Pedro Ladeira/Folhapress

PF investiga ligação de grupo preso em SC com ataque hacker

18.06.19 11:12

A Polícia Federal investiga a ligação entre um grupo preso na manhã desta terça-feira em Santa Catarina com a onda de ataques hackers sofridos por autoridades da Lava Jato semanas antes do vazamento de mensagens do aplicativo Telegram  para o site The Intercept.

A Operação Chabu mira suspeitos de violarem o sigilo de investigações em andamento sobre organizações criminosas. O caso já vinha sendo tocado pela corporação bem antes de ocorrerem os ataques hackers. Mas, nos últimos dias, investigadores enxergaram a possibilidade de haver conexão com as invasões aos celulares de autoridades. Uma fonte ligada à cúpula da PF confirmou a Crusoé que está em apuração essa possível ligação do grupo com os ataques.

Entre os presos na ação, está o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do MDB.

Autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e cumprindo 23 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária, a operação se baseou em uma investigação que encontrou indícios do vazamento de informações sigilosas de ações da PF que ainda seriam realizadas. Também foi descoberto o contrabando de equipamentos de contra-inteligência utilizados na construção de “salas seguras”, ambientes à prova de vigilância. Segundo a PF,  no grupo investigado há um “núcleo político”.

A Chabu é um desdobramento de outra operação da PF, a Eclipse, que em 2018 descobriu uma rede de políticos, empresários e servidores da Polícia Rodoviária Federal que atuavam para atrapalhar investigações em andamento com o objetivo de proteger políticos. Todos os alvos da PF na ação de hoje são suspeitos de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa e obstrução de investigação de organização criminosa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. Alguns comentários beiram a insanidade quando acham que vagabundo, safado, corrupto é coisa de comunista,,,,isso é coisa do ser humano sem escrupulos , que existem em TODAS as vertentes de pensamento politico ideológico...um monte de Polianas que acreditam em super herois e mitCos, assim como os fanaticos pelo molusco...esse pais precisa de gente decente, honesta, INTELIGENTE e PREPARADA, democrata, sem pregar a desonestidade intelectual, enfim,,,,,,,,,,quem sabe em na próxima acertamos

  2. Seria precipitado comentar algo agora. Prefiro aguardar mais detalhes dessa operação. Algo muito grave está por vir, pois um desembargador federal não secretaria a prisão de um prefeito e o seu afastamento por do cargo por trinta dias sem indícios muito robustos.

  3. Muitíssimo importante está notícia! É muito bom, nós constribuintes, sabermos que temos uma das melhores e mais honestas policia do mundo. Esta mesma polícia, quando descobre uma maçã podre no seu meio, faz questão de extirpá-la de sua própria carne, e ainda, sem esconder isso da população. Não há corporativismo como no meio político e na alta cúpula do judiciário. Parabéns, PF. Três maçãs estragadas em duas semanas... 👏👏👏👏👏

  4. Só acredito vendo. Nunca que o pt estaria envolvido direta ou indiretamente nesse tipo de delito. Um santo partido, que só tem inocente no seu quadro de afiliados.

  5. Aí ‘e q nossos eleitores terão q pensar antes de votar : passaram +/- 15 anos fazendo suas canalhices e agora tivemos a pequena sabedoria em mudar,mudamos mas, eles se prepararam para a guerra e farão de Tudo para desacreditar a mudança continuando a fazer com q os “idiotas q estão ainda nas tetas” massacrarem a mente dos ainda “inocentes”. Teremos q mostrar a Nação quem é quem na cara.

    1. Não podemos perder a fé! Como disse uma grande jornalista "Deus não tá jogando, mas está apitando!" Amei a frase e, tô olhando p esse lado. Nos próximos pleitos temos que eliminar os partidos dos traidores da Pátria e do povo brasileiro.

    2. As mídias e as RUAS e praças são nossas inocentes armas. Mas de 2.013 p cá avançamos bem, elegemos um presidente q cumpriu conosco, e em 90 dias apertou o congresso, que não tem saída com o pacote anti crime do MORO. O STF tem dois soldados e um Cabo na ante sala do Toffoli, que recuara e reafirmara a prisão em segunda instância. Já está claro pra sociedade que as instituições estão aparelhadas. Que o centrão com Maia e Alcolumbre estão sob marcação. Dia 30 voltamos às RUAS comemorando.

  6. E a responsabilidade das operadoras telefônicas??? Já clonaram o celular da minha esposa da mesma maneira. Simplesmente alguém com acesso ao sistema da operadora Vivo ativou outro chip no mesmo número. Descobri que qualquer um em qquer quiosque da operadora consegue fazer isso.

  7. Alguém já se perguntou, como pode um número de celular ser clonado sem a responsabilidade das operadoras de serviço móvel?

    1. mas a operadora tem q zelar pela segurança, ou não. Ela tem sua responsabilidade.

    2. Não é tão complicado, apenas precisa de equipamentos certos. E infelizmente independe da operadora... Já com a ajuda da operadora é ridiculamente simples.

  8. Se algum hacker ou grupo de for preso no Brasil com provas de seus envolvimentos vão assumir sozinhos a culpa, ninguém entra num esquema desse sem se garantir antes, serão condenados e depois sairão ricos, é o preço do risco.

  9. De traz pra frente...Ontem: Advogado da porta da cadeia de Curitiba desiste de anexar “algo” que impediria um sapo de votar (ou 2)... Final desta semana: Dilma e Gleisi em Moscou... semana atrasada: Surgem Greenwald e “anônimo” das gravações bomba, “algo” X Moro, Ministro do Bolsonaro... Logo após as eleições: O cuspidor Jean Wyllys foge de medo e passa seu mandato no Congresso para o marido de Greenwald... Antes das eleições: Adélio, visitante do Congresso, esfaqueia Boldonaro, amigo do Moro.

    1. ....e oSenado acelerou a proposta contra abuso de autoridade, na CCJ e o Alcolumbre pautou para hoje o trâmite no plenario...a grande midia quieta...as orcrims estão atacando, vencendo e não temos quem nos defenda.

  10. A melhor resposta que o presidente poderia dar a esses vazamentos e indicando o Deltan Dallagnol como procurador geral da republica agora em setembro, pois mandaria uma mensagem clara aos mandantes do ataque hacker que manobras para abalar o combate a corrupção no governo Bolsonaro, não surtiram efeito, principalmente na nomeação de pessoas competentes para o combate da mesma.

    1. Concordo plenamente. Acredito com todas minhas forças que seria um "boom" e um cala boca gigantesco nessa corja que ainda tenta tomar para si o nosso Brasil.

  11. Nossa PF dando os primeiros passos para desbaratar a quadrilha ou as quadrilhas do roubo de dadas dos procuradores e Sérgio Moro.

  12. Ainda existe gente contra a Lava jato e à favor desse site criminoso e desse cidadão americano travestido de jornalista casado com Deputado.É o fim da picada(pra eles)

  13. Eta notícia boa Serapião esta começando a descoberta, já que temos fotos dos políticos que foram até a Russia na calada da Noite (Recebi hoje as fotos 2 políticos e um ex na reunião do Comitê do Partido Comunista na Russia ,será que vcs. já tem isto) oi a ligação com tudo !!

  14. Mais uma demonstração real de dois fatos: 1. Os políticos criminosos e as organizações criminosas de políticos estão associados à bandidagem comum e a suas organizações. 2. Êstes grupos e seus aliados em todos os setores, em todos os níveis, em todos os Poderes estão engajados em um combate às fôrças ainda sãs da Sociedade e que litam contra a c9rrupção e a impunidade.

    1. Sim, Maria, é assustador. Esta gente só faz jogo sujo. Na discussão política, mentem e desinformam a populacão. No trato da coisa pública, quando assumem a administração, além de mentir e desinformar, sistematizam o assalto ao erário e às estatais. E o pior de tudo, desagregam a estrutura moral da população, cooptando-a com as benesses concedidas por êles, com dinheiro público Esta, corrompida funciona de base eleitoral que os sustenta numa pseudo democracia

  15. Depois de um trabalhão desses vão chegar os nossos cevados ministros, à base de vinhos e lagostas, baseados nas entrelinhas e marca d’água da constituição liberar toda a quadrilha.

  16. Só espero que não seja uma investigação pífia como aquela do Adélio!! Isso ainda está MUITO mal explicado..quem mandou, quem pagou etc

  17. Confirmado a hipótese de envolvimento desses criminosos na invasão de celulares fica evidente que os membros da Intercept passarão da condição de "jornalistas" a "réus", o que - no meio entendimento - já recoloca as coisas no seus devidos lugares. E, mais uma vez, deixa claro quem são o caráter das pessoas que ainda defendem pessoas como o Lula e "partidos como o PT e o PSOL".

    1. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/06/18/prefeito-de-florianopolis-e-preso-suspeito-de-organizacao-criminosa.htm

  18. E porque vocês não informam na matéria que hoje um Delegado da Polícia Federal foi preso nesse esquema criminoso? Acho que é uma informação importante.

    1. Muitíssimo importante! É muito bom, nós constribuintes, sabermos que temos uma das melhores e mais honesta policia do mundo. Esta mesma polícia, quando descobre uma maçã podre no seu meio, faz questão de extirpá-la de sua própria carne, e ainda, sem esconder isso da população. Não há corporativismo como no meio político. Parabéns, PF. Três maçãs estragadas em duas semanas... 👏👏👏👏👏

  19. O país é um quadrilhão só e bem armado. E nós que tocamos essa joça ,com cara de tacho. Talvez devêssemos também cada um de nós , passarmos a mão na arma a que temos direito. Para nos defender do vale tudo.

    1. Realmente está difícil a situação. O pior é ver tanta gente defendendo esse mecanismo. Temos que apoiar os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes com todas as forças.

    2. Concordo plenamente, está na hora de os cordeiros virarem lobos e acabar com esta petralhada que contínua querendo se fazer de vítimas!

    3. Brilhante, Maria. O problema é que o brasileiro, sempre covarde, tem o DNA de povo-bunda. Daí, a reação é impossível.

Mais notícias
Assine
TOPO