Luiz Munhoz/PUC-RS

Petrobras pagará cachê à economista que criticou Bolsonaro, mesmo sem palestra

28.01.20 07:48

A Petrobras pagará cachê à economista americana Deirdre McCloskey, mesmo tendo cancelado a palestra “O cerne da liberdade é a liberdade econômica” que ela daria na tarde de segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro, para funcionários da “alta administração” da estatal.

Segundo apurou Crusoé, Deirdre receberá o cachê previamente acertado, porque o evento foi cancelado de última hora por decisão da petrolífera. A empresa alegou que o cancelamento se deu em razão de uma “mudança na agenda da diretoria executiva” da companhia.

A decisão, porém, ocorreu três dias após a economista, que é defensora do  liberalismo como único modelo econômico capaz de eliminar a pobreza afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que o governo Jair Bolsonaro é “qualquer coisa, menos liberal”.

Procurada por Crusoé, a Petrobras confirmou que o cachê a economista será pago “integralmente”, mas não informou o valor. “As negociações sobre cachês de palestrantes seguem a prática de confidencialidade e, por isto, os valores não podem ser divulgados”, disse a empresa.

A estatal informou que o evento com Deirdre faz parte de um ciclo de palestras voltado à alta administração da companhia e que, com exceção dos oradores do setor público, os demais são remunerados. Até janeiro, segundo a petrolífera, os gastos com o programa foram de cerca de 100 mil reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Agiu certo a Petrobrás ao cancelar a palestra. Afinal, não faz sentido uma empresa estatal pagar para ouvir críticas ao governo. Também agiu com ética ao pagar pela palestra não dada, uma vez que o cancelamento foi em cima da hora. Se fosse um governo de esquerda, simplesmente cancelariam e dariam o calote.

  2. O presidente pode não ter uma convicção liberal mas a agenda do seu governo, inegavelmente, é liberal. E só acompanhar as prioridades e os avanços do setor da infraestrutura que vc constata.

    1. Nilva,Vc ñ notou o aumento dos Trolls e dos Imbecis que invadem a Crosue`? Sao todos filhos do Paraperiodismo Cretinista enfermos de daltonismo politico-cultural. E´suficiente analizar os fatos como fizeram em post anteriores o QUIET e o PAULO ROBERTO que aportaram aos comentarios algo sensato. A s.ra queria dar palestra ¨O CERNE DA LIBERDADE E´A LIBERDADE ECONOMICA¨mas antecipou que O GOVERNOBOLSONARO E´QQUER COISA ,MENOS LIBERAL. o P.Guedes esta´dando palestra DIARIAMENTE sobre este tema!

  3. É certo pagar o cachê. A estupidez é mostrar que a BR não é independente e lambe as botas de JB. De fato, o governo JB não é liberal (apesar de Guedes), porém querem ouvir apenas loas ao governo, como se fosse uma maravilha, e não aceitam críticas construtivas de palestrantes e debate livre de ideias. Melhor chamar um pastor para recitar a bíblia a essas marionetes teleguiadas da BR ou o Olavo de Carvalho e seu esgoto "filosófico". Bando de puxa-sacos. Brasil JB = uma Venezuela de direita xucra.

  4. A Petrobras voltou a dar lucro, não tem mais roubalheira de milhões e vocês preocupados com uma palestra cancelada. Criem vergonha na cara. Onde vocês estavam nos governos anteriores. Quanta pobreza de espírito.

    1. Discordo. Outros governos roubaram? Cana pra todos(infelizmente a pena de morte para corruptos não existe no Brasil). Agora, jogar meu dinheiro pelo ralo com cancelamento de uma “palestra”? Se essa dona foi convidada, com certeza quem a convidou deveria, no mínimo, conhecer os pensamentos dela com respeito do governo brasileiro. Se não querem ouvir críticas, façam um pré-contrato com essa cláusula de proibição ou coisa parecida. Outra coisa: Valor sigiloso? Razão? A meu ver fere princípio da CF

    2. Discordo. Gadelha pôs a lume uma excrescência de tempos antigos:torrar o meu, o seu, o nosso dinheiro. Não houve essa percepção, não?! Na era PT tudo se fazia e não sabíamos de nada; achávamos que o país "nadava de braçadas", quando, na verdade, estava naufragando nas "ondas comunistas disfarçadas de democracia".

    3. Esse Igor Gadelha é um ponta de lança avançado do psololulopetismo na Crusoé, disfarçado de jornalista !

  5. Caro Igor, que tal a decisão....ficou feliz ?? Como sempre voce, um esquerda enrustido, só coloca as manchetes com ataques velados ao governo. Suponha que a D.Deirdre vai falar de maternidade e diz antecipadamente que sua mãe é tudo, menos uma mãe ??

  6. Diedro McCloskey nasceu como Donald McCloskey, e Bolsonaro, aparentemente, nunca demonstrou afeto a esse gênero, o que explica os ataques ou contra ataques a ele. A mim, tanto faz. Ele não precisa ser liberal, baste que apoie as ideias de Paulo Guedes. Ele/ela poderia se ater as suas ideias liberais sem atacar o PR.

  7. Alô Petrobrás!!! Estou esperando que vocês me paguem pela palestra que nunca vou dar para seus executivos, sobre o tema "Alice era Amante do Chapeleiro Maluco?".

  8. Não tem essa de sigilo não, fere os princípios da administração pública! (princípios da Administração Pública, seja direta ou indireta: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência ). Nesse caso fere mais que um a meu ver ... Tudo tem que ser publicizado!!

  9. a Petrobras continua dando mau exemplo ao Brasil...sempre arranjando um jeitinho do toma la - da cá - Privatização - JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    1. Mau exemplo daria se não pagasse a palestrante. A palestra foi cancelada e última hora por questões ideológicas desse governo de malucos fanáticos.

    1. É certo pagar. Mas não é certo cancelar palestra. O que ela pensa sobre o governo nada tem a ver com a palestra contratada. Depois, dizem que não há mais interferência do governo na estatal. Balela. O presidente da PB ficou com medo de melindrar o Bolsonaro? Qual o problema naquilo que ela disse em entrevista? Na essência esse governo não é mesmo liberal.

  10. A linha dessa economista é a mesma do Guedes e outros liberais inclusive o presidente da Petrobras. O erro dela, certamente induzido pelo jornalista que a entrevistou foi falar a verdade sobre Bolsonaro. Se algum bolsonarista de carteirinha tem dúvida sobre isso é só consultar quantas vezes ele votou com o PT em temas estatizantes quando era deputado. A fantasia de liberal foi usada para arrebatar os eleitores de centro na eleição já que o voto da direita misógina e fascista não seria suficiente

    1. Kkkkkk. O Edmundo anda atacando todos os joses anti-Bozistas. Deve sofrer alucinações diárias.

    2. Ahh, José....você não se emenda. Seu odio e inveja do 60 milhoes de votos são cansativos. O tempo estatizante do Bolsonaro, acabou. Ele aprendeu, mas voce, fingindo ser bom moço, tal qual Igor Gadelha, é um ponta de lança avançado (sabe o que é isso ? sabe o que é regra de três simples?) do psololulopetismo, mas só engana os mais "do bem"...mas com Gadelha e outros, você incluido, só na mesma moeda. Saudades do ACM. Falou em Nazismo e Fascismo contra Bolsonaro, é apelação tipo Gleyse Hoffman.

  11. Isso não passa de um homem afeminado. Coitado... quer mudar a biologia pela força da sua doença psicológica. Tem tratamento, mas nestes casos em que já fez a cirurgia o importante é a prevenção de suicidio. Muito alta a incidência nos insatisfeitos com seu sexo biologico.

  12. essa pilantra deveria doar o cachê para alguma organização social tipo msf, Unicef. vai é tomar champanhe junto com a turma dela.

  13. Essa tal de confidencialidade tem que sumir do vocabulário de quem lida com dinheiro público e de Estatais! Qual o motivo de o acionista não saber o valor de uma palestra ministrada por quem quer que seja? Efeito imediato: facilita a corrupção, isso sim...

  14. Tem que ser acionado o porralouca desta estatal, que contratou essa tresloucada e responsabilizá-lo por essa contratação. Descontar do polpudo salário dele.

    1. Quem contratou é um petralha saudoso dos tempos da Dilma, Cerveró e CIA.... Vade retro!

    2. Quem contratou é um petralha saudioso dos tempos da Dilma, Cerveró e Cia. Vade retro!

  15. Está correto pagar mesmo sem o serviço prestado, a culpa nãpo foi dela. Errado foi contratar uma palestrante que estava a fim de gerar mais controvérsias além das que lemos todos os dias nos jornais.

    1. A opinião da palestrante acabou de ganhar relevância. Qualquer idéia pode ser debatida.

    1. Esse governo vendeu a ideia de liberalismo na campanha de 2018, mas até hoje não se mostrou liberal.

    2. Marcello. Qual sociedade! Aquela na qual você vive. Ela não inclui somente os petistas, mas os Moristas, os independentes e todos aqueles que não se dopam diariamente com bozocaina.

    3. Concordo com meu xará. O tão criticado Boris Johnson é infinitamente mais liberal que o nosso presidente que aliás, de liberal só tem o Guedes. E olha lá...

    4. Qual sociedade cara- pálida? Aquela que afundou a PETR entre outras?

    5. Todo mundo sabe que o governo não é liberal. É uma mistura de conservadorismo econômico (que visa manter o status quo) com um fundamentalismo cultural-religioso (que visa implementar uma cultura teraplanista, criacionista evanti-vientifica, aos moldes do Irã). O governo só não foi mais adiante com a agenda por causa da reação da sociedade organizada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO