Parlamentares querem dar poder regulador à Anatel em PL das Fake News
Um grupo de parlamentares começou a articular a apresentação de uma emenda ao PL das Fakes News, atribuindo à Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel (foto) o poder de monitorar, supervisionar e aplicar sanções a plataformas que descumpram a lei. Originalmente o texto previa a instituição de uma “entidade autônoma de regulação” da internet. Diante de...
Um grupo de parlamentares começou a articular a apresentação de uma emenda ao PL das Fakes News, atribuindo à Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel (foto) o poder de monitorar, supervisionar e aplicar sanções a plataformas que descumpram a lei. Originalmente o texto previa a instituição de uma “entidade autônoma de regulação” da internet.
Diante de impasses, no entanto, o relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), retirou este ponto do texto final. Apesar de suprimir a criação de uma entidade de regulação da internet, Orlando não propôs uma alternativa, deixando um vácuo sobre quem executaria a função.
Enquanto isso, um grupo de cerca de 100 entidades da sociedade civil e organizações não governamentais trabalha para apresentar uma proposta alternativa.
“A ausência de algo claro na lei preocupa todo mundo. Estamos dialogando para tentar entender o que o governo está pensando. Não temos uma alternativa agora. Colocaram todos numa sinuca de bico difícil de resolver”, comentou Laura Moraes, diretora da Avaaz Brasil, uma dessas organizações.
O grupo é contra a regulamentação pela Anatel. “A retirada dessa autoridade no relatório abre portas para que a decisão de quem será o órgão supervisor seja feita no toma lá dá cá de plenário”, disse Laura, ressaltando que levar essa função para a Anatel implicaria em uma ampliação de estrutura e orçamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Juerg
2023-04-30 19:09:54Orlando Silva em qualquer país civilizado e democrático de verdade mofaria na cadeia por corrupção, nepotismo e formação de quadrilha! Foi ministro de esportes e teve que renunciar no governo do PT por causa de denúncias graves. Mas é esse tipo de gente que quer tirar uma onde de moralista!
Amaury G Feitosa
2023-04-30 13:03:02Traduzindo ... enrabem-me eu góóóóstio !!!
Luís Silviano Marka
2023-04-29 21:10:40Tenho uma sugestão ainda mais simples, rápida, eficiente e barata: enterrem duma vez esse projeto de lei fascista, autoritário, estúpid0, totalitário e, como não podia deixar de ser, saído da cabeça logo dum comunista, e esqueçam o assunto. Pra sempre. Já existem leis punindo calúnia, difamação e etc. E você pode dar uma força entrando em pldacensura ponto com e mandando sua mensagem diretamente aos parlamentares.