Agência BrasilO presidente eleito Jair Bolsonaro

“Pequena onda vermelha diminuiu distância”, diz diretor do Paraná Pequisas

29.10.18 12:06

Diretor do instituto Paraná Pesquisas e responsável pelas pesquisas Crusoé-Empiricus divulgadas nesta campanha presidencial, Murilo Hidalgo afirma que houve na reta final da campanha uma pequena onda vermelha que fez com que a ampla margem de vantagem que Jair Bolsonaro tinha sobre Fernando Haddad fosse reduzida. Ele diz que as eleitoras que estavam indecisas ou pretendiam votar em branco ou anular podem ter sido influenciadas pelo volume de informações negativas que circularam em peso contra o presidente eleito perto do fim da campanha.

A pesquisa Crusoé-Empiricus publicada na sexta-feira mostrou uma diferença de 20 pontos entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad (60% a 40%). Mas no resultado final essa diferença caiu para dez pontos (55% a 45%). Por quê?

A maior parte da coleta da nossa entrevista foi na terça-feira e na quarta-feira e um pouco na quinta-feira pela manhã.  Depois disso, houve uma pequena onda vermelha.

Qual foi o motivo?

Começou uma campanha negativa muito grande contra o Bolsonaro já no último final de semana. O volume de informações contra ele foi muito grande. Isso não surte efeito de imediato, mas aos poucos. Se tivéssemos feito uma pesquisa no sábado, também teríamos detectado o fenômeno.

E onde essa pequena onda vermelha foi mais efetiva?

Na nossa pesquisa, o eleitorado feminino concentrava o maior número de indecisos, brancos e nulos. Houve um crescimento do Haddad, a meu ver, nesse eleitorado. Regionalmente, foi mais forte no Norte e no Nordeste.

Dá para confiar nos institutos de pesquisa?

Pesquisa é fotografia do momento, para repetir o clichê. Está cada vez mais difícil acertar, por causa da velocidade de informação. Isso influencia diretamente a decisão do voto. Tanto que os institutos fizeram uma pesquisa no sábado e, no domingo, a boca de urna. O Ibope fez por conta própria a boca de urna deles, para diminuir a chance de erro dos levantamentos dos dias anteriores. E na boca de urna é difícil errar, porque o eleitor já votou. A boca de urna é feita com as metodologias das pesquisas de intenção de voto, o que mostra que elas são corretas.

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  1. Essa "onda vermelha" irá se extinguir com a passagem dos dias de trabalho do novo Presidente que, "acertando a mão" irá colocar o Brasil de volta nos trilhos. Será lento e penoso pq a verdadeira Herança Maldita é a que o pt irá nos legar mas com sabedoria, e ele tem, avançaremos para uma situação melhor!

  2. Pesquisa como você falaram é um retrato num periodo. Eles não afirmam qual será a situação num instante instante futuro. Então para que servem as pesquisas se não projetam o estado futuro? A melhor pesquisa de uma eleição é a da boca de urna. Acredito que os resultados das pesquisas poderiam ser ajustadas entre uma pesquisa e outra com algumas variáveis dinâmicas (ex. indicadores nas mídias sociais de massa, como TrendsGoogle). Talvez estes chamados “erros” seriam minimiza dos.

  3. Ei Paraná pesquisa, vocês tem crédito demais da conta. Valeu pelo excelente trabalho. Se tivesse colhido na sexta-feira não erraria por 5 pontos. Parabéns !!!

  4. A explicação do Murilo parece bastante sensata. Talvez seja inportanre levar em conta ainda, o número muito elevado de abstenções e o próprio efeito ou influência de resultados de pesquisas possivelmente direcionadas na semana das eleições - uma parte da população segue essa onda ainda mais qdo a Rede Globo veicula apenas essas pesquisas.

    1. Além da Globo, o Uol deve ter uma influência bastante significativa, bem maior que da pp Folha (da qual é associado).

    2. Por sinal, ontem, ao falar sobre a derrota do PT, Cris Lobo o fez com a voz embargada, estava a ponto de cair em prantos rssss, coitada.

  5. Na verdade, as pesquisas estão muito pressionadas pela velocidade das informações e, principalmente, e até por fakenews. Concordo com o texto e as explicações.,

  6. A Globo e seus puxadinhos perderam feio! Espero que Bolsonaro cumpra o que prometeu ; chega de verba pra Globo e seus auxiliares. Não são só os milhões de petistas que perderão as tetas , a mídia vai perder a boquinha. Por isso o desespero na reta final

  7. Pior foi a Myriam Leitao. Durante toda campanha ela falou com o estômago, como se estivesse prestando contas à alguem. Nada, ou pouco adiantou. Mostrou o lado obscuro de sua personalidade e está saindo menor do que entrou nessa jornada. Ocaso de uma “quase” estrela.

    1. Ela realmente demonstra ter um questão mal resolvida com a tortura de que foi vítima. Imagino que, realmente, devs ser difícil de superar. Pro seu próprio alívio, seria interessante que buscasse alguma forma de equilibrar isso. Além de que, ficou muito claro o dano na sua capacidade de analisar os fatos com frieza. Uma pena.

  8. No fim o "Data Foice" acertou em cheio e o maravilhoso Paraná-Crusoé-Empiricus errou feio. Passada a eleição, hora das pessoas de bem passarem a serem razoáveis e equilibradas. A metodologia das pesquisas nem sempre consegue um bom resultado, mas é parte do jogo. Na maioria das vezes, elas não mostram nenhum viés partidário e nem corroboram a fraude já programa, mas mostram a foto da realidade do momento com uma amostra um pouco desajustada. Deixem o besteirol e a conspiração pros perdedores.

    1. Que fique a lição para Crusoé e Paraná evitarem o risco de defasagem temporal das pesquisas. A forma como Antagonista e Crusoé trataram uma pesquisa "caduca" foi um erro grave.

  9. O ataque da imprensa ao novo presidente nos dias que antecederam a votação do segundo turno foi algo vergonhoso. Profissionais e órgãos da imprensa falida e ultrapassada que sobrevivia de mutretas agora impossíveis no século XXI dispensaram a eutanásia e cometeram suicídio ético e moral ao tirarem a máscara em praça pública. Uma coisa é certa, o Brasil nunca mais será o mesmo depois dessa eleição.

  10. A grande imprensa, principalmente a Globo, forçou a barra na véspera da eleição, contra o Bolsonaro. Tem uma parte da população que não pensa com a própria cabeça e foi na onda da a avacalhação. Jogo sujo!

    1. Maria, sim a Cultura, estava insuportável nas mãos dos vermelhos, graças a Deus perderam SP, a partir do ano que vem ,voltaremos assistir a Tv Cultura, espero.

    2. Além disso, agressoes e mentiras vergonhosas foram publicadas seguidamente em posição de destaque nos sites dos grandes (ex-grandes) veiculos de comunicação impressa. O fracasso de toda essa vergonha midiática serve simplesmente para mostrar a força da sociedade e mandar um recado claro para os poderosos: os tempos mudaram.

    3. não só a globo.a cultura e até a bandeirante também foram tendenciosas tentando influenciar o voto contra Bolsonaro

  11. Assim como em 2014, o Instituto errou feio. Assumam. Na eleição passada, chegaram a colocar o Aécio com 19 pontos a frente, no Segundo Turno. Como é que houve uma "pequena onda vermelha", se no mesmo dia, todos os outros institutos trouxeram números bem diferentes da Paraná? Todos os outros institutos trouxeram números parecidos com o resultado final.

    1. Quanta viagem. O Instituto Paraná errou e ponto. O Datafolha cravou o resultado. Aceitem que dói menos

    2. Eles não podem dizer mas a fraude é real. O programa que cálcula os resultados finais já constava a subtração de 4%dos votos. Por isso que a diferença grande era um problema para o PT.

  12. Houve uma grande onda negativa sobre Bolsonaro pelos jornalistas chapa branca, principalmente da Globo e Band. Na CBN o Kennedy Alencar não escondia a campanha aberta ao Andrade e críticas fulminantes e algumas inverdades sobre Bolsonaro. Após esta verdadeira chacina de reputação do Bolsonaro, deixei de sintonizar esta emissora de rádio, uma vergonha.

    1. Esse Keneddy Alencar me dá náuseas, o sujeito é assumidamente PT. CANALHA

    2. Eu não tenho dúvida que as fraudes eletrônicas funcionam muito bem no Nordeste. Assim ninguém desconfia. Os PTRalhas sabiam que estava perdida a eleição, o negócio era diminuir a diferença. As urnas precisam ter votos impressos e possíveis de auditar.

    3. Sim! Sábado à noite foi descarada a tendência pró Haddad, deu nojo. Só repetiam as declarações infelizes do filho do Bolsonaro com a clara intenção de prejudicá-lo. Acabou!!!

  13. Ou seja, no final a Paraná Pesquisas falou que pode contratar o Ibope mesmo, que foram maia eficazes e viram a onda vermelha dias antes.

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