Gustavo Lima/STJHumberto Martins chegou a Brasília pelas mãos de Renan

PGR vê risco de prisão de procuradores e pede suspensão de inquérito do STJ

26.03.21 18:16

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta sexta-feira, 26, que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, reconsidere decisão anterior e suspenda um inquérito aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins (foto), para investigar procuradores ligados à Lava Jato. O órgão citou a possibilidade de prisão de integrantes do Ministério Público Federal.

Martins instaurou o inquérito de ofício — por conta própria, sem requisição do Ministério Público — em fevereiro, para apurar “suposta tentativa de intimidação e investigação ilegal de ministros da corte” pela Lava Jato após a divulgação de mensagens hackeadas de Sergio Moro e de procuradores da operação.

Na manifestação enviada ao STF e classificada como “urgente“, o subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá cita matéria veiculada pelo jornal O Globo sobre supostos planos de Martins de decretar medidas de busca e apreensão contra procuradores.

Adonis afirma que a reportagem somente “reforça uma realidade inafastável“, alegando que “a adoção de medidas invasivas é um passo esperado no tipo de apuração em curso“. “Sobre o perigo da demora, após ter obtido todo o material da Operação Spoofing, o Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça pretende decretar medidas invasivas, entre elas busca e apreensão, caminho natural, repita-se, do tipo de apuração em exame. Registre-se, inclusive, que não se pode descartar o afastamento judicial de membros do Ministério Público Federal e até prisão“, completou.

O subprocurador-geral da República ainda diz que eventuais medidas cautelares causarão “forte abalo ao Estado de Direito“. “Sinalizará, para toda sociedade, que provas ilícitas podem ser empregadas para investigar e punir (contra toda pacífica construção histórica do Supremo Tribunal Federal). Vindo do Presidente do Superior Tribunal de Justiça, será um incentivo para membros do Ministério Público, integrantes do Poder Judiciário e autoridades policiais em todo o país“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O curioso disso tudo, é que o presidente do STJ, além de ele próprio instaurar o inquérito, ainda se intitula de relator, aliás, relator de.encomenda dele mesmo.

  2. Quanta sujeira nesse judiciário... enojada com tudo isso. O Brasil, com um STF composto por bandidos, é o único País onde o bandido fica solto e os mocinhos sendo caçados para a prisão. Inversão total de valores. Desejo ardentemente que Gilmar Mendes e seus cúmplices MORRAM o quanto antes. 🤮🤮🤮🤮🤮💐🤮💐🤮🤮🤮🤮

  3. .Ainda estamos sob o domínio dos coronéis, as corporações são intocáveis, para o membro do judiciário ser processado, somente se for pego com a boca na botija. É o velho ditado: manda quem pode, obedece que tem razão. Simples.

  4. Não mexam contra nenhum filho(a) meu; mulher minha; sobrinho(a); etcs...que enriqueceram vertinosamente sem devido mérito, diga-se de quaisquer Presidente de qualquer finalidade pública defensor de nepotismo direto; cruzado ou de qualquer outra forma de prevaricação de cargo eletivo.

  5. Está mais do que na hora de Sergio Moro mostrar algo mais do que um texto recheado de marasmo analítico. Um juiz de Lava Jato deve ter muito mais a dizer. Está ficando com a imagem de vaselina.

    1. Concordo. O momento é de cautela. Sérgio Moro está fazendo a coisa certa!!!

    2. Cobrar do Moro, que no momento precisa defender-se do STF e da classe política ao mesmo tempo, é mais fácil do que orquestrar qualquer mobilização social pelo que consideramos correto.

  6. Essa crusoe não descobre mais nada e só da notícias ruins. É muito deprimente ver essas notícias . O Terra é mais animador .

  7. Se isso ocorrer, as provas ilícitas (fruto da árvore envenenada) passará a valer. Teremos total instabilidade jurídica. O Caos será instalado. Prendam-se os heróis e soltem-se os bandidos. Entre os bandidos estão filhos da mãe.

  8. Parabéns pelo comentário, PAULO!!! Perfeito. 👏👏👏👏👏👏👏👏. Penso que nos livraremos do mecanismo. Como a Economia, a LAVAJATO também é FÊNIX. Daí estarem esperneando e atacando com a força máxima. Eles sabem disso.

  9. Quem no Brasil ainda acredita na justiça, é um tremendo idiota. A Lava Jato chegou perto demais do Sol, tal qual Ícaro, e o MECANISMO derreteu às suas asas. Para combater o MECANISMO, composto por bandidos da política, do judiciário e do empresariado, só sendo bandido também. Esses bandidos ñ tem limites. Se usarem mensagens hackeadas criminosamente, vamos ver se os brasileiros têm sangue de barata. Se vale tudo. Vale tudo para todos. A Deep Web aguarda a decisão das putas. O jogo agora é bruto.

  10. PARCEIRO DO BEÇOLA!! QUANDO A INVESTIGAÇÃO ATINGE ESSES BANDIDOS A INTIMIDAÇÃO É A REGRA PARA TENTAR ESCONDER A SUJEIRA.

  11. Chega de impunidade, chega de autoritarismo e de proteção a essa casta politico jurídica que atuam como imperadores e donos do 🇧🇷. Na verdade por tudo que ele tem feito sugiro o Senado entrar em cena e investigar e tomar os devidos procedimentos. Eu pessoalmente não tenho confiança nesse Juiz. Ele esta parecendo o Minto, faz tudo para protejer o filhote, que super jovem, ja esta milionários atuando como advogado, outro caso Ronaldinho dos negócios, tem q investigar isso okay 🕵🏻‍♂️💰🚔👮🏽‍♀️

  12. Será a coroação de criminosos, desde os hackers até Lula - que, no mínimo, incentivou o cometimento de crime ao pedir, numa entrevista da cadeia, uma "delação premiada contra Moro e Dallagnol".

    1. Demônios do stf . De deuses não tem nada. Vamos as ruas ainda.

    2. Terão seu julgamento. Deixe acabar a pandemia . Esses vagabundos vão ver a força e a ira do povo . Saiam às ruas , gilmares polacos e . 1mbertos

Mais notícias
Assine agora
TOPO