xxx

PF conclui que deputado flagrado com dinheiro cometeu crimes de peculato e lavagem

13.12.21 15:51

A Polícia Federal concluiu que o deputado federal governista Josimar Maranhãozinho, do PL, praticou os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas ao Maranhão.

O congressista, como revelou Crusoé em primeira mão, aparece em gravações realizadas pela PF, com autorização do Supremo Tribunal Federal, manuseando maços de dinheiro, que, segundo o inquérito, são produto das irregularidades. O flagrante foi feito em outubro do ano passado, no interior do escritório político do deputado, em um prédio comercial de São Luís, a capital do Maranhão.

Os investigadores listaram os indícios de materialidade e autoria dos crimes no relatório final da Operação Descalabro. Cumprida essa etapa, agora, caberá à Procuradoria-Geral da República decidir se apresenta ou não a denúncia.

Maranhãozinho comanda o diretório maranhense do PL, partido que recebeu há duas semanas Jair Bolsonaro. Ele se gaba de ser próximo do presidente da República, com quem esteve pessoalmente algumas vezes desde que assumiu uma vaga na Câmara, no início de 2019.

Segundo a PF, Maranhãozinho desviou dinheiro de suas emendas parlamentares que seriam destinadas à área da saúde, de abril a dezembro de 2020. A fraude pode ter gerado prejuízo de 15 milhões de reais aos cofres públicos.

As investigações apontam que, ao receber o dinheiro encaminhado por Maranhãozinho, os Fundos Municipais de Saúde firmaram contratos fictícios com empresas “de fachada”, ligadas ao deputado. Posteriormente, essas companhias efetuaram saques em espécie e o dinheiro era entregue ao parlamentar, no seu escritório regional.

Em nota enviada a Crusoé, a assessoria de Maranhãozinho afirmou que o deputado “sempre se colocou à disposição dos órgãos de apuração, sendo certo, ainda, que sua conduta sempre foi pautada na legalidade“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que mais me assusta é ver pessoas defendendo POLÍTICO seja pt ou pl ou de qualquer ESCÓRIA já que são tantos que brigam para mamar . Esse será sem pré um PAÍS DE FAZ DE CONTA. Infelizmente.

  2. Tenho 77 anos , e, só nesses últimos 4 ou cinco vejo que a PF. está trabalhando . È muito pouco diante de tanta corrupção , não representa 001 % do que temos de corrupção em todos os setores da vida pública. Começa com a merenda Escolar e chega ao mais alto cargo de nossa administração.: Municípios, Estados , gov Federal , justiça tudo está corrompido. PAÍS DE FAZ DE CONTA.

  3. Descobertas assim , só enaltece e enriquece o currículo no meio político. Explico: Esse e dos nossos. Apto a fazer parte da “ocrim.” Não vai acontecer nada.

  4. Onde estão os corredores da morte com suas cadeiras elétricas, as forcas, as doses letais, os fuzilamentos? __ Putz, esqueci que esses procedimentos só ocorrem nos EUA. Aaqui bandido é protegido pelo sistema, se algum maluco prender o delinquente, estará sujeito a ira das instâncias superiores, vede os últimos bandidos de alta periculosidade "liberados" pelos urubus.

  5. Este ladrao, corrupto nao so desmente o presidente Bolsonaro quanto a ter acabado com a corrupcao, e se ele procurar bem pertinho dele tem corrupto tambem, aquele de estimacao que Deus e o mundo sabe quem, mas nao estou falando do 01 nao.

  6. Temos que descobrir quem foram os agentes da PF que participaram deste descalabro contra o nobre deputado Maranhãozinho, para processar por infamia contra a honra da Vossa Excelência, o deputado. Temos que ser rápidos antes que o Supremo GM tome a costumeira providência. kkkkkk.

  7. PF/Aras, que abre preliminar; 2 anos depois, Aras/Gilmar sugerindo arquivo; Gilmar arquiva e abre investigação contra quem apurou.

  8. 1- A Lava Jato usou a lei para mandar para a cadeia, o maior corrupto do Brasil, Lula. Então mudaram a lei, pois como um país como o nosso, que tem uma corrupção endêmica, sistêmica e sindrômica, pode punir criminosos de colarinho branco. Aqui, agora mais no que nunca, vigora a LEI DO GILMAR MENDES, que é verticalizada. Professor da faculdade do nosso MAIOR POLÍTICO, faz a tese e o próprio Gilmar Mendes acolhe no STF, como relator.

    1. 2- Maranhãozinhos da nossa política, que conseguem amealhar milhões, se tornam intocáveis pela lei, pois tem acesso às bancas com os advogados figurões. Enquanto isso, trabalhamos 6 meses por ano, sem nada receber em contrapartida, literalmente como escravos, para cobrir tudo isso. Se queremos uma saúde melhor, temos que pagar convênio. Se queremos uma educação melhor para os filhos, temos que pagar escola particular... SOMOS, EM ÚLTIMA ANÁLISE, ESCRAVOS DA CORRUPÇÃO. Moro Presidente 🇧🇷

  9. Irrelevante! Desperdício de dinheiro público essa investigação! AFINAL, político é tudo "gente fina, da melhor qualidade", logo, inimputáveis! (só ver o monte de lei que os protegem)

  10. “Sua conduta sempre foi pautada na legalidade”, AH TÁ! Mas essa PF não toma jeito mesmo, ainda não aprendeu, que não adianta se dar a esse trabalho todo de investigação se, quando o processo chegar nas mãos do PGR ou STF, ou será classificado como investigações feitas com irregularidades, ou, simplesmente, será arquivado no Arquivo Morto. MORO PR EM 2022.

    1. É capaz de, se cair no ilustríssimo GM, ele mandar prender o delegado da PF, e abrir um inquérito para os investigadores....

    2. Creio que não, capaz que isso vai acontecer. Se cair no colo de Gilmar Mendes ou de outros da quadrilha irão mandar para a justiça eleitoral e quiçá mandarem investigar os policiais federais por abuso de autoridade.

    3. sua conduta sempre foi pautada na legalidade da propina.

    1. POMBAS!!!Todo mundo contra o DE PUTA(filho dela) DO! Injustiça! Ainda bem que temos o justiceiro Jilmar Mentes!!!!!

    2. justiça desacreditada .... vão achar uma brecha para anular tudo.....

Mais notícias
Assine agora
TOPO