PF prende Fuminho, braço direito de Marcola

13.04.20 14:18

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira, 13, o traficante Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho (foto). Integrante do Primeiro Comando da Capital, o PCC, ele era o criminoso mais procurado pelas autoridades brasileiras por ser considerado o braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

A prisão foi em Moçambique, país africano onde Fuminho estava foragido. Fuminho ganhou o noticiário em 2018 após ser acusado ser o mandante do assassinato de duas lideranças do PCC, Rogério Jeremias de Simone, Gegê do Mangue, e Fabiano Souza, o Paca. Os dois foram mortos no Ceará.

Além disso, nos últimos anos, segundo investigadores, Fuminho esteve à frente de diversos planos para libertar Marcola, líder máximo do PCC.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. SINCRONIZANDO-SE as AÇÕES, não haveria pq o DESFECHO ESPERADO não se CONCRETIZAR. Seria MAIS do que o inicialmente IMAGINADO, mas SEM DÚVIDA o MÍNIMO que o Brasil precisa para que os CIDADÃOS possam TRABALHAR e VIVER sem serem ACHACADOS ou SABOTADOS.

  2. Não parece ser IMPOSSÍVEL que as GERAÇÕES FUTURAS tenham um FUTURO MUITO MENOS SOMBRIO do que se pinta atualmente e que seus ANTEPASSADOS tiveram. E dado que o TREM JÁ SAIU DA ESTAÇÃO, nem mesmo um PERÍODO LONGO seria necessário para isto. A QUARENTENA nem precisaria durar mais do que o ESPERADO, desde que fossem ADOTADAS as MEDIDAS PÓS-QUARENTENA (ATAQUE à CORRUPÇÃO e ao CRIME ORGANIZADO) e houvesse uma RETOMADA GRADUAL e CONTROLADA.

  3. Além disto, se o MECANISMO DE TRANSMISSÃO for EMPERRADO, isto tb significa que o ELO DE PRODUÇÃO será IMPACTADO pela QUEDA DE RECEITA. Em suma, há uma OPORTUNIDADE ÚNICA para que o CRIME ORGANIZADO seja CEIFADO em NÍVEL GLOBAL com os PAÍSES MAIS SUBDESENVOLVIDOS sendo os que COLHERIAM o MAIOR BENEFÍCIO MARGINAL. Além do mais, se houver um ESFORÇO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, um ARCABOUÇO MAIS ADSTRINGENTE poderia INIBIR o RESSURGIMENTO do MERCADO NEGRO DE ENTORPECENTES.

  4. Inclusive, há todo o INTERESSE dos MERCADOS DE ALTA RENDA (EUROPA e EUA) de darem TOTAL APOIO aos PAÍSES DISTRIBUIDORES (Brasil e México, sobretudo). Como as COMMODITIES precisam de DISTRIBUIDORES para chegar aos MERCADOS DE ALTA RENDA, caso eles venham a ser ERODIDOS pelo PODER PÚBLICO, isto significa que os MERCADOS DE ALTA RENDA serão BENEFICIÁRIOS INDIRETOS da DEBACLE dos DISTRIBUIDORES. Sem estes, muitos ATACADISTAS e VAREJISTAS simplesmente desapareceriam nos MERCADOS DE ALTA RENDA.

  5. Considerando-se o CARÁTER GLOBAL e SISTÊMICO da QUARENTENA, a OFERTA está sendo ABATIDA em todas as frentes. Por exemplo, no Brasil o PCC estaria sendo ATINGIDO tanto no CENÁRIO INTERNO quanto EXTERNO, o que no LONGO PRAZO o colocaria numa SITUAÇÃO PERICLITANTE. Se com isto as FACÇÕES ainda se envolverem em CONFLITOS por PARTICIPAÇÃO DE MERCADO, estarão só GASTANDO ENERGIA e RECURSOS ESCASSOS que farão falta depois. Diante disto, cabe ao ESTADO esperar o MELHOR MOMENTO e se LANÇAR ao ATAQUE.

  6. Certamente há FORMAS de se ACOMPANHAR a "SAÚDE" do ELO DE PRODUÇÃO da CADEIA enquanto os ELOS ATACADISTAS e VAREJISTAS são DESBASTADOS ao MÁXIMO para REDUZIR as RECEITAS DO TRÁFICO. É claro que este PROCESSO seria MELHOR ainda se o ELO DE PRODUÇÃO tb fosse ATACADO e além do IMPACTO do CHOQUE NEGATIVO DE OFERTA, eles ainda sofreriam um SEGUNDO IMPACTO que serviria para ACELERAR à INVIABILIDADE FINANCEIRA do CULTIVO DAS COMMODITIES.

  7. Isto é, desde o ANO PASSADO já há um PROCESSO de ENFRAQUECIMENTO do MERCADO NEGRO DE ENTORPECENTES no Brasil, some-se a isto a QUARENTENA. Diante disto, não haveria um APROFUNDAMENTO do PROCESSO DE ENFRAQUECIMENTO? Se diante deste, com as FACÇÕES BAQUEADAS, houver uma NOVA INVESTIDA CONTRA elas, qual é o TAMANHO DA PORRADA na PERDA DE MERCADO? Isto não vai BATER lá nos PRODUTORES? A QUARENTENA não pode ser PROLONGADA por MAIOR TEMPO e ser GRADUALMENTE CONCLUÍDA?

  8. ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS tem FOLHAS DE PAGAMENTO para manter, incluindo os SUBORNOS que eles pagam aos AGENTES DE ESTADO CORRUPTOS. Se a CAPACIDADE FINANCEIRA cai, como é que eles vão PAGAR PROPINA e SUBORNOS? Se em PARALELO a isto, as POLÍCIAS e o JUDICIÁRIO passarem por um PROFUNDO PROCESSO DE LIMPEZA, como é que o TRÁFICO conseguiria retornar à SITUAÇÃO ANTERIOR à QUARENTENA? Neste NOVO NORMAL não haveria um NOVO NÍVEL DE OFERTA INFERIOR ao ANTERIOR à QUARENTENA?

  9. Além do mais, os PRODUTORES poderiam PARALISAR a PRODUÇÃO e esperar o MERCADO retornar, mas ainda assim, eles estariam tendo uma PERDA DE RECEITA, mesmo que de CURTO PRAZO. Mas qual é a CAPACIDADE FINANCEIRA deles para SUPORTAR a PARALISIA DOS NEGÓCIOS? E dado o ENFRAQUECIMENTO de DISTRIBUIDORES e FORNECEDORES (ATACADISTAS e VAREJISTAS), a PERDA DE PODER ECONÔMICO deles não os torna MAIS SUSCETÍVEIS às AÇÕES DO ESTADO DE COMBATE AO NARCOTRÁFICO?

  10. Portanto, para DISRROMPER completamente o ELO DE PRODUÇÃO DA CADEIA, 1 ANO DE BAQUE na OFERTA parece ser SUFICIENTE, mas manter a QUARENTENA por 1 ANO não parece RAZOÁVEL. Contudo, há que se CONSIDERAR qual seria a PRÓXIMA COLHEITA? Após ela, haveria então um PRAZO de 6 MESES até a PRÓXIMA COLHEITA. Assim, o PRAZO seria MENOR do que 1 ANO, mas é RAZOÁVEL supor que o PROCESSO DE PRODUÇÃO não seja tão COMPARTIMENTADO assim, pois a DISTRIBUIÇÃO precisa ser FRAGMENTADA ao longo do tempo.

  11. Dentro disto, qual é a VARIÁVEL que se torna RELEVANTE para se entender quando é que o CHOQUE DE OFERTA causaria uma DISRUPÇÃO na CADEIA? O PERÍODO DE CULTIVO das COMMODITIES PSICOTRÓPICAS. Tanto no caso da MACONHA (https://www.growroom.net/tempo-para-colheita-de-um-cultivo-de-maconha/) quanto no da COCAÍNA (https://www.ncjrs.gov/pdffiles1/Digitization/132907NCJRS.pdf), poderia se colocar o PRAZO MÉDIO DE CULTIVO como sendo em torno de 6 MESES.

  12. Pois se há um CHOQUE NEGATIVO DE OFERTA no ELO FINAL, este REPERCUTIRÁ por toda a CADEIA até chegar nos PRODUTORES. Se há EXCEDENTE DE PRODUÇÃO diante da QUEDA DE DEMANDA, não há pq os PRODUTORES disputarem DISTRIBUIDORES, pois haveria um MONOPSÔNIO OU OLIGOPSÔNIO, quem tem o DOMÍNIO DA RELAÇÃO DE COMÉRCIO são os COMPRADORES não os VENDEDORES. Portanto, dada a ESTRUTURA DO MERCADO, um CHOQUE NEGATIVO DE OFERTA MAIS PROLONGADO bateria direto nos PRODUTORES em algum momento.

  13. Como INTERMEDIÁRIO, o PCC seria DISTRIBUIDOR na ROTA DE TRÁFICO INTERNACIONAL que iria para EUROPA e ÁFRICA, enquanto no MERCADO BRASILEIRO ele atuaria como DISTRIBUIDOR, ATACADISTA e VAREJISTA. Pois bem, diante deste CENÁRIO, há um ELO ESPECIAL da CADEIA: os PRODUTORES. Eles estão no INÍCIO da CADEIA e estão praticamente ALIJADOS dos outros ELOS dela. Se nos ELOS FINAIS a DISPUTA é na BASE DA VIOLÊNCIA, nos ELO dos PRODUTORES é RAZOÁVEL que ele seja MENOS SANGRENTA em caso de QUEDA DE DEMANDA.

  14. Os DISTRIBUIDORES seriam o PONTO DE CONEXÃO entre PRODUTORES e os ATACADISTAS, sendo que em alguns casos pode se esperar quem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA atuasse tanto na DISTRIBUIÇÃO quanto no ATACADO (que seria o CASO dos CARTÉIS MEXICANOS no PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DAS COMMODITIES para o MERCADO AMERICANO, sendo que eles teriam algum TERCEIRIZADO ou PREPOSTO LOCAL atuando no CONTATO DIRETO com os PRODUTORES). Há ainda o exemplo do PCC, que atua na DISTRIBUIÇÃO, ATACADO e VAREJO.

  15. A CADEIA poderia ser SEPARADA em pelo menos PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, ATACADISTAS e VAREJISTAS (estando estes dois ÚLTIMOS ELOS DA CADEIA). O CHOQUE DE OFERTA se daria de FRENTE PARA TRÁS, começando PRIMEIRO pelos VAREJISTAS para só depois chegar nos PRODUTORES. Sendo assim, a GUERRA POR MERCADO se daria basicamente nos DOIS ELOS FINAIS, já que nos ELOS dos PRODUTORES e DISTRIBUIDORES a CONCENTRAÇÃO e ESPECIALIZAÇÃO é MAIOR ainda, sendo que os DISTRIBUIDORES cuidariam da LOGÍSTICA.

  16. Na verdade, há uma ACELERAÇÃO rumo ao MONOPOLISMO, mas que no CURTO PRAZO representa um GANHO DE EFICIÊNCIA, pois enquanto o MERCADO fica MAIS CONCENTRADO, os PARTICIPANTES MENOS EFICIENTES serão ELIMINADOS. Mas tão cedo a DISPUTA termine, a(s) ORGANIZAÇÃO(ÕES) VENCEDORA(S) tenderão a RETORNAR ao ESTADO ANTERIOR e se ACOMODAREM dentro da NOVA CONFIGURAÇÃO DO MERCADO. No entanto, a ANÁLISE DO MERCADO deve considerar a CONFORMAÇÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO.

  17. Portanto, dentro da CADEIA DE PRODUÇÃO DE COMMODITIES PSICOTRÓPICAS, há um DESEQUILÍBRIO NATURAL entre OFERTA e DEMANDA. Mas como se sabe, MONOPÓLIOS e OLIGOPÓLIOS são ESTRUTURAS DE MERCADO caracterizados pela INEFICIÊNCIA e em um SISTEMA OLIGOPOLISTA basta um CHOQUE NEGATIVO DE OFERTA para que os PARTICIPANTES DO MERCADO tenham que COMPENSAR o CHOQUE aumentando a sua PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. Ou seja, diante da QUEDA DE RECEITAS, FACÇÕES e CARTÉIS teriam que se MATAR para COMPENSAR esta.

  18. Dado que o PERFIL CRIMINOSO da ATIVIDADE exige um AMBIENTE LEGAL e POLICIAL mais FLEXÍVEL, ou seja, exige CORRUPÇÃO, é NATURAL que as ATIVIDADES DE CULTIVO sejam CONCENTRADAS nos PAÍSES MAIS SUBDESENVOLVIDOS. Além das CONDIÇÕES mais PROPÍCIAS para o DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES CRIMINOSAS, estes países ainda contam com um EXCEDENTE DE MÃO-DE-OBRA que é VITAL para o CULTIVO, já que devido ao CARÁTER ILEGAL, não há como se realizar ALTOS INVESTIMENTOS em MODERNIZAÇÃO das "LAVOURAS".

  19. Mas como há BARREIRAS À ENTRADA, sobretudo no QUESITO GEOGRÁFICO, o que se vê dentro de TERRITÓRIOS NACIONAIS é um OLIGOPÓLIO, tal como pode ser observado no Brasil e México. Por fim, neste MERCADO, há o SEGMENTO DE ALTA RENDA constituído pelos PAÍSES RICOS. É INTERESSANTE que neste MERCADO há uma DIVISÃO DE TRABALHO em virtude do NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO dos países (excluindo as DROGAS SINTÉTICAS e ficando só nas COMMODITIES PSICOTRÓPICAS tais como MACONHA, COCAÍNA e HEROÍNA).

  20. Em virtude da QUARENTENA GLOBAL, há uma OPORTUNIDADE ÚNICA no que se refere o MERCADO NEGRO DE ENTORPECENTES. Dada a DINÂMICA deste, ele só pode ser OLIGOPOLISTA, pois o MECANISMO DA CONCORRÊNCIA não pode funcionar plenamente devido à OBSCURIDADE NATURAL do MERCADO. Inclusive, a VIOLÊNCIA é o MAIOR INDICADOR desta DINÂMICA MONOPOLISTA, pois os CONCORRENTES são LITERALMENTE ELIMINADOS e a PARTICIPAÇÃO DE MERCADO é DISPUTADA NA BALA.

  21. Se o PCC tem envolvimento no ATENTADO a Bolsonaro, então Fuminho deve ter ciência de toda a OPERAÇÃO? Será que há gente no JUDICIÁRIO que gostaria de vê-lo SOLTO? A ÚNICA RAZÃO de o PCC ter um DIÁLOGO CABULOSO com alguém LIGADO ao PT seria ter ACESSO PRIVILEGIADO ao JUDICIÁRIO. Então parece RAZOÁVEL que haja gente no JUDICIÁRIO que queira ver Fuminho SOLTO. Mas esta é outra ESTÓRIA, em tempos de CORONA, há uma outra QUESTÃO MAIS IMPORTANTE.

  22. Esse caso , vai ser café pequeno pro escritório de advocacia da Dra.Roberta Rangel , o ministro "sorteado" pra acolher o HC deverá ser Gilmar Mendes ...duvidas ?

  23. Parabéns Polícia Federal. Deixem a Polícia Federal trabalhar; Diga SIM a autonomia administrativa e financeira da PF. Diga SIM a PEC412.

  24. Tudo errado, tem que soltar o Macola também. Quem tem de ficar preso é o´povo.Vamos inverter, não tem preso com corona , então troquemos. O STF é a favor.

  25. Azar dele que o Siro Darlan não seja desembargador em São Paulo. Mas não desanime, pois afinal nós temos um Supremo especializado em acolher habeas corpus

  26. Que seja extraditado imediatamente para o Brasil. Pará responder em liberdade pelos seus supostos crimes. Melhor tem um milhão de bandidos, assassinos e traficantes soltos do que um político preso.

  27. Só falta tb conseguir a prisão domiciliar sem tornozeleira devido ao COVID 19...e que Deus proteja as forças de segurança ....

    1. Tem quem recebe milhões de doações da JBS Chama os donos da JBS de bandidos Mas não devolve a doação recebida dos bandidos

    2. Gilmar deve soltar. Basta chegar o pedido por uma grande banca de advogacia

    3. Será que o Gilmar está no Brasil ou em Portugal? Se não está no Brasil será quando volta ? Porque onde tem dinheiro corrupção e tráfico de gente grande é com ele , abra o olho......

Mais notícias
Assine agora
TOPO