Para o Itamaraty, a vítima é o Irã
O Itamaraty publicou uma nota neste domingo, 14, sobre o lançamento de centenas de drones, mísseis balísticos e de cruzeiro iranianos contra Israel. Mas, para os diplomatas chefiados por Lula e por Celso Amorim (foto), o Irã é a vítima na história. Além disso, eles intencionalmente esconderam os ataques terroristas do Hamas, no dia 7...
O Itamaraty publicou uma nota neste domingo, 14, sobre o lançamento de centenas de drones, mísseis balísticos e de cruzeiro iranianos contra Israel.
Mas, para os diplomatas chefiados por Lula e por Celso Amorim (foto), o Irã é a vítima na história. Além disso, eles intencionalmente esconderam os ataques terroristas do Hamas, no dia 7 de outubro, que deixaram 1.200 mortos.
Eis o trecho problemático da nota:
"O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã", afirma o Itamaraty.
Ao escrever "desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza", o Itamaraty tenta esquecer o que aconteceu dias antes: o ataque terrorista do Hamas a Israel. Nada se fala sobre os grupos terroristas financiados, treinados, municiados e apoiados pelo Irã — Hamas, Hezbollah, Houthis e milícias xiitas no Iraque.
Para o governo brasileiro, a crise atual só começou quando Israel começou a bombardear o Hamas na Faixa de Gaza.
A nota segue "alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia".
O que o Itamaraty está querendo dizer com isso?
Não há nada acontecendo na Cisjordânia que tenha relação com a guerra atual, a menos que o Itamaraty esteja se referindo à prisão de membros do Hamas por Israel ou ao envio de armas e munições iranianas, via contrabando, para esse território palestino. Mas fazer qualquer acusação sem dizer do que se trata é pura desonestidade intelectual.
O momento mais lastimável está no final do parágrafo.
A frase segue falando do alastramento das hostilidades para outros países, como "Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã".
Quando ao Líbano, Israel tem atacado alvos do grupo terrorista Hezbollah, uma vez que tem sido constantemente atacado por esses terroristas.
Quanto à Síria, foi no quartel-general da Guarda Revolucionária do Irã que Israel matou sete pessoas, incluindo Mohamed Zahedi, que fazia a ponte entre os iranianos e o Hezbollah.
Quanto ao Iêmen, do que o Itamaraty está falando? Quem mais tem levado o caos para esse país pobre são os terroristas Houthis, que são apoiados pelo Irã.
E, para finalizar, e não menos importante, o Itamaraty coloca o Irã como vítima do tal alastramento das hostilidades.
É inacreditável.
Na tentativa de acomodar a realidade á ideologia cega, horas depois de um ataque massivo do Irã contra Israel, o Itamaraty não teve qualquer pudor em inverter a história para colocar o Irã como a vítima e Israel, como o culpado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
John
2024-04-15 14:02:20Engraçado.. até onde eu sei, um ataque à representação diplomática de um país, seja no país agressor ou em outro estado soberano, constitui im Ato de Guerra.. aí vcs nada dizem, não é? Estão na folha de pagamento dos “ US Three Letters intelligence Organizations” também, ou é ignorância?
Odete6
2024-04-15 13:45:49""Vâmu"" resumir o debochado conteúdo da mensagem do itamaratrástys sobre o ataque do irã ao TERRITÓRIO DE ISRAEL: """tâmu muiiiito preocupados""" e """com rugas de preocupação"""......😁😁😁😁😁😁.......
Amaury G Feitosa
2024-04-15 09:22:27Ditaduras apoiam ditaduras, nenhuma novidade, lá o fundamentalismo religioso faz vítimas, aqui a ignorância diplomada faz manés ... ah e o pior ainda está por vir.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-04-15 08:46:32Celso Amorim Mont Blanc, Mauro Vieira, Deisi Hoffman e Lula são hipócritas e capachos...Muitoriste e preocupante para o Brasil...
Sergio
2024-04-14 21:09:09Olha com quem nos alinhamos. Inacreditável mesmo, não há como acreditar em quem o povo brasileiro tem dado a sua confiança nas últimas eleições. Espero que na hora em que tivermos que escolher um lado, numa guerra de maiores proporções, não venhamos a pagar o alto preço das escolhas equivocadas.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-04-14 18:34:57O QUE SE PODE ESPERAR DE UM GOVERNO DE MERDA.
Odete6
2024-04-14 15:37:29Ah, mas já era de se esperar desses safardanas, desses pulhas essa ""amável conexão"" com seus pares terroristas!!!! Não dá pra chamá-los de acéfalos porque têm em suas caixas cranianas um arremedo de cérebro especializado em apreciar e exercer a perversidade, a parcialidade estúpida, a patologia ideológica!!!! Esses indigentes mentais do itamaratristy não sossegarão enquanto não formos invadidos por mais terroristas seus comparsas (por "mais" porque já há algum tempo existem no BRASIL)!!!!
Neia De Lazzari
2024-04-14 13:28:10Esses dois não merecem ser considerados humanos ... O maior absurdo foi o STF descondenar Lula e seus quadrilheiros 🖤😞🖤
AEC
2024-04-14 13:09:38Não esperamos nada além destes absurdos...