Arte: O AntagonistaArte: O Antagonista

Latitude#73 Teaser: Petroestado caribenho

14.04.24 10:00

O governo dos Estados Unidos decidirá nesta quinta-feira, 18 de abril, se retomará sanções gerais ao petróleo da Venezuela.

Salvo exceções, como empresas ligadas diretamente a integrantes do regime sancionados, o petróleo extraído na Venezuela pode passar pelo sistema financeiro americano e, assim, ser comercializado legalmente pelo mundo.

A suspensão temporária das sanções americanas foi firmada em outubro, na esteira do Acordo de Barbados, entre a ditadura e a oposição venezuelana, com a expectativa de eleições livres neste 2024.

No episódio do podcast Latitude deste sábado, 13 de abril, o analista do setor energético e diretor da consultoria Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Pedro Rodrigues, explica o impacto das sanções americanas à Venezuela.

“A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo. No passado, ela chegou a produzir o mesmo que o Brasil produz hoje, algo de 3,5 milhões de barris por dia. Hoje, produz 500.000”, diz Rodrigues.

Não se trata apenas da falta de acesso a mercados, mas as sanções impactam também a viabilidade material da extração.

“O petróleo venezuelano é muito pesado. Com o embargo americano, a Venezuela não tem acesso aos diluentes que precisa para extrair esse petróleo”, acrescenta o analista.

Rodrigues também discute no episódio de Latitude deste sábado sobre a dependência venezuelana do petróleo, assim como as sequelas das sanções na economia americana.

Ele ainda atualiza o cenário do petróleo da Rússia, sancionado desde a invasão à Ucrânia de fevereiro de 2022, e das importações brasileiras do diesel russo.

 

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

 

Assista ao Latitude completo abaixo:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO