Pesquisa Crusoé-Empiricus: Bolsonaro supera 60% e distância para Haddad passa de 20 pontos

17.10.18 15:01

A quarta pesquisa presidencial Crusoé-Empiricus aponta uma diferença para o segundo turno de mais de 20 pontos percentuais entre os candidatos do PSL, Jair Bolsonaro, e Fernando Haddad, do PT. Bolsonaro tem 60,9% dos votos válidos, ante 39,1% de Haddad.

O levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 14 e 17 de outubro. Foram entrevistados 2.080 eleitores em 162 municípios de todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A se considerar os votos totais, o percentual fica em 52,9% para Bolsonaro e 33,9% para Haddad. Cerca de 9,4% dos entrevistados declararam que não votarão em nenhum dos dois e 3,8% afirmaram não saber ainda em quem votar. Os dados mostram ainda que a rejeição do candidato do PSL, na casa dos 38%, é menor do que a do candidato do PT, que ficou em 55,2%.

Resultados da Pesquisa

A sondagem revela também que o Nordeste continua sendo a região em que se concentra a maior parte dos votos de Haddad. Ali, o petista tem 50,9% das intenções de voto, contra 34,8% de Bolsonaro. Nas demais regiões, o capitão da reserva lidera com folga: Sudeste (57,6% a 29,6%), Sul (63% a 24,8%) e Norte/Centro-Oeste (62,1% a 25,1%).

O candidato do PSL também está na frente em todas as faixas de nível de escolaridade. Dentre os eleitores com ensino superior, vence por 60,4% a 30%. Naqueles com ensino médio, o placar fica 56,6% a 28,6%. No ensino fundamental, outrora uma fortaleza petista, Bolsonaro tem 43,5% contra 43,3% de Haddad.

São poucos os eleitores que ainda admitem a possibilidade de mudar de voto. Entre os de Bolsonaro, eles somam 8,6%. Já entre os de Haddad, 13,9%.

A maioria dos entrevistados acredita que Bolsonaro será o próximo presidente: 71%. Muito mais que os 20,1% que avaliam que o petista vencerá a eleição.

Esta é a quarta pesquisa Crusoé-Empiricus nesta corrida presidencial — a primeira do segundo turno. A Empiricus Publicações é sócia de Crusoé.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se Deus permitiu que houvesse um segundo turno é porque Ele quer desgastar a posição comunista a tal ponto que não haja mais pedra sobre pedra. Quer retirar todas as máscaras e deixá-los completamente nus para que toda a sociedade os vejam como realmente são abjetos.

    1. Honestamente, misturar religiao com politica é uma das maiores imbecilidades que eu ja vi. Deus nao quer nada, quem quer segundo turno é o povo, que por sua vez vota... vamos exercitar o "estado laico" ao qual pertencemos?

  2. Bolsonaro nesta corja Petista.Defenestrar o PT da Politica Nacional!!!Partido de corruptos,ladrões ,onde tudo que eles praticam e culpa de Terceiros!!!Crapulas !!!

  3. O resultado de Bolsonaro passará de 65%. Com todo o respeito, acho que só estão enganados quando dizem que há pouco espaço para ele continuar crescendo. As mulheres estão ainda "saindo do armário" junto com seus parceiros, *em todas as regiões*. Ele ainda vai crescer mais no Nordeste. Eleitores indecisos ainda se decidirão. Será a maior votação *proporcional* da história (obviamente, a absoluta será). E a rejeição à bandidagem protegida pelo PT ainda não está totalmente "precificada".

  4. Uma grande lástima que, em pleno século 21, o sistema eleitoral do nosso país esteja sob forte suspeita. Não se pode falar em Democracia num ambiente desse. Algo de concreto precisa ser feito em caráter de urgência. Do mesmo modo, torna-se condição sine qua non rever a importância do TSE que considero mais um monstro que temos que sustentar.

    1. Precisamos rever a mera existência do TSE. Sustentamos essa estrutura burocrática caríssima que tem por única finalidade cuidar dos pleitos eleitorais e não confiamos nas eleições que organizam: tenha santa paciência!

  5. Agora não estamos nas mãos do ibope,temos outros meios de saber as porcentagens de diferentes candidatos.Temos a Paraná Pesquisa junto com a Crosue.

  6. Agora não estamos nas mãos do ibope,temos outros meios de saber as porcentagens de diferentes candidatos.Temos a Paraná Pesquisa junto com a Crosue.

  7. Mesmo apos login de assinante não consigo acessar a íntegra da divulgacao da pesquisa. Quer nesse aplicativo, quer no computador, bem como no convite pelo Outlook todo link leva à uma propaganda de venda. Onde está a "ilha no jornalismo"?

    1. Boa colocação, Eduardo. Tenho passado pelo mesmo problema. E acho um tédio. Dá até pra desistir de entrar na Crusoé. Aff.

  8. perfeito. Com estes dados não creio que vão ter a petulância de fraudar as urnas. #17 já pode ir comprando o terno da posse.

  9. Ainda tenho receio, mas ao mesmo acho que fraudar um resultado diverso do que apontam todas as pesquisas de todos os institutos seria muito descaramento, aí dá mais com as diferenças acachapantes entre os candidatos. Bolsonaro 17!

  10. Não consegui entender até agora pq a Crusoe e o Antagonista não entraram fundo na questão das fraudes das urnas e do processo eleitoral. Esse não é o tipo de comportamento deles! Alguém pode me explicar o motivo?

    1. É bom mão fazer nada sobre isso agora, pois movimentos nesse sentido é o que no fundo quer o PT. Estão ansiosos para anular o primeiro turno e a votação ser refeita só o ano que vem. Melhor deixar para provar as fraudes após o segundo turno, com votação muiiito expressiva a favor de Bolsonaro.

  11. Recebi o vídeo sobre o resultado da pesquisa e após o vídeo assinei a revista e já está disponível, foi nem rápido. Vou ler tudo

  12. SÓ ACREDITO APÓS O RESULTADO FINAL. COM ESSAS URNAS, FRAUDE É UMA QUESTÃO DE OPORTUNIDADE. PESQUISAS DIMINUEM A DIFERENÇA E PRONTO. FRAUDAM NOVAMENTE.

  13. me inscrevi mas não recebi a noticia em primeira mão os jornalistas são otimos e do meu time. Parabens continuem neste caminho dica= vamos melhorar parte tecnica abs

  14. Infeliz a iniciativa de trazer â tona a virtual volta dos militares ao poder. Primeiro, pirque sem fundamento. Segundo, porque foge ao propósito da Live. Vcs andaram bebendo muito café?

  15. Não sei quem é, talvez o Murilo Hidalg, mas não dá pra aguentar o cara falando. É só "aaa, aaa, a oesquisa, aaa, aaa, foi, aaa, aaa, feita, aaa, aaa. Poxa, assim não dá.

  16. Horade Bolsonaro ficar quieto em casa e parar de falar bobagens. Recomenda-se chamar o General Mourão para jogar damas ou buraco.

    1. O Andrade vai jogar xadrez ... no xadrex com o molusco...

  17. No primeiro turno os outros institutos mostravam que Bolsonaro perdia para todos os candidatos, que análise brilhante vão dar para justificar isso?

  18. Nada de já ganhou. Há 4 anos, mesma época, estava Aécio 58 x 42 Dilma. Sei que momento e candidatos são outros, mas a convicção da Gleise e do Dirceu preocupa. Palocci falou das urnas.

    1. ELES TEM AS URNAS NAS MÃOS , PARA FRAUDAR A HORA QUE DESEJAREM. ACREDITO QUE VÃO FRAUDAR.

    2. Há 4 anos o Aécio estava 2 pontos a frente há 10 dias das eleições(Ibope). Agora são 20 pontos.

  19. Ja deu pra perceber que temos cerca de 35% de brasileiros que, ou estao mamando em alguma teta sustentada por algum esquerdista ou entao nao sabe o que fazer com seu voto e prefere enfia-lo no lixo votando para o PT.

Mais notícias