Supremo Tribunal FederalAlexandre de Moraes durante sessão no Supremo antes da pandemia: equipe escolhida a dedo

Para Repórteres Sem Fronteiras, piorou liberdade de imprensa no Brasil

18.04.19 15:10

O Brasil perdeu três posições no ranking de liberdade de imprensa divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. O novo ranking saiu na mesma semana em que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (foto) proibiu Crusoé O Antagonista de divulgarem uma reportagem sobre o presidente da corte, Dias Toffoli.

Na edição de 2019, o Brasil passou a ocupar o 105º lugar entre os 180 países que integram a lista. Na América do Sul, o país está à frente apenas da Bolívia (113° lugar), Colômbia (129° lugar) e Venezuela (148º lugar), em condições de trabalho para jornalistas.

“Desde a campanha eleitoral, a imprensa se tornou alvo para os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, tanto nas redes sociais quanto durante as coberturas”, alertou a ONG na divulgação do relatório nesta quinta-feira, 18.

“O número de países onde os jornalistas podem exercer com total segurança sua atividade profissional continua a diminuir, enquanto os regimes autoritários reforçam seu controle sobre os meios de comunicação”, analisou o Repórteres sem Fronteiras.

Dos 180 países pesquisados, apenas em 24% há condições boas ou relativamente boas de trabalho para os profissionais da imprensa. No ranking de 2018, o percentual chegava a 26%.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A dupla de patetas contribuiu para mais um dado negativo! Que tal informar à essa organização que quem quer fazer censura é a turma do “amigo do amigo”? Censuram a imprensa, censuram humoristas...

  2. Essa ONG tá doida. Quem tá tentando amordaçar jornalistas são dois devedores, um do Amigo, outro da ex-presiDanta. Apoiadores de Bolsonaro, jamais. A gente até manda uns aí às favas muito de vez em quando. É que a frenquência de bobagens é grande demais. Assim sendo, vá plantar batatas.

  3. Não decepcione seus leitores com matérias tendenciosas e sobretudo com margem a interpretações diversas. O governo até o momento sempre foi a favor da liberdade de imprensa. O que acabou foi o financiamento do governo, coisa que até onde entendo, não é o caso da Crusoé.

  4. Da forma com está dito, parece que está falando do governo, o que configura ima tremenda mentira! Um pouco de trato na matéria a transformaria em uma notícia... está difícil apoiar a imprensa!

  5. Conclusão absolutamente apartada da verdade. Todas as agressões a repórteres e assemelhados, em vias públicas, foram feitas por partidários do PT e de seus satélites. Já a última grande ameaça à imprensa nasceu na 'cabeça' do ex-advogado petista que, não por acaso, ocupa a presidência do STF.

    1. Parabéns pela colocação. Resquícios de corruPTos é que estão censurando a verdade exposta pela imprensa,

  6. Justiça e so pra pobre, Renan, mandou o oficial de justiça se catar, ate hoje nao deu em nada,,bando de funcionario publico, cheio de mordomias, para fazer palhaçada, respeitamos a contituiçao, somos o pais com o maior numero de todo tipo de crime, povo morrendo, esperando justiça, e a vaidade de uns semideuses, tudo pode, que mensagem deixaram para historia, a bandidagem compensa, prescreve, tem gente que ja morreu, esperando os caprichosos votos deste feudo do BRASIL FAMINTO.BASTA.

  7. acho que os reporteres sem fronteiras, deveriam se limitar as suas fronteiras e deixar so os medicos trabalharem sem fronteiras

  8. O Maduro e o Raúl Castro deveriam condecorar a dupla de trapalhões do stf com um troféu, pela perseguição à liberdade de expressão.

  9. novamente posição distorcida. O que importa é como o aparato estatal (federal, estadual e municipal) se comporta frente à liberdade de expressão. O resto é esquerdopatia grave.

Mais notícias
Assine agora
TOPO