Agência Senado

Pimentel é condenado por tráfico de influência e lavagem de dinheiro

21.11.19 08:58

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais condenou o ex-governador Fernando Pimentel (foto), do PT, a 10 anos e 6 meses de prisão, por tráfico de influência e lavagem de dinheiro. A juíza Divina da Paula Peixoto, responsável pela sentença, considerou que houve o agravante de abuso de poder porque Pimentel usou o cargo de governador para cometer os crimes. O petista é acusado de se aproveitar de um esquema de caixa dois quando foi ministro do Desenvolvimento, no governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.

O ex-governador poderá recorrer em liberdade. O empresário Benedito Rodrigues de Oliveira, o “Benê”, que teria prestado serviços para a campanha de Pimentel ao governo de Minas Gerais em 2014 e ajudado no esquema, foi condenado a oito anos de prisão.

Outros condenados no processo foram o sociólogo Marcos Coimbra, do instituto de pesquisas Vox Populi, e o empresário Márcio Hiran Novaes. Pimentel e os demais réus terão os direitos políticos suspensos depois do trânsito em julgado da condenação. O advogado do ex-governador, Eugênio Pacelli, informou que irá recorrer.

O processo está ligado à Operação Acrônimo. Segundo da denúncia do Ministério Público Estadual, a partir da investigação conduzida pelo Ministério Público Federal, Pimentel usou os serviços de uma gráfica na campanha eleitoral de 2014 sem declarar os valores e recebeu vantagens indevidas de Bené, proprietário da empresa. Os investigadores também concluíram que a campanha do petista recebeu verbas de modo irregular do Vox Populi.

Em delação premiada, Bené contou que Pimentel cobrou 4,25 milhões de reais em propinas do grupo JHSF, responsável pelo aeroporto Catarina, em São Roque, na Região Metropolitana de São Paulo. O valor teria sido usado como compensação pelo lobby que Pimentel fez para que o grupo pudesse operar o aeroporto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fique tranquilo Pimentel, não vai acontecer nada com você. Cadeia neste país é só pra pobre. Pode continuar gastando livremente a sua fortuna, só não esqueça de deixar separada a parte dos seus advogados.

  2. Ladrão ordinário. A única coisa "menos ruim" que este fdp fez foi convencer a anta a se candidatar só senado, achando que ela iria ajudá-lo a se eleger. Nós, mineiros, varremos os dois daqui!

  3. Aaaaaaarrrrreeeeee!!!!! Finalmente!!!!! Pesarosamente a pena é muiiito leve.... Tomara que, quando completar 10 anos, o diabo o carregue para que ele se sinta "em casa" e, "ressocializado".

    1. Nunca vai ficar preso. Só seria se fosse pobre e não pudesse recorrer indefinidamente ao judiciário.

    1. Que nada, Barros! Até acontecer o jus sperniandi, o gilmal mentes estará em cana também. Há um forte odor de toga queimada no ar....está sentindo???....

    1. Lembra que esse bandido se salvou pelo digníssimo desserviço de Adalclever Lopes que não deixou o mesmo ser cassado. Minas teria outro destino e o pior do esgoto político não tivesse intervindo!!!

    2. Tudo que ele fez estava sob a proteção da "presidenta" sua aliada e amiga desde muitoooo tempo !

  4. Fico feliz com a investigação e com a condenação mas com tanta impunidade e sem perderem a liverdade com os recursos todo o efeito fica diluído .

  5. Nunca vai ser preso. Constituição feita por bandadidos, e para proteger os bandidos que estão nas duas casas em Brasilia. Se roubarem muito, não faltará dinheiro para se defenderem.

  6. A maior ORCRIM do mundo liderada pelo nove dedos e seus membros como este governador PTista de Minas roubaram o país, institucionalizaram a corrupção e tudo fazem e fizeram para se manter no poder a qualquer preço, inclusive doutrinar jovens estudantes e idiotas de carteirinha que apoiam estes ladrões.

  7. Se não houver a mudança na Constituição, com o nosso cipoal processual, que permite inúmeros recursos protelatórios, quem tem dinheiro para pagar bons advogados terão seus crimes prescritos.

    1. O povo é enganado!! Condenado mas nunca vai ser preso. Nossa constituição foi escrita por uma gangue igual a que está hoje ocupando Hoje as duas casas em Brasília. Só fazem leis para proteger seus atos de Corrupção e uso do nosso DINHEIRO.

  8. Mais um condenado. Será que vai sobrar algum petista sem condenação? Ficar preso vai ser difícil com o apadrinhamento de parte do STF.

Mais notícias
Assine agora
TOPO