Para se distanciar da Rússia, Ucrânia muda data do Natal
Volodymyr Zelensky assinou na última sexta-feira (28) uma lei que muda a celebração do Natal na Ucrânia (foto) para 25 de dezembro, e não mais 7 de janeiro, como ocorria antes pela tradição da Igreja Ortodoxa russa —os ortodoxos ainda seguem o calendário juliano nas suas celebrações religiosas. O projeto de lei para mudar a...
Volodymyr Zelensky assinou na última sexta-feira (28) uma lei que muda a celebração do Natal na Ucrânia (foto) para 25 de dezembro, e não mais 7 de janeiro, como ocorria antes pela tradição da Igreja Ortodoxa russa —os ortodoxos ainda seguem o calendário juliano nas suas celebrações religiosas.
O projeto de lei para mudar a data do Natal já havia sido aprovado pelos parlamentares ucranianos em meados de julho do ano passado, cerca de cinco meses após o início da invasão do país pelas tropas de Vladimir Putin.
"A população ucraniana esteve por muito tempo sujeita à ideologia russa em quase todas as esferas da vida, inclusive com o calendário juliano e a celebração do Natal em 7 de janeiro", diz a nota sobre o assunto divulgada na última sexta.
O comunicado do governo da Ucrânia acrescenta ainda: "O poderoso renascimento da nação ucraniana continua. A luta contínua e frutífera por sua identidade contribui para a consciência e o desejo de cada ucraniano em viver sua própria vida, com suas próprias tradições, suas próprias celebrações".
Desde o início da guerra, os ucranianos vêm tomando uma série de medidas para se distanciar de Moscou, que também incluem alterar nomes de ruas e de cidades que remetem à época em que o país era uma das repúblicas da URSS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2023-07-29 10:56:28Força aos ucranianos!
Maria
2023-07-29 09:43:29Parabéns para o Presidente da Ucrânia!!!! Até que enfim a Ucrânia decidiu se liberar das garras de um louco!!