PF faz operação no Tribunal de Contas do DF e mira empresários e ex-presidente da corte
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, uma ação para apurar crimes como corrupção e advocacia administrativa no Tribunal de Contas do Distrito Federal. Agentes da PF cumprem 32 mandados em Brasília e apreenderam documentos na sede da corte de contas da capital federal. A Operação Pacaré mira empresários e agentes públicos e investiga ainda...
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, uma ação para apurar crimes como corrupção e advocacia administrativa no Tribunal de Contas do Distrito Federal. Agentes da PF cumprem 32 mandados em Brasília e apreenderam documentos na sede da corte de contas da capital federal. A Operação Pacaré mira empresários e agentes públicos e investiga ainda o emprego irregular de recursos públicos, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.
A operação tem entre os alvos a conselheira do Tribunal de Contas do Distrito Federal Anilcéia Machado, ex-presidente da corte. Para cumprir mandados no gabinete da conselheira, a PF obteve autorização do Superior Tribunal de Justiça, onde os integrantes do TCDF têm foro. As medidas foram autorizadas no âmbito de dois inquéritos policiais que tramitam de forma sigilosa no STJ.
Segundo a Polícia Federal, a corporação investiga o pagamento de vantagens indevidas para a quitação de empenhos sem as observâncias dos requisitos legais, além da suposta intermediação e do patrocínio de interesse privado junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Anilcéia Machado comandou o TCDF até o final do ano passado, quando chegaram à corte dezenas de processos relacionados às compras do governo do Distrito Federal durante a pandemia. O Tribunal de Contas do DF tem um sistema de distribuição automática de processos, mas a concentração de processos em um reduzido número de integrantes da corte gera questionamentos desde o início da crise sanitária.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Luiz
2021-05-26 09:33:38O sonho do brasileiro seria que a PF investigasse todos os tribunais de contas estaduais , que são verdadeiros cabides de emprego para políticos em fim de carreira indicados pelos governadores que nunca tem suas contas reprovadas , e se conseguissem investigarem os outros tribunais aí o Brasil deixaria de ser o oásis para corruptos.
Jose
2021-05-26 09:08:01Os bozolulistas estão em polvorosa. Entretanto, eles sabem que possuem o apoio do Bozo para se livrarem dos roubos e outros pecados! Zurrem Bozistas, zurrem!