Marcos Bezerra/FuturaPress/Estadão Conteúdo

PF prende auditor que jogou notebooks no lixo durante busca em operação

26.10.20 16:39

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira, 26, um auditor da Receita Federal em São Paulo que jogou notebooks e um HD no lixo durante uma busca e apreensão feita pela Operação Triuno, na semana passada.

O servidor e outros dois fiscais da Receita são investigados pelo suposto recebimento de propina das empresas Qualicorp e Rimo em troca da redução do valor de tributos devidos em atuações de fiscalizações.

Segundo a PF, durante a operação, realizada na última quinta-feira, 22, o auditor tentou se desfazer de provas dos supostos crimes investigados jogando dois notebooks e um HD na lixeira do andar de baixo do seu apartamento.

Além da prisão do auditor, a PF conseguiu na Justiça dois novos mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados a ele, na capital paulista e em Santos, para tentar localizar e apreender provas possivelmente ocultadas.

A Operação Triuno investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que envolve um escritório de advocacia e fiscais da Receita, a partir de emissão fraudulenta de notas fiscais para simular prestação de serviços e de fornecimento de produtos.

Três grupos empresariais estão envolvidos no esquema e, segundo a PF, pagaram propina a quatro fiscais da Receita – três federais e um estadual. Segundo o Ministério Público Federal, os auditores fiscalizaram duas das empresas investigadas entre 2014 e 2015.

Conforme a PF, para não serem autuados por irregularidades, os empresários simularam a contratação de um escritório de advocacia e de empresas que eram ligadas aos servidores públicos do Fisco. Os contratos fictícios somam 4,7 milhões de reais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO