Agência Brasil

PIB pode ser pior que o previsto pelo mercado

13.07.19 14:30

O boletim Focus que é divulgado pelo Banco Central (foto) todas as segundas-feiras vem mostrando uma expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto cada vez menor. O boletim é feito a partir de projeções das instituições financeiras.

A última previsão é de 0,82% de alta. Mas o economista Marcel Balassiano, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, alerta que, se for levada em conta a tradição recente, o desempenho concreto do PIB poderá ser pior do que o previsto.

Balassiano fez uma comparação entre a taxa real de crescimento do PIB dos últimos 20 anos e as expectativas de mercado, de acordo com o boletim Focus, no final do primeiro semestre em cada um destes anos.

Em 13 anos, a alta do PIB ficou acima do esperado. Em seis deles, o crescimento real foi menor do que a expectativa do mercado. Somente em 2011 as projeções foram iguais ao PIB projetado pelo Focus no fim do primeiro semestre.

O problema é que em três dos últimos cinco anos, a atividade econômica teve um desempenho pior do que o previsto no primeiro semestre. “Se seguirmos a trajetória das últimas 19 semanas, e a tendência predominante recentemente de superestimação, o PIB de 2019 deverá ser menor ainda do que 0,82%”, opina o economista, no estudo publicado no blog do Ibre.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tem gente que ainda se apega ao passado (Lula, Dilma, Temer), para justificar a estupidez dos Bolsonaros, como se fossem competentes e sérios. Mesmo se não tivessem existido o Lula, a Dilma, e o Temer, os Bolsonaros continuariam a ser um desastre. Só os imbecis não veem isso. Exorcizam a merda anterior e elogiam a merda atual. Idiotas.

    1. O Cretino, exagerando em suas cretinices...O Cretino é do Novo, senhoras e senhores.

  2. O PIB melhora se a confiança do mercado aumentar, com as reformas da previdência e tributária, principalmente. Como reforma é sempre um "parto complicado", a tendência é um PIB menor em 2019, mas um aumento significativo em 2020, se o cenário internacional não atrapalhar.

  3. A urubuzada de esquerda aproveita. kkk. A implementação da agenda liberal vai produzir seus frutos é uma questão de tempo. A urubuzada não pode esquecer do tremendo déficit deixado pelos governos anteriores.

  4. Com à reforma da previdência sendo aprovada e se colocarem uma mordaca no Bolsonaro por um mês , acho que está expectativa muda !!

  5. Jose tem memória de polvo, seus comentários levianos só mostram o seu mal caráter e fanatismo. Chora seu peteba inveterado!

  6. Asno Jose e suas intervenções vitaminadas por ódio e falta de visão sistêmica. Análise simplista e imediatista é o que o asno Jose faz melhor.

  7. Quanta ignorância em uma pessoa só. A economia global está descendo agora como nunca seu Bozista. A economia do Brasil é a única que não cresce porque temos um presidente idiota que gasta toda a sua energia com assuntos banais e deixa o que é de mais importante de lado. Acabou de mutilar a registam da previdência do próprio ministro, mutilou nossas relações com outros países e ainda mutilou nossa credibilidade como nação. Tudo isso em seis meses. Neste ritmo, nos afundará até o final do ano.

  8. Como qualquer pessoa inteligente sabe, o único culpado desta situação chama-se Jair Bolsonaro. Assumiu o governo sem agenda alguma para recuperar a economia. Pior, atrapalhou tudo o que já tinha sido feito pelo Temer. Se o capitão tivesse ficado calado, o país cresceria 2.5% sem problemas. Entretanto, a anta faliu besteiras, se aliou aos teraplanistas e afastou todos os nossos amigos. Agora, Bozistas, vocês terão que vender o almoço para comprar a janta.

    1. Juro que não sei o que fazem nesta revista alguns responsáveis por comentários sofríveis abaixo... Estão desperdiçando vosso dinheiro... Assinem a Veja, a Folha... Lá, vão achar seus pares

    2. Jose, esperneia, grita, morde a fronha à noite, e quando consegue se levantar, aparece pra destilar sua ignorância. O famoso piada pronta. Ainda arrumou um tal cretino pra aumentar nossa alegria. Talvez comam capim por gosto, mas creio que ainda podem ser curados, talvez com um pouco de leitura do terraplanista guru da Virginia. Kkkkk

    3. Ah, ta. Lula, Dilma, Temer, Aecio et caterva não tem responsabilidade alguma nesse baixo crescimento. Colocar a culpa no atual presidente é uma canalhice do tamanho da roubalheira dos citados.

    4. Bruno. A economia cresceria por default sem o bolsonaro. Isto é fato. O resto é besteirol. Sobre a aninha, o único plus size dela (e) é a burrice. Como zurra essa aninha.

    5. Falou o especialista grande especialista José. Que será ele fosse Ministro da Economia ou melhor, presidente. Em um mês o país estaria em pleno emprego.

    6. Tem que ser Cretino para se alinhar aí asno Jose.

    7. É necessário ser um Cretino, para acreditar em Jair Bolsonaro e Filhos; o supra sumo da ignorância, estupidez e baixo nível. Uma família toda apedeuta. Jair está nivelando o país por baixo, muito baixo mesmo. A economia está em frangalhos e ele ainda quer dar mais uma boquinha para o despreparado e idiota do filho Eduardo, e ainda cuidar de seu curral eleitoral (policiais, etc...). Um péssimo presidente. E ainda faltam 3 anos e meio para aguentar esse ignorante brega. Pobre Brasil.

    8. Rodrigo zurrando. Incapaz de argumentar, zurra. Argumentar deve ser mesmo difícil mesmo para alguém cujo mundo restringe-se ao Facebook do capitão.

    9. Alguém não pode ser um burro ainda é não ser pago. Deve ser profissional.

    10. Bozistas abaixo zurrando. Como zurram os bozistas. Não descobriram ainda que a Dilma não é mais presidente, não descobriram ainda que entre as duas bestas (Dilma e Jair) houve o ladrão do Temer e parece que não descobriram ainda que o Messias é presidente. Como aparentemente não sabem de nada, basta aos bozistas zurrarem. Como zurram os bozistas. O país em frangalhos e os Bozistas zurrando.

    11. Esse, ou essa Jose deveria comentar no Inteceptador, mas ok, é bem vindo(a) aqui. Precisamos relaxar rindo com algumas bostas que esses(as) esquerdopatas escrevem

    12. Anta? Refere-se à Sra. Presidenta Dilma Roussef? Fodeu o país: JB talvez foda. Lula chefe da ORCRIM comungado com outros do mesmo covil e presos em Curitiba foderam de fato

    13. Vamos combinar que se de um lado tem o Jair falando bobagem do outro tem o Jose. A competição tá dura e vamos continuar assistindo entusiasmados!!!!

  9. O país está sem comando. Esse presidente está mais preocupado com assuntos polêmicos do que a trabalhar. Prestem atenção à sua agenda! Não tem nada que se aproveite. Essa reforma da previdência é obra exclusiva do congresso, e a mídia já está de amores com o Rodriguinho Nhonho, estamos perdidos, senhores!

    1. Esquecenos que em 2014, no inicio da crise, falava-se em 1 década perdida. E eu lembro bem, quem falava isso era criticado e taxado de pessimista, meus familiares me atacavam! Na verdade, quem falava em uma década era otimista, mas o povo não gosta de encarar a realidade! Isso é consequência de 14 anos de PT. No mundo inteiro é assim quando governos “esquerdistas” ficam muito tempo no poder. E ainda tivemos 8 anos FHC antes do PT pra preparar o terreno! Que Deus esteja conosco!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO