Divulgação

Papa tenta se desculpar após gafe sobre a “Grande Rússia”

04.09.23 17:27

O papa Francisco (foto) tentou se explicar nesta segunda, 4, após cometer gafe enaltecendo a “Grande Rússia“. 

Ao falar de improviso em um discurso por vídeo a jovens de São Petersburgo na sexta-feira, 25 de agosto, Francisco louvou o extinto Império Russo e seus monarcas.

“Não esqueçam sua herança. Vocês são os herdeiros da grande Rússia, a grande Rússia dos santos, dos reis, a grande Rússia de Pedro, o Grande, de Catarina 2ª, o grande Império Russo, culto, tanta cultura, tanta humanidade. Vocês são os herdeiros da grande Mãe Rússia. Adiante!”, disse o pontífice.

As declarações soaram fora de propósito, uma vez que a invasão russa da Ucrânia já completou um ano e meio.

Francisco tentou se justificar nesta segunda alegando que estava exaltando a cultura, e não a geopolítica russa, e se expressou mal.

“Talvez, não tenha sido a melhor maneira de colocar a questão, mas ao falar da grande Rússia, eu estava pensando não tanto geograficamente, mas culturalmente”, afirmou.

Segundo o pontífice, a gafe teria sido um “comentário improvisado que me veio à mente porque estudei [história da Rússia] na escola”.

Francisco ainda ensaiou uma tímida crítica à situação na Rússia, mas voltou ao ufanismo cultural. “Houve anos políticos sombrios na Rússia, mas a herança está lá, disponível para todos”, disse.

Francisco já cometeu outras gafes sobre a invasão russa à Ucrânia antes.

No ano passado, ele disse que a Otan “de certa forma” tinha provocado a guerra.

Francisco também afirmou, já em 2023, que havia “vários imperialismos” no conflito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Durante quase 20 anos trabalhando para instituições como a Cruz Vermelha entre outras em vários países no continente africano (Angola, Rep. do Congo etc.) eu vi de perto os estragos sociais e culturais causados pelo colonialismo europeu e seus co-financiadores como da igreja católica durante séculos!!!! Na América-Latina não foi diferente!

    2. Complementando o Paulo: se você não tem coragem de ir em asilos, albergues, leprosários, escolas, hospitais e outras instituições caritativas MANTIDAS PELA IGREJA CATÓLICA e espalhadas nos 5 continentes e tem preguiça até mesmo de pensar sobre isso, é bom calar a boca, botar a viola no saco e ir embora. E atendem a todos independentemente de religião. Se vai criticar sem conhecer a realidade antes, é bom passar direto, para não ser considerado mais um idiota útil fazendo barulho de graça.

    3. Igreja apoiando a Ciência? Só pode ser piada. É bom lembrar também os genocídios extremamente cruéis praticados pela igreja católica na "Santa" Inquisição. Pelo "bem" das almas perdidas. Mas alguém sempre vai dizer que a Inquisição é fake.

    4. Juerg, acho que você leu sobre a história de humanidade e não entendeu direito. Apesar de todas as coisas que você descreveu, a Igreja Católica criou as universidades, os hospitais bem como apoiou o desenvolvimento da ciência através dos séculos (não me venha coma história de Galileu aqui, leia bastante antes de opinar). A arte também se desenvolveu muito pela ação da Igreja.

    5. Uma das instituições aliás que mais desgraçou com o mundo chama-se igreja católica! Apoiando monarquias e desgovernos ao redor do planeta! Séculos de perseguições, abusos e inquisições fazem parte do currículo dessa igreja! Só basta ler sobre a história da humanidade!

  1. Não esqueço que o Papa também "abençoou" o descondenado sem saber (ou fingindo não saber) que este é amigão do Ortega, que está extinguindo as sedes da igreja católica na Nicarágua.

Mais notícias
Assine agora
TOPO