PF faz operação contra fraudes na Fundação Getúlio Vargas
A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Sofisma, que mira um esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro que explorava a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os investigados estão membros da família Simonsen, que fundou a FGV em 1944. São alvos de busca Ricardo Simonsen, MariaI Inês Norbert Simonsen...

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Sofisma, que mira um esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro que explorava a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os investigados estão membros da família Simonsen, que fundou a FGV em 1944. São alvos de busca Ricardo Simonsen, MariaI Inês Norbert Simonsen e Rafael Norbert Simonsen.
Ao todo, são 29 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo. Um dos endereços é a sede da FGV no Rio de Janeiro, em Botafogo.
De acordo com a PF, a investigação começou em 2019, após informações de que a FGV era utilizada por órgãos federais e estaduais “para fabricar pareceres que mascaravam o desvio de finalidade de diversos contratos que resultaram em pagamento de propinas, funcionando como um verdadeiro ‘biombo legal'”.
Ainda segundo a corporação, a quadrilha também usava a FGV para “superfaturar contratos realizados por dispensa de licitação e para fraudar processos licitatórios, encobrindo a contratação direta ilícita de firmas indicadas por agentes públicos, de empresas de fachada criadas por seus executivos e fornecendo, mediante pagamento de propina, vantagem a concorrentes em licitações coordenadas por ela”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Amaury G Feitosa
2022-11-18 08:55:09Por Zeus se há corrupção até na FGV resta saber a dura verdade ... onde mesmo não tem? no Instituto LILS é claro ... tremei suecada.
Dalton
2022-11-17 22:06:12Existem nomes neste Brasil que só estão extorquindo dinheiro público, essa família Simonsem já é corruptamente faz muitos anos… e tem muito mais.. esse povo sofrido com salário de miséria trabalha para um grupo seleto de milionários que tentam roubar sempre.
Odete6
2022-11-17 21:46:52É simples: cadeia neles!!! É um ótimo sinal a operação da PF, sinal de que nessa instituição, apesar dos últimos pesares, há ainda policiais trabalhando como se deve trabalhar. Veremos agora se o desempenho será o mesmo em relação a rachids, atentados à Democracia, propinodutos diversos, maracutaias variadas, enfim, crimes e contravenções seja lá de onde vierem, não é mesmo?
Alessandro
2022-11-17 21:09:53Cuma? Corrupção em uma Afundação cheia de parasitas fazendo o “L”? Ahhhhh não, isso não surpreende nem a porta do banheiro neutre.
claide reis rocha
2022-11-17 14:22:38Nooooossa...não sobra nada decente nesta terra arrasada chamada Brasil...
Joao
2022-11-17 13:55:45A FGV foi fundada em 1944, não 1994. Está entidade privada, como as organizações sociais que agem na área da saúde, inúmeras ONGs e outras, procuram o poder público para roubar, como fazem os agentes públicos.
Paulo
2022-11-17 11:56:41Ainda não disse qual foi a participação dos petistas na mutreta. Vai aparecer porque aonde tem marmota eles estão junto.