PF deflagra operação contra fraudes no Incra na Paraíba

13.11.19 08:28

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou nesta quarta-feira, 13, a Operação Amigos do Rei, que investiga desvios de recursos públicos em concessões irregulares de terrenos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no estado. Os desvios teriam causado prejuízo de mais de 9 milhões de reais entre janeiro de 2018 e maio deste ano.

Ao todo, dois servidores do órgão foram afastados de suas funções por ordem da Justiça, incluindo o ex-superintendente substituto do órgão no estado, suspeito de favorecer parentes e amigos nas concessões de terra. Cerca de 60 policiais cumpriram 8 mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados e na unidade estadual do Incra. Também foi determinado o bloqueio de 148 mil reais dos investigados.

Como revelou Crusoé em sua edição 75, ao ser demitido do posto de presidente do Incra, o general João Carlos de Jesus Corrêa afirmou que havia organizações criminosas instaladas no órgão e que o amigo do presidente Jair Bolsonaro e secretário do Ministério da Agricultura Nabham Garcia operava interesses escusos.

De acordo com a PF, a investigação da Operação Amigos do Rei foi iniciada a partir de uma denúncia anônima de que o ex-superintendente estaria favorecendo familiares e amigos. Os investigados vão responder pelos crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e peculato, cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 20 anos de prisão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As decisões envolvendo passivos a serem pagos pelo Estado ou ativos deste repassados para a mão de terceiros devem ser uma verdadeira mina de corrupção.

  2. O sujeito vai lá, grila, é desapropriado e a justiça garante a ele uma boa indenização. Pq não? Ou às vezes nem é preciso ser terra pública, bastaria que o JUDICIÁRIO atuasse como uma dos componentes de uma cadeia de superfaturamento de terras desapropriadas. O que não falta para os CORRUPTOS é criatividade criminosa. Quando se fala em roubar, o que não falta a eles é imaginação e "engenhosidade". Querem encontrar corrupção, sigam o rastro do JUDICIÁRIO.

  3. Uma vez que nenhum esquema de corrupção pode se sustentar sem PROTEÇÃO e COBERTURA, assim como o JUDICIÁRIO brasileiro é um balaio de gatos, se cavarem, vão acabar por chegar nele. Basta lembrar a venda da universidade de Gilmar para o estado de MT, ele já tem experiência em vender coisas para o Estado. Pq os CORRUPTOS não poderiam vender as próprias terras públicas para o Estado ou obter algum tipo de indenização por desapropriações de terra pública?

  4. Se eles não se fazem de rogados na hora de meter a mão em dinheiro público, que teoricamente é bem mais fácil de ser rastreado, pq não meteriam a mão em terras públicas? Gilmar Mendes tem um primo que é desembargador no TRF-1, como ele é o mais sem-vergonha de todos e é oriundo do meio rural, não é possível se descartar que ele tb fosse capaz de se meter em maracutaias envolvendo patrimônio público. A cadeia de regularização de terras públicas deve ser extensa.

  5. Se para a coisa funcionar era necessário que alguém fizesse vista grossa, então este alguém não teria interesse em aparelhar as superintendências para que ele lucrasse mais com "vista grossa"? Se isto se aplicava em relação a assentamento, que tem uma série de requisitos a serem obedecidos, imaginem terras públicas da União que não são vigiadas e podem ser facilmente griladas. Se a ocasião faz o ladrão, os CORRUPTOS perderiam a oportunidade de se apossar de terras públicas?

  6. Se isto ocorre na Paraíba, que é um estado pequeno e longe da Amazônia, imagina o que não acontece em um oceano verde distante de olhos curiosos? Se o esquema ocorre na Paraíba, então é de se esperar que tb ocorra em outros estados, ainda mais em um país cartorial como o Brasil, onde não é possível se ter um controle centralizado de títulos de propriedade. Além do mais, qual é a vantagem de se estar no centro do poder? Não se beneficiar da corrupção sem sujar diretamente as mãos?

  7. Vejam só! E o chefe da quadrilha PETISTA, o cafajeste e corrupto LULA, mais o seu capitão do time ZÉ DIRCEU, ordinário que envergonha a querida cidade de Passa Quatro, saem da CADEIA dizendo que "ainda vamos TOMAR o PODER. Ainda tem muitos "filiados" roubando nesse nosso Brasil. Oh, corja!

  8. O INCRA sempre foi um antro de corrupção. A inércia do ex superintendente diante dos fatos é causa de sua queda. A retórica é a mesma culpe os outros daquilo que você faz. A Crusoé está dando ouvidos e postando denúncias de amigos...assim fez quando a MPF "denunciou"que índios estão sofrendo ataques no oeste do PR. Primeiro não são índios, se autointitulam assim, são paraguaios que com o aval de órgãos da esquerda invadiram propriedades públicas e privadas. A Crusoé está para seus amigos, pena

  9. Fraude , roubo, desvios, licitações viciadas, superfaturamento, cabide de emprego, funcionários fantasmas... Eu quero é novidade ! Isso eu já sei !

  10. Que tristeza ver este governo se esfacelando e cheio de mistérios escusos. Sem contar o Acordão, o sepultamento da LJ, o Moro enfraquecido, os corruptos em festa e o marginal de 9Dedos livre. Situação desesperadora e arrasadora para os brasileiros honestos.

  11. Se nabhan fez algo errado ,foi ato em 2018.Ninguém neste universo faz rastreamento da vida de um amigo.Agora se provado que o amigo não é a pessoa que pensávamos ,deixaremos de ser amigos .QUEM TEM AMIGO,político e BANDIDO DE ESTIMAÇÃO É O a maior organização criminosa do planeta

  12. "Amigo do presidente Bolsonaro". Se fosse amigo Nabhan teria sido nomeado Ministro da Agricultura, e não foi. Crusoé faz veneno para o presidente. Se fez coisa errada, vai ser afastado. Falta isenção à Crusoé ao tratar a notícia.

  13. Pronto! O primeiro caso conhecido da turma fo bozzo roubando no interessante é q ele (bozzo) demitiu o general e deu guarida a seu amigo nabhan garcia. Traidor esses pres

  14. Nem vou comentar sobre as roubalheiras, desvios, etc... que acontecem nesses órgãos governamentais, ainda consequência de governos anteriores. Isso já está por demais batido esse assunto que deve interessar mais à Polícia Federal. Mas esse pessoal rouba tanto que não sobra nem para dar ao menos uma mão de cal na fachada deste prédio. Olhem a situação do imóvel público, um absurdo!

    1. Tem que ajudar ao menos um pouco os pintores de parede aí da Paraíba, seus canalhas!

  15. E agora? Só serão presos após o caso ser esgotado no STF? Como é caso de desvio de dinheiro público, advinha com qual dinheiro esses criminosos pagarão os advogados? Ponto para quem respondeu "com o dinheiro do contribuinte". Impunidade geral. Parabéns STF.

Mais notícias
Assine agora
TOPO