Divulgação

Pacote para conseguir ajuda

25.05.19 18:30

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), planeja enviar nas próximas semanas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais um pacote com as propostas para que o estado possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal da União.

Zema avisou a intenção ao presidente da Assembleia Mineira, Agostinho Patrus, do PV, em um evento na Federação das Indústrias de Minas Gerais nesta semana. O Rio de Janeiro já está dentro do regime. O Rio Grande do Sul pediu para entrar, mas o pedido ainda é analisado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O Regime de Recuperação Fiscal foi criado para socorrer estados em dificuldades financeiras, desde que haja o compromisso com uma série de ajustes como privatizações, mudanças nas regras da previdência dos servidores e cortes de gastos. Elas deverão constar do pacote do governador de Minas.

Zema já se declarou a favor de vender a participação do estado na Cemig, a Companhia Energética de Minas Gerais. Mas para isso, precisaria de aprovação de três quintos dos deputados e de autorização dos mineiros por um referendo. Ele teria de seguir o caminho do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que conseguiu mudar a constituição estadual e retirar a exigência da consulta popular para vender empresas do estado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não dá pra entender o governador pedir a bênção aos mineiros p iniciar o plano de privatizações. Para roubar o Pimentel ñ nos consultou! De mais a mais, se num referendo entendermos q as estatais mineiras devam ser doadas, é a prova de amadurecimento da população.

    1. Venda tudo, governador, o Estado deve preocupar-se apenas com educação, segurança e saúde.

  2. Sou mineiro, mas que atraso!! Consulta popular para vender estatal, que absurdo. Estado tem que cuidar é de saúde, educação, segurança e auxiliar os realmente necessitados. Estatal boa é a privatizada.

  3. A MAIOR AJUDA QUE MINAS GERAIS PODERIA TER NESSE EXATO MOMENTO, É A DE UM HERÓI QUE JOGASSE UMA BOMBA DE NÊUTRONS SOBRE ESSA MALDITA MINERADORA VALE, PREFERENCIALMENTE EM CIMA DE ONDE SE REUNISSEM A SUA DIRETORIA E A EQUIPE DE TÉCNICOS!!!!

    1. Peço desculpar a repetição dos textos. É que a instabilidade do sinal da operadora na região causa esse problema. Operadoras de telefonia e internet são aliás, outra vergonha nacional!!!

    2. Posiciono-me num só lado, José. Sou da mesma tribo apenas de quem estiver aí irretocavelmente perfilado. Não interessa o nome. Eu não me posiciono ao lado de apenas "meros personagens"!

    3. É o lado onde perfilam a ética, a consciência, a legalidade, a mais absoluta honestidade, a irrenunciável integridade, a moralidade, a transparência, a correção de propósitos, a conduta ilibada, a austeridade, as escolhas inteligentes, a noção de interesse público, o rígido respeito ao indivíduo, à sociedade, ao meio ambiente e às instituições, a competência, a eficiência, a rígida impessoalidade no trato da coisa pública, a exemplar conduta em âmbito privado e outros valores edificantes.

    4. É o lado onde perfilam a ética, a consciência, a legalidade, a mais absoluta honestidade, a irrenunciável integridade, a moralidade, a transparência, a correção de propósitos, a conduta ilibada, a austeridade, as escolhas inteligentes, a noção de interesse público, o rígido respeito ao indivíduo, à sociedade, ao meio ambiente e às instituições, a competência, a eficiência, a rígida impessoalidade no trato da coisa pública, a exemplar conduta em âmbito privado e outros valores edificantes.

    5. Odete — Concordo com você, mas este é o tipo de capitalismo que o governo Bolsonaro prega. Basta ver que o ministro de meio ambiente dele relaxou a lés Gil ação ambiental para facilitar a destruição ambiental e a poluição das nossas águas por agrotóxicos. Agora quer reduzir a reserva legal e fechar unidades de conservação e com isso aumentar erosão e riscos de acidentes graves ao redor do Brasil. E agora? De qua lado você está?

    6. O resultado dessa acachapante ignorância é o REVOLTANTE INCALCULÁVEL DANO SÓCIO-AMBIENTAL e o ""perfeitamente "calculável"" prejuízo pela ganância patológica ilimitada desses celerados "gestores"(???!!!!), uma numerosa quadrilha de verdadeiros marginais genocidas"!!!!

    7. O resultado dessa acachapante ignorância é o REVOLTANTE INCALCULÁVEL DANO SÓCIO-AMBIENTAL e o ""perfeitamente "calculável"" prejuízo pela ganância patológica ilimitada desses celerados "gestores"(???!!!!), uma numerosa quadrilha de verdadeiros marginais genocidas"!!!!

    8. Mas essa atuação criminosa e burra da Vale não é capitalismo: é mera predação assassina, terrorista, parasita e covarde, na contramão do moderno conceito de fórmula capitalista que, inapelavelmente, considera o bem estar social - até mesmo por seus objetivos intrínsecos de lucro - como premissa fundamental para empreendimentos bem sucedidos!!!

    9. Sou, É LÓGICO, EVIDENTEMENTE contra a maneira destrutiva e nociva de exploração de qualquer riqueza e, no caso, incomensuravelmente, aberrantemente mais grave, por 'CEIFAR VIDAS HUMANAS', por 'INFELICITAR POPULAÇÕES', por "ATENTAR CONTRA O MEIO AMBIENTE' e, secundarizando em acréscimo, porque além de minério não dar duas safras, o estamos estupidamente "presenteando" aos estrangeiros para posteriormente comprar manufaturados com ele fabricados, por preços mil vezes mais onerosos!!!

    10. Estranho é você achar que "capitalismo é necessariamente sinônimo de direito ao genocídio" e que "os mineiros devem pagar com a vida o fato de explorarem suas próprias riquezas"!!! A infelicidade não está na fórmula que é ainda a saída mundial possível vigente em nossa era mas, na maneira vampiresca e perversa como é aplicada por essa amaldiçoada mineradora, na maneira incompetente, estúpida e repulsiva como é aplicafa por seus amaldiçoados e repugnantes gestores!!!

    11. Odete — que estranho? Você não é capitalista? As empresas capitalistas trabalham assim: privatizam os lucros e socializam os prejuizos. Chegou a hora do povo mineiro pagar a conta depois de anos recebendo benefícios da mineração.

Mais notícias
Assine agora
TOPO