguir isto?Vamos ser cúmplices?Ou vamos reagir?Vamos assistir de camarote???

Mais notícias
Assine agora
TOPO