Pesquisa Crusoé-Empiricus: Bolsonaro lidera; Ciro, Marina, Alckmin e Haddad disputam segundo lugar

12.09.18 09:00

A primeira pesquisa presidencial Crusoé-Empiricus, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta liderança isolada e com folga do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Ele aparece com 26,6% das intenções de voto e vaga praticamente garantida no segundo turno da eleição. Os dados indicam, ainda, uma intensa disputa pela segunda colocação, já que na sequência aparecem Ciro Gomes, do PDT, com 11,9%; Marina Silva, da Rede, com 10,6%; Geraldo Alckmin, do PSDB, com 8,7%; e Fernando Haddad, do PT, com 8,3%. Não foram feitas simulações de segundo turno. A se considerar a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão em empate técnico.

A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 11 de setembro — depois, portanto, da tentativa de homicídio sofrida por Bolsonaro em Juiz de Fora na última quinta-feira. Foram entrevistados 2.010 eleitores em 167 municípios de todos os estados do país.

Abrindo o pelotão seguinte, Alvaro Dias, do Podemos, ficou com 3,7%, à frente de João Amoêdo, do Novo, com 3,3%. Henrique Meirellles, do MDB, teve 2,4% das intenções de voto.

Os últimos lugares foram ocupados por Guilherme Boulos, do PSOL, com 0,8%; Vera Lúcia, do PSTU, com 0,7%; João Goulart Filho, do PPL, com 0,4%; e Eymael, do DC, com 0,2%.

Há um número considerável de eleitores que disseram não votar em nenhum candidato: 16%. Outros 5,8% declararam não saber ainda em quem votar — são, portanto, eleitores com potencial de definir a disputa.

A margem de erro é de 2% e o grau de confiança da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02410/2018, é de 95%.

Esta é a primeira pesquisa Crusoé-Empiricus. A Empiricus Publicações é sócia da Crusoé. O Paraná Pesquisas, instituto responsável pelo levantamento, já realizou mais de mil pesquisas e existe há 27 anos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO