Marcos Oliveira/Agência Senado

PF instaura inquérito para investigar ameaças a Randolfe Rodrigues

12.07.21 12:40

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar ameaças sofridas pelo vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (foto). A apuração será conduzida pelo delegado Francisco Vicente Badenes Junior, segundo informou a instituição à comissão na última sexta-feira, 9.

A abertura da investigação atende pedido da própria CPI. Em 18 de maio, o presidente do colegiado, Omar Aziz, enviou à PF prints de mensagens recebidas por Randolfe em seu celular pessoal.

Caso esta Presidência tome conhecimento de outra ameaça a qualquer outro membro deste colegiado, imediatamente encaminharemos novo ofício para providências com vistas à identificação de autoria e materialidade“, adiantou o senador, que, segundo pessoas próximas, também recebe ameaças “quase diariamente“.

À época, Randolfe sugeriu a investigação do caso com base na Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952, que dispõe sobre as CPIs. O artigo 4º da legislação estabelece como crime “impedir, ou tentar impedir, mediante violência, ameaça ou assuadas, o regular funcionamento de Comissão Parlamentar de Inquérito, ou o livre exercício das atribuições de qualquer dos seus membros“.

Presidente, acabamos de oficializar a V. Exa. que alguns colegas desta Comissão Parlamentar de Inquérito – eu creio que não devam ser todos – têm recebido nas suas comunicações pessoais, têm recebido no seu WhatsApp, e de diversas formas, diferentes tipos de ameaças, o que me parece ser claramente uma ação coordenada“, relatou.

A PF, porém, teve um entendimento divergente e decidiu apurar o episódio à luz do artigo 147 do Código Penal que descreve como crime “ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave“. A pena, neste caso, é de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns ao senador Randolfe pela coragem de desmascarar os canalhas da pseudo direita traidores estelionatários eleitorais. Que me perdoem os suínos, mas Já passou da hora de desemporcalhar o Planalto, mais uma vez....

  2. Ignorávamos à corrupção neste governo. A CPI, da qual participa o senador Randolfe Rodrigues, trouxe à tona o que devemos saber, e saberemos. Ameaças a um senador honesto, de moral ilibada, deve ser investigada e rechaçada com veemência, por todos os brasileiros.

    1. Dalton, quem mandou matar Celso Daniel? Aquilo sim foi uma queima de artigo completa, pois até às testemunhas mais insignificantes foram eliminadas. No caso Marielle, enquanto rendia dividendos pro Frouxo, ele parecia se interessar, mas quando a apuração chegou no seu quintal ( milícias ) ele mais que depressa saiu fora. Oportunistas apenas, pouco se lixando pros mortos.

    2. Maria, mas is dois que mataram Marielle já estão mortos, queima de arquivo.. difícil de saber quem mandou matar você não acha?

    3. Eu já acho que é obra do Larry, Moe e Carly. Esses patetas!!!

    4. quem ameaça Randolfe é o mesmo sujeito que mandou matar Marielle

Mais notícias
Assine agora
TOPO