PGR defende a condenação de Daniel Silveira por ataques ao STF
A Procuradoria-Geral da República se manifestou, nesta quinta-feira, 7, a favor da condenação de Daniel Silveira em razão das ameaças feitas pelo parlamentar a ministros do Supremo Tribunal Federal. Em parecer de 33 páginas, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, defende a condenação de Silveira por crimes contra a segurança nacional, além de...
A Procuradoria-Geral da República se manifestou, nesta quinta-feira, 7, a favor da condenação de Daniel Silveira em razão das ameaças feitas pelo parlamentar a ministros do Supremo Tribunal Federal. Em parecer de 33 páginas, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, defende a condenação de Silveira por crimes contra a segurança nacional, além de grave ameaça a integrantes do Judiciário.
Silveira foi preso por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes em 16 de fevereiro deste ano, depois de gravar e divulgar um vídeo onde xinga e faz ameaças a membros da corte. O plenário do Supremo referendou a prisão no dia seguinte. Dois dias depois, em 19 de fevereiro, foi a vez de a Câmara dos Deputados confirmar a prisão em flagrante do parlamentar, que permanece detido deste então.
Em seu parecer, o vice-procurador disse que o deputado não pode se valer do argumento da liberdade de expressão para ameaçar autoridades. Ele defendeu a condenação do deputado, por três vezes, pela prática do crime previsto e punido pelo artigo 344 do Código Penal, que trata do uso de violência ou grave ameaça com a finalidade favorecer interesse próprio ou alheio em processo judicial, policial ou administrativo. A pena para esse crime pode variar de um a quatro anos de prisão.
O procurador também opinou pela condenação de Silveira pelo artigo 23, da Lei n. 7.170/1983, que define penalidades para crimes contra a segurança nacional. A pena, nesse caso, também pode chegar a quatro anos de detenção. “As intimidações foram realizadas diante de centenas de milhares de seguidores, com o uso de violência e graves ameaças contra os magistrados responsáveis, à época dos fatos que deram origem a esta ação penal, pelo exame do Inquérito n. 4828/DF, que tramitou perante o Supremo Tribunal Federal e visava apurar a organização e o financiamento de atos antidemocráticos”, diz trecho do parecer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARGARIDA
2021-10-11 10:09:36João, o que você está fazendo aqui? Seu lugar é no "cercadinho" do bolsonaro.
Robinson
2021-10-08 15:30:53Só ele pensou que seria ajudado pela família presidencial. Que servia de exemplo para os bajuladores palacianos.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-08 14:07:14VERGONHOSO um procurador da República ser tão ridículo e capacho . o deputado cometeu crimes mas deve ser punido por quem de direito NUNCA pela Corte Talibã estupradora tas das leis.
NEWTON JOSE DOS SANTOS
2021-10-08 00:00:32Se ele fosse petista com certeza estaria livre. Vi deputados do pt fazendo pior e nunca levaram bronca. E antes que me condenem digo e afirmo voltei em Lula, voltei em Dilma e não voltei em Bolsonaro. Meu deputado chama -se NULO
Sillvia2
2021-10-07 22:39:00Bozista aloprado, seguidor cego de um líder maluco, colhe a tempestade dos ventos que plantou… e não se fala mais disso nem nas motociatas, nem no palácio.
Odete6
2021-10-07 22:38:04É de extrema estupidez atacar a 'existência da Instituição'. Mas, ao contrário, seria um serviço de extrema utilidade pública, aí sim, criticar severamente os maus elementos da corvolândia e a ausência de normas de controle interno que expurguem os péssimos elementos, assim como a inércia do Senado em relação a esse aberrante e revoltante fato!!!!
Leonardo
2021-10-07 21:59:02Democracia em risco, com apoio da população dividida, votamos mal e somos cegos democráticos.
José
2021-10-07 20:37:13A idiotice deste cretino chega às raias da ignorância. Agora peça ajuda ao cretino do Bolsonaro e aos carlhodas de seus filhos. Nesta situação nem Reza e água benta salva este babaca. O que tem de tamanho tem de burrice.
Jose
2021-10-07 20:13:05Kkkkkkkk. O idiota fez o que o Bozo pregou e agora nem o Aras o ajuda. Muares bozistas só servem mesmo para isto! Como são tapados!
MENEZES88
2021-10-07 20:09:34BOI DE PIRANHA🤣🤣👊