PGR pede ao STF investigação de Bolsonaro por atos antidemocráticos
A PGR pediu ao STF a inclusão de representação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) no Inquérito 4.921, que apura a instigação e autoria intelectual dos atos antidemocráticos que resultaram em episódios de vandalismo e violência em Brasília no último domingo (8). Assinada por membros do MPF, a representação sugere que, ao postar vídeo no...
A PGR pediu ao STF a inclusão de representação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) no Inquérito 4.921, que apura a instigação e autoria intelectual dos atos antidemocráticos que resultaram em episódios de vandalismo e violência em Brasília no último domingo (8).
Assinada por membros do MPF, a representação sugere que, ao postar vídeo no dia 10 de janeiro questionando a regularidade das eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro teria feito incitação pública à prática de crime (art. 286 do Código Penal). A postagem foi apagada após a veiculação, no dia 11 de janeiro.
Segundo o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, a representação faz alusão a fatos que já são alvo de apuração no âmbito do Inquérito 4.921. Para ele, ainda que a postagem tenha sido feita após os episódios de violência e vandalismo, as condutas apontadas devem ser investigadas. “Não se nega a existência de conexão probatória entre os fatos contidos na representação e o objeto deste inquérito, mais amplo em extensão. Por tal motivo, justifica-se a apuração global dos atos praticados antes e depois de 8 de janeiro de 2023 pelo representado”, afirma o sub-PGR.
Além da juntada da representação ao inquérito, Santos solicita que seja expedida ordem imediata ao provedor de aplicação Meta, para preservação do vídeo postado e apagado no perfil do ex-presidente na rede social Facebook.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Maria
2023-01-15 10:23:53Vamos todos fazeruele que o Brasil vai virar o País das Maravilhas!!! (para o ladrão de nove dedos, claro!!!…)
Amaury G Feitosa
2023-01-15 08:26:21Por que o oportunista Aras desembarcando de mala e cuia no barco da PeTralha não manda investigar o 9D e seu sinistro DinoSAURO por clara facilitação das invasões e gravíssimo crime de prevaricação isto no mínimo pois também houve óbvia incitaçáo à violência ... o país é hoje um lixão fétido e infecto que a quadrilha nos enfia goela abaixo como "dedocracia" e sem receio afirmo isto vai acabar mal ... juízo senhores!
Eduardo
2023-01-14 09:41:02Apareceu a margarida! É pura mariposa a atual PGR, e’ só aparecerem luzes novas. A queimada vai pro buque. Qtos atos de violência aa democracia foram cometidos pelo patrocinador do procurador geral, agora luloptista numa volta aas origens.
luiz antonio - rj
2023-01-14 06:13:52É boi e burro. Pregou um golpe, queria fechar o congresso e o stf. Mas abortou a primeira e única iniciativa que poderia salvar a nossa mambembe democracia, a CPI DA LAVA TOGA. Depois foi só fanfarronice do "acabou, p0rra!" "tenho provas de fraude e fragilidade das urnas" e outras b0stas +
ANTONIO
2023-01-13 20:31:22sEM DÚVIDA, bOLSONARO Sem dúvida, Bolsonaro foi o incentivador dos ataques bolsonentos em Brasília, seja por incitação, seja por omissão.